sábado, 30 de junho de 2012

Se não jogou, jogue! - Super Mario World 2: Yoshi´s Island (SNES)



Quando o encanador era moleque, quem entrava pelo cano era o Yoshi.



Levante-se exército desocupado, eu voltei, e venho trazer para vocês mais uma pérola do passado que ja passou. E essa aqui é uma senhora pérola, podendo entrar num Top 10 de jogos de Super Nintendo fácil fácil. Estou falando do todo poderoso Yoshi´s Island que traz o encanador barrigudo de fraldas e seu (Godzilla de estimação) veículo/amigo/animal de estimação, Yoshi.

Data de lançamento: Agosto de 1995
Gênero: Ação/Plataforma/ 2D
Produtora & Distribuidora: Nintendo

O ínicio da jornada

No alto do céu
A cegonha voava
Trazendo em seu bico
Bebês em suas fraldas


Distante da ave
Uma trama se formava
Para ser criado
Um mundo que Bowser comandava
Kamek, seu feiticeiro
O futuro sabia
De duas crianças
Que a Bowser impediriam


O ataque foi feito
E um bebê foi levado
Mas foi apenas o Luigi
O irmão coadjuvante de Mario
A cegonha atordoada
Deixou Mario cair
Mas por um capricho do destino
Yoshi passava por ali


Com o intuito de reunir os irmãos
Yoshi e sua tribo se uniram
Para a bondade vencer
Para uma aventura partiram.

Sim, essa é a história do jogo. Rodando todo o globo terrestre, Yoshi´s Island fica marcado na memoria de quem o jogou. Com inovações em relação a franquia Super Mario Bros., traz um avanço nos jogos de plataforma.



Graficamente Yoshi´s Island é perfeito, contando com uma ótima ambientação e uso do background,como na imagem acima, em movimento em diferentes fases. Um jogo colorido da forma certa e com alguns traços que parecem ser desenhados com giz de cera. Alguns chefes e inimigos possuem uma peculiaridade: o falso 3D, que mostra mais uma vez que a Nintendo arregaçou as mangas pra fazer o jogo.

No quesito sonoro o jogo também não faz feio, trazendo músicas bem alegres nas fases acima dos solos e uma com efeito que ecoa nas fases de subsolo. Mas tem algo que vai te fazer entrar numa mistura de raiva e desespero e o nome disso é: os berros de Mario que, toda vez que levamos um golpe inimigo, Mario desmonta do Yoshi e flutua numa bolha, e até você recuperá-lo ele vai chorar feito um condenado. Mas felizmente esse foi um bom toque da Nintendo. Fazendo algo tão... vamos dizer...impactante e ruim aos ouvidos, o jogador deve se concentrar em recuperar Mario o mais rápido possível.


A jogabilidade é um deleite. Yoshi usa sua língua para engolir os inimigos e pode transformá-los num ovo, que pode ser lançado para derrotar inimigos ou pegar itens. A mira do lançamento oscila em quase 180 graus, ou seja, atira perfeitamente reto para cima ou para baixo e podendo ser travada ao apertar L ou R.

Yoshi também possui a capacidade de se manter um pouco mais no ar ao segurar B, e isso pode ser utilizado múltiplas vezes com uma pequena perda de altitude, porém é extremamente útil. Além disso,Yoshi ainda pode dar uma de Transformer e virar diversos veículos como helicópteros e submarinos.

A dificuldade do jogo depende do jogador. Se ele acha importante fazer tudo 100%, então vai ter alguns problemas. Já aqueles que vão logo na voadora e querem direto finalizar terão um tempo mas fácil. Poucas fases oferecem uma dificuldade real.

Em resumo: É um jogaço que deve ser jogado faça chuva ou faça sol.Conta com algum senso de humor e apesar do seu estilo infantil, ele é aproveitado por quem jogar.

Nota:10/10

OBS: Eu me referi como sendo apenas um Yoshi, porém são 8 e como não faço distinção de cor e apenas da anatomia ficcional então é tudo igual

OBS²: Nenhum animal ou criança foi machucado no jogo, exceto pelos momentos que caí nos buracos sem fundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário