sábado, 9 de junho de 2012

Cinema - O Nascimento da "Fórmula Vingadores"


Tremei, mortais! Tremei diante da "Fórmula Vingadores"!


Fala galerinha que deixa o trabalho pra depois, tudo ok? Fiquei uns dias sem postar algo legal né? E vou ficar sem postar algo legal por um tempinho, pois este post está uma boston!

Brincadeira galera, esse post vai ser legal. Pelo menos pra quem curte cinema e quadrinhos... Dando uma passeada pelo nosso querido Omelete, dei de cara com algumas notícias bem interessantes, e resolvi escrever-vos este singelo post.

Pois bem pessoal, pra quem anda por fora das novidade (graças ao Desocupado), a Warner Bros., responsável pelas adaptações das HQs da DC Comics nos cinemas, depois de ter visto o grande sucesso de Os Vingadores nas telonas (hoje a 3ª Maior Bilheteria do Mundo chupa Harry Potter), resolveu arquitetar seu próximo passo: contratar um roteirista para escrever a adaptação para o cinema da Liga da Justiça. O felizardo escolhido foi o roteirista Will Beall (que escreveu Caça aos Gangsteres, que parece ser um ótimo filme). Sim minhas crianças, a Warner e a DC pretendem MESMO ir pra frente com essa ideia. Ainda não se sabe se elas usarão a mesma estratégia que a Marvel usou, criar um universo único através de filmes separados, até porque iria demorar muito tempo para alcançar tal meta. Sem contar o fato de que a Warner não poderá mais contar com o Batman de Christian Bale, já que a trilogia Batman dirigida por Christopher Nolan não faz referência alguma ao Universo DC por escolha do próprio Nolan (o que não é nada ruim). Para contar com a presença do homem-moguerço em sua super-equipe, a Warner teria que arquitetar um reboot (recomeço) da franquia, com outro ator e outro diretor, para que fosse possível integrá-lo àquele universo. Isto é, apenas se DC decidir usar da mesma estratégia que a Marvel. Também não existem maiores informações a respeito do Superman de Zack Snyder (previsto para 2013), que, em hipótese, poderia dar início a reunião do grupo. E não acaba por aí meninada. Segundo o roteirista de HQs Mark Millar (um dos roteiristas mais sensacionalistas do mundo das HQs, e autor de ótimas revistas, como Os Supremos e Kick-Ass por exemplo) afirma que um amigo dele, que ele diz ser muito próximo de Will Beall, conseguiu afanar alguns conceitos sobre o roteiro do filme. Olhem o que o cara disse em seu fórum:

"Um amigo meu, que tem uma boa amizade com o novo roteirista da Liga da Justiça, disse que a visão que Beall tem sobre a equipe é incrível. A Warner tem um histórico instável com seus super-heróis. Eles são ótimos com seus garotos e bruxos, mas não têm a mesma estabilidade com os personagens da DC. E mesmo com esse histórico, meu amigo disse que essa nova visão sobre os heróis poderia mudar o rumo das coisas; sem falar que isso já está em produção há algum tempo - não é apenas uma resposta a Os Vingadores. Boa sorte para eles. Os boatos falam sobre uma temática mais sombria e madura, não é o que eu esperava. Mas baseado em Caça aos Gângsters, sinto que o filme está em boas mãos."

Interessante não é? Ainda mais sabendo que Christopher Nolan pode estar supervisionando o filme, como está fazendo com o Superman de Zack Snyder. Quanto a não ser uma resposta a Os Vingadores? Claro que é! A Warner com certeza deve ter imaginado que o filme da Marvel Studios iria fazer um baita alarde ao redor do mundo, e já foi se preparando para uma resposta à altura. Ainda mais agora, que o filme fez um sucesso maior do que o esperado, ela deve apressar seus planos para um provável filme da Liga.


E não é só a Warner que está se preparando para a "fórmula Vingadores". A Sony também quer entrar na jogada dos universos conectados, e o seu escolhido é ninguém mais, ninguém menos que o nosso querido aracnídeo, o Homem-Aranha. Mas quem vai estar encarregado de "amarrar" o universo do personagem não será o homem-aracnídeo, mas sim um se de seus piores inimigos. Sim criançada, estou falando do Venom, o icônico arquirrival do aranha. Há algum tempo atrás, corriam boatos e mais boatos sobre uma possível adaptação do vilão para o cinema, e, pelo visto, esses boatos foram confirmados agora. Em entrevista ao site Hollywood.com, os produtores Avi Arad e Matthew Tolmach disseram que pretendem usar o provável filme do vilão para começar a estruturar um universo próprio para o aracnídeo, que terá início com o novo filme vindouro. Olha só o que os caras disseram:

"Preste atenção nos mundos para que tudo se encaixe. O que estou tentando dizer, sem entregar o ouro, é que esperamos que todos estes mundos possam viver em paz um dia", falou Matthew Tolmach.
"É uma história do Eddie Brock. Nós queremos que seja o mais fiel possível aos quadrinhos. Especialmente na origem do personagem. Mas, novamente, transformando pseudo-ciência em ciência. Todas essas coisinhas sobre teia e teias artificiais são uma grande indústria agora. A rede tem qualidades que podem ser enormes para as comunicações, com fibras e tudo mais. Então nós estamos levando isso em consideração na forma como abordamos para conseguir um grande filme sobre Eddie", disse o produtor Avi Arad.
"Ele era um jornalista que foi atrás da história errada e acabou se metendo em confusões e mandado embora", lembra Tolmach, que ainda deu sua fórmula para fazer um bom filme baseado em quadrinhos: "Mantenha-se fiel à bíblia, mantenha-se fiel à história emocional e se divirta."


E a pergunta que paira no ar com essa declaração é: Será que isso vai dar certo? Eu estou com três pés atrás em relação a isso. Por mais que seja um vilão legal, o Venom não é grande o bastante para merecer um filme solo, mas sim uma participação em um filme do próprio aranha em uma futura sequência, quem sabe. O vilão seria muito melhor aproveitado se trabalhado em conjunto com o Homem-Aranha. Aposta em um filme solo do Venom é uma manobra bastante arriscada, e pode terminar por desvirtuar o "universo" que a Sony está querendo construir para o aranha, ao contrário de consolida-lo. Sem contar que o fato de, segundo os produtores, o filme tentar ser o mais próximo possível das HQs não é algo bom, ao contrário do que muitos podem pensar. O personagem Venom foi pautado em cima de um simples visual, ou seja, não é um vilão criado totalmente "do zero", foi dada a ele toda uma origem, é claro, mas, basicamente, o vilão é apenas uma estória criada para um desenho descolado do desenhista. Claro, estou falando do Venom original, Eddie Brock. E sim, o vilão já teve diversas outras identidades nas HQs da Marvel, e, atualmente, está sob o domínio de Flash Thompson (sim, aquele cara que fazia bullying com o aranha no colégio), que usa o simbionte para fins militares (sua HQ solo, inclusive, anda recebendo muitos elogios).


O que podemos resumir de tudo isso, meus caros desocupados, é que a Marvel Studios está "ditando a moda" hoje, no que se trata de filmes baseados em quadrinhos, como já era previsível desde Homem de Ferro e Hulk, em 2008, e agora com Os Vingadores, em 2012. Isso pode parecer ótimo, mas é o contrário. A Marvel Studios acabou por criar um "comodismo" no que diz respeito à adaptações de HQs, uma "fórmula" para fazer adaptações que conseguem agradar tanto aos fãs de HQs quanto aqueles que assistem seus filmes por diversão. E está "fórmula" será usada à exaustão nos filmes que estão por vir, principalmente os da própria Marvel Studios. A pergunta é: Até quando aguentaremos assistir o mesmo filme com personagens diferentes? Claro, não estou dizendo que seus filmes, até agora, não são todos iguais. Isso mesmo, até agora. O que será dos próximos projetos da produtora? Ou melhor, o que esperar dos próximos filmes de HQs? Tudo o que podemos fazer é esperar pra ver no que vai dar...

Um comentário:

  1. Creio que até Marvel, DC e cia, conseguirem expandir o mercado pros leitores iniciantes e que iniciarão( em grande quantidade) essa formula vai acabar, e vão deixar as historias de cada personagem menos mastigadinha. Mas até lá, vai ser chão.

    Filme do Venom sem teioso. Dafuq?

    ResponderExcluir