sexta-feira, 1 de junho de 2012

Se não jogou, jogue! - Shin Kidou Senshi Gundam W: Endless Duel (SNES)


Máquinas gigantes caindo na porrada no maior estilo Street Fighter.



Olá nação desocupada, aqui estou eu, Alexsander, novamente trazendo mais um jogo para seu deleite e uma análise bem mais ou menos para vocês. Hoje teremos a análise de um jogo de luta japonês baseado nos animes Gundam, mais precisamente New Mobile Report Gundam Wing (NMRGW).
NMRGW é um anime no estilo mecha, ou seja, lutas envolvendo robôs gigantes. O plot baseia-se nas batalhas travadas na Terra e em suas colônias espaciais (mais uma daquelas guerras por poder). Cinco jovens são treinados para pilotar as Mobile Suits (os robôs), em busca de trazer a paz. Porém o lado inimigo também possui suas próprias Mobile Suits promovendo assim batalhas de epicosidade (não usem esta palavra em seu dia-a-dia) comprovada.

Produtora: Natsume
Distribuidora: Bandai
Data de lançamento: 29 de março de 1996
Gênero: Luta.


Começaremos hoje pela parte sonora do jogo. E ela não se destaca muito. Longe de ser ruim, ela permite certa imersão no jogo, porém como em jogos de luta nos concentramos na ação, o som passa um pouco despercebido. No jogo ela simplesmente é agradável. As músicas foram retiradas do anime e editadas para o Snes, uma boa jogada da produtora, mantendo a fidelidade da série.

O quesito gráfico é um dos pontos fortes desta perola nipônica. Bem coloridos, eles mostram o poder das cores do console da Nintendo. A movimentação dos robôs mantém a qualidade gráfica, o que torna a experiência ainda melhor. As animações dos golpes especiais também são um primor.


Vemos na imagem uma batalha envolvendo “os caras maus” representados por Mercurius e os heróis, representados por Shenlong (não esse que você pensou).

Agora a jogabilidade é muito boa, com os comandos respondendo com um bom tempo de resposta. Usando praticamente todos os botões, temos uma boa variedade de movimentos. O jogo conta com 9 Mobile Suits (mais uma que é segredo e você não me viu falar sobre ela) e cada uma delas possui características próprias, são elas:

  • Wing & Wing Zero: A primeira é balanceada e vai de igual pra igual com a maioria, já a segunda é uma versão melhorada.
  • Death Scythe: Alta velocidade e um ataque mediano.
  • Heavy Arms: Alto poder ofensivo, porém muito lento. Tem especialidade em artilharia.
  • Sand Rock: Poder corpo-a-corpo elevado, porém peca em ser muito lento.
  • Shen Long: É ágil e com um corpo-a-corpo considerável.
  • Tallgeese: Só tem velocidade e ainda sim perde para Death Scythe
  • Mercurius: Poderoso em combate é rápido e tem um especial que o deixa imune a ataques por certo tempo.
  • Vayeate: rivaliza com Heavy Arms em termos de artilharia, ganhando em velocidade e perdendo em poder.

Nas batalhas temos o HP (a barra de Life, para os íntimos) e abaixo dela a barra de movimentos especiais que tem um máximo de 300. Essa barra é importante para o uso da metralhadora das Mobile Suits, dos especiais e dos super-especiais. Os especiais e super-especiais são ativados realizando o meia lua (para frente ou para trás, um movimento pra cada lado) + A, realizando assim a condenação de seu inimigo. A barra de especial recarrega de acordo com os golpes defendidos e golpes ofensivos inclusive nos especiais e caso acerte o especial em cheio, provavelmente você poderá realizar outro em seguida. Só não deixe seu amigo apelão saber disso. Cada Mobile Suit tem uma arma própria de luta, de foices a sabres.
O jogo conta com os 3 níveis clássicos de dificuldade: Fácil, Médio e Difícil, além de 3 modos diferentes de jogo:
Story mode: O modo principal.
VS mode: Modo jogador VS jogador.
Trial mode: Incessantes batalhas que vão aumentando de dificuldade gradualmente.

O jogo não possui muitos segredos para o fator replay e conta com os modos VS e Trial para aumentar tal fator. Embora no Trial o jogador possa competir com ele mesmo na quebra de recordes, é no modo VS que o jogo brilha, trazendo diversão e tiração de sarro com o perdedor.

Em resumo, é um jogo que por não ter vindo para terras ocidentais, só foi desfrutado pelos japas, porém merece atenção, principalmente pra quem gosta do gênero anime/ sci-fi.·.
Nota: 9,5/10 Mobile Suits

Então o busque e aperte start.




Nenhum comentário:

Postar um comentário