quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cinema - Qual será o próximo passo da Marvel Studios?


E agora Marvel, e agora?


Pois é galerinha, vi recentemente uma notícia de que, nas próximas semanas, a Marvel Studios irá anunciar suas novas adaptações de suas HQs, e mais uma vez, iniciam-se as especulações.



Para começar, vamos de Homem-Formiga. A adaptação cinematográfica de um dos maiores cientistas do Universo Marvel, o famoso Hank Pym, já está praticamente confirmada. O diretor responsável pelo filme será Edgar Wright, que, pra quem não sabe, dirigiu a adaptação de Scott Pilgrim Contra o Mundo para o cinema, ou seja, mesmo que ainda pequena, o cara já tem uma experiência com HQs. Só resta saber se o filme do Homem-Formiga irá puxar o mesmo clima de comédia de Scott Pilgrim, o que não iria combinar muito com o personagem, que é um cientista sério. Ainda assim, uma boa pitada de humor num personagem que se chama "Homem-Formiga", que é algo risível, seria uma adição bem legal. Sem contar que seria mais um personagem legal para interagir com os outros crânios nos filmes posteriores dos Vingadores. Nunca pensei que diria isso, mas estou ansioso por esse filme.



O segundo na fila é o glorioso (ô lôco meu!) Pantera Negra (T'Challa) que, segundo boatos, será um dos novos investimentos da Marvel Studios no cinema. O filme já tem até roteiro pronto, escrito por Mark Bailey, o que é bastante intrigante, já que o cara costuma trabalhar escrevendo roteiros de documentários sobre a natureza (Globo Repórter). Provavelmente, a Marvel vai querer passar o clima natural da África, terra natal do herói, tornando-o um pouco mais crível. Já eu achei uma escolha bastante estranha. Algo que a Marvel já deveria ter começado a fazer é terminar com essa mania de filmes "forever solo", contendo apenas o personagem específico daquele filme. A Marvel Studios já se mostrou bem sucedida ao mesclar diferentes personagens em um universo único e consistente, e, depois disso, vai ser difícil agradar aos fãs sem mostrar uma pequena aparição do Capitão América no filme solo do Homem de Ferro, ou vice-versa. Assim, o Pantera Negra não precisaria de um filme todo como desculpa para inseri-lo no universo dos Vingadores, como foi feito com os filmes do Capitão América e do Thor;



Outro que estava na folha de projetos da Marvel Studios para 2013 era o Doutor Estranho (Stephen Strange). Infelizmente não se tem ouvido falar da adaptação para as telonas do feiticeiro supremo da Marvel já há um bom tempo. Se eu não me engano, em meados 2010 a Marvel Studios anunciou que estaria trabalhando em um filme do Doutor Estranho já para 2013. Já estamos na metade de 2012 e nada do mestre das artes místicas dar as caras. Eu estava bastante ansioso para ver um filme do Doutor Estranho. Ansioso não, curioso. Estava bastante curioso para saber como iriam abordar a parte mística do Universo Marvel em outro filme que não Thor, que mostra sim esse lado sobrenatural, mas não do mesmo jeito que é mostrado por Stephen Strange nas HQs. Seria bem interessante se o personagem fosse abordado de uma maneira mais realista em seu filme, ao melhor estilo Batman do Christopher Nolan, sem uniformes espalhafatosos e roteiro raso. Na minha opinião, ser um feiticeiro hyper-poderoso no mundo de hoje não é sinônimo de usar meia-calça, um roupão de banho e a cortina da casa da vovó. De jeito nenhum. O máximo que Strange deveria usar como "uniforme" seria um sobretudo, o que deixaria o personagem mais misterioso e intrigante, algo que, infelizmente, atrairia mais os fãs de longa data dos quadrinhos do que os "civis" que não conhecem o personagem.



Poucos sabiam, mas outro que estava na fila de espera para aparecer nas telonas é o Punho de Ferro (Danny Rand). O personagem é bastante desconhecido até mesmo nos quadrinhos, porém, em contrapartida, tem um ótimo conteúdo que, se for tratado com o devido cuidado pelo devido diretor, pode ser muito bem adaptado. A premissa do herói não poderia ser mais simples: Danny Rand é herdeiro de uma grande empresa (uma janela bem grande para várias interações com Tony Stark) e que, em uma viagem a uma cidade sobrenatural, foi treinado por um mestre de uma arte marcial milenar, que tinha estranhas ligações com seu pai. Punho de Ferro, assim como o Homem-Aranha e o Demolidor, faz parte do grupo de heróis chamado "Heróis Urbanos", que dedicam sua atenção à uma região ou cidade específica, o que acaba tornando difícil a inserção do personagem nos Vingadores, se é esse o plano da Marvel. O que se pode esperar de uma adaptação do Punho de Ferro é um filme de artes marciais bem divertido e com um roteiro no mínimo coeso. Creio que não dá pra exigir mais.



E, por último (prevejo comentários racistas), temos Luke Cage. Há algum tempo atrás, o ator Isaiah Mustafa (presente em vários seriados de TV) organizou uma campanha para interpretar o personagem em uma possível adaptação para o cinema. Rolou até um teaser lançado no YouTube, produzido por ele e seu pessoal sobre personagem, mas parece que a Marvel não fez muito caso disso. O mais legal de tudo é que o ator conhece bem o personagem, já leu sobre ele e se candidata de bom grado para interpretá-lo, o que, pelo menos pra mim, é bastante raro no mundo do cinema. Pra quem já viu, pelo menos de relance, o personagem, já deve tê-lo associado com o ator Terry Crews, que, visualmente, seria a escolha óbvia, já que Terry é tão grande quanto o personagem. Mas, se olharmos por outro lado, seria melhor dar o papel à Isaiah Mustafa e ver no que daria. Se o cara quer tanto e promete fazer um trabalho bom, pode ser que ele realmente consiga fazer algo bom com o personagem. Sem que contar que um dos grandes trunfos da Marvel Studios tem sido trazer atores não tão conhecidos e/ou apagados de Hollywood para aproveitar os caches menores, sobrando mais orçamento para o filme, ao mesmo tempo que alavancam a carreira dos atores (video Robert Downey Jr, que foi trazido de volta aos cinema pela Marvel).

Enfim, o post acabou ficando maior do que eu esperava, mas espero que tenham lido alguma coisa. Estas são as minhas opiniões/especulações sobre os próximos filmes da Marvel Studios, que vem fazendo um bom trabalho adaptando suas HQs para as telas grandes. Agora, só podemos aguardar pra ver no que vai dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário