sábado, 23 de junho de 2012

Se não leu, leia! - Homem de Ferro: Extremis (Volume 4)


Vou começar polemizando: Eu não gosto do Homem de Ferro!


Brincadeira galerinha, eu gosto sim. Um pouquinho. Só não gosto do Homem de Ferro do universo Marvel cinematográfico. (mamilos!)

Opa, nem me apresentei né? Fala galerinha que não faz o dever de casa e fica o dia todo na interwebs, tudo ok com vocês?

Preparados para mais uma sugestão supimpa de HQ? Não? Pois se prepare, porque hoje eu vos trago ele, aquele que muitos adoram no cinema, mas poucos conhecem em seu habitat natural, no mundo das HQs! Aquele que rouba a cena em todo filme como sendo o grande herói, mas que na verdade é apenas um homem sobre uma carcaça de ferro! Sim meus amores, estou falando dele sim, Tony Stark, o Homem de Ferro, com o arco Extremis!

Homem de Ferro: Extremis (Iron Man: Extremis, no original) é o arco que marca o início do quarto volume das HQs do vingador dourado da Marvel, lá em 2005,e é composto pelas 6 primeiras edições, que inclusive renderam um encadernado publicado aqui no Brasil pela Panini Comics. Hoje em dia deve estar bem antigo, mas, se você der uma boa caçada, pode ser que ache. O arco Extremis é escrito por Warren Ellis (Nova Onda: Agentes do O.D.I.O, que já elogiei muito aqui) e desenhado por Adi Granov (que é famoso por ser um excelente capista da Marvel). Na trama, Tony Stark está procurando melhorar ainda mais a sua armadura, a ponto de se tornar um só com ela, e acaba descobrindo a tecnologia Extremis, criada por sua colega cientista Maya Hansen para finalidades militares. A tal tecnologia acaba sendo roubada por terroristas, que começam a usa-la para atacar os Estados Unidos. Cabe ao nosso querido cabeça de lata impedi-los.


O traço da HQ, que pertence ao artista Adi Granov, é simplesmente incrível. Adi tem um estilo bastante realista, o que ajuda àqueles que não estão habituados com o universo quadrinístico do Homem de Ferro a se identificarem com o herói dos filmes, ainda que, como personagem, os dois são bastante diferentes um do outro. Granov também capricha muito nos detalhes das armaduras do ferroso, e está sempre mostrando como a mesma funciona, nos levando para os olhos de Tony Stark e nos fazendo enxergar como se estivéssemos dentro do traje do Homem de Ferro. O dinamismo dos desenhos da HQ também é ótimo. A primeira vista, você pode até não perceber isso, já que Adi Granov optou por quadros bem simples, sem muitas splash-pages (desenhos de página inteira, como se fossem um poster) ou personagens saindo dos quadros, para criar um clima bem mais cinematográfico, como se você estivesse vendo um filme imagem por imagem, com alguns balõezinhos de fala para ajudar nos diálogos. Artisticamente, Extremis é um arco que renderia um bom filme do ferroso. Fica a dica hein, Marvel Studios!


A trama de Extremis é direta e objetiva, até porque a mesma tem que se resolver em apenas 6 edições, mas ainda assim, Warren Ellis encontra tempo de construir bem todos os seus personagens. Além de criar uma excelente aventura do Homem de Ferro, Ellis ainda se aprofunda em uma discussão sobre a ética de Tony Stark, sobre seu passado como principal fornecedor de armas para o exército americano e como ele está agindo para apagar de vez esse estigma que o persegue desde o início de sua carreira. Warren Ellis também discute o propósito do cientista no mundo atual, o que ele deve buscar e qual é o seu real objetivo no mundo, o que, mesmo não parecendo, tem tudo a ver com o real propósito do projeto Homem de Ferro de Tony Stark. A estória da HQ é bem simples e tem um desenrolar suave, nada muito apressado e nem muito arrastado. Tudo nos trinques para uma leitura breve, mas que vai ficar na sua lembrança por muito tempo no que diz respeito a Homem de Ferro.


Em suma, o arco Extremis é uma HQ leve e simples de se ler, sem precisar forçar a mente para entender, mas que também não insulta a sua inteligência. As sequências de ação e os diálogos filosóficos encontram um equilíbrio visto em poucas HQs. Se você acabou de sair do cinema estasiado com Os Vingadores e quer conhecer mais sobre o Homem de Ferro, Extremis é um ótimo começo para você. Mas se você já é um veterano das HQs e está procurando uma boa estória do ferroso para ler no final de semana, procure pelo arco Extremis. Sendo você um recém-nascido ou um adulto no mundo das HQs, Homem de Ferro: Extremis não vai lhe decepcionar.

Enfim, vamos para a nota? -> 9,0/10

Não sei se é porque eu li poucas estórias do personagem, mas Extremis foi, de longe, a melhor estória que já li do Homem de Ferro em todo o meu (pouco) tempo de leitor de HQs. E olha que eu nem morro de amores pelo personagem hein. Então, se você ainda não leu Extremis, vista sua armadura e vá voando atrás dessa HQ!

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário