sábado, 26 de maio de 2012

Se não jogou, jogue! - Operation Logic Bomb (SNES)


Esse post poderia se chamar "Se não jogou, talvez jogue"...


Olá nação desocupada. Eu, Alexsander, estou aqui para falar de um jogo recém-descoberto por mim e que me causou sensações conflitantes (que vocês entenderão ao longo da análise). Vamos ao review.

Produtora: Jaleco
Distribuidora: Jaleco
Datas
dos lançamentos: Setembro de 1993(ocidentes);        1995(oriente)
Gênero: Ação/ Shooter
Descrição:
Os melhores cientistas do mundo estão trabalhando no Projeto de Transporte de Partículas no Subespaço, um processo que consiste em desmaterializar uma partícula e instantaneamente rematerializá-la em outra localidade. Os testes de curta distância já estavam resultando a favor da pesquisa. E quando tudo levava às pesquisas de transporte à longa distância, perdeu-se o contato com o laboratório que realizava as pesquisas. Alguém, ou algo, tomou o laboratório e cortou todas as comunicações. Não há informação sobre os intrusos e nem do que são capazes... ninguém entrou no prédio e retornou. Cabe ao agente Logan, que foi modificado, ganhando força e velocidade sobre-humanas além de alta capacidade de análise. Apenas ele poderá infiltrar-se no laboratório, neutralizar os invasores e resgatar os cientistas.

Operation Logic Bomb é um jogo de ação e tiro e, mesmo pro gênero, é bem direto. Você deve adentrar um prédio de pesquisas e descobrir o que aconteceu, pois as comunicações foram cortadas. Na pele do agente Logan, você deverá explorar e descobrir o que aconteceu e resolver a parada. Mas não sem armas e dispositivos necessários para a sobrevivência e progresso no laboratório. O jogo conta com certa quantidade de inimigos e pouca variação dentre eles. Possui uma forma interessante de jogo, porém deixa a desejar quanto ao tamanho do jogo e do fator replay.

Em termos gráficos o jogo não desaponta, trazendo cores que mostram o clima de laboratório, o protagonista e os inimigos não possuem tantos detalhes, isto pode ser explicado em parte pelo ângulo da câmera. Os chefes possuem detalhes, mas também não tantos. O que achei interessante foram as pequenas cenas que começam a partir de determinada ação, onde mostram partes dos acontecimentos passados ou apenas o como usar as armas e dispositivos.
 O som é bem simples, a música do jogo, porém não varia, tornando-se repetitiva e podendo enjoar. Os efeitos sonoros ocorrem simplesmente bem. Nada demais mesmo. Pelo menos no começo ela é bem “legalzinha”.


 Em termos de jogabilidade, Logan pode se mover na horizontal, diagonal e vertical o que possibilita uma preparação para enfrentar o inimigo sem tomar dano. A movimentação do personagem não é totalmente livre a cada área, pois conta com buracos-pretos-da-outra-dimensão-que-tem-hexágonos-que-podem-ser-roxos-ou-verdes. Logan conta com 5 armas( sendo uma delas secreta) e dois dispositivos. São eles:



Armas
Metralhadora (Straight Arrow)
Equipamento inicial atira vários projéteis rapidamente.
3- way (Spread Eagle)
Equipamento inicial atira com menor frequência que a metralhadora, porém dispara 3 projéteis por vez.
Reflector Laser (R- laser)
Encontrado no decorrer do jogo, tem longo alcance e ao acertar paredes ele se reflete, possibilitando ataque aos inimigos por onde eles menos esperam.
Lança-chamas (Flamebug)
Encontrado no decorrer do jogo, possui curto alcance, porém tem alta capacidade de dano.
Míssil (missile)
Secreto. Longo alcance, bom dano, persegue o inimigo.

Dispositivos
Minas (Claymore)
Encontrada durante o jogo, explodem após certo tempo e criam uma linha de fogo que depende da posição que o jogador está quando planta a mina.
Distração (Decoy)
Encontrado durante o jogo, cria um holograma que dura por certo tempo. Serve para atrair inimigos possibilitando destruí-los sem tomar dano.

Cada arma possui um melhor aproveitamento de acordo com a situação, por exemplo, o Spread Eagle, é bom para enfrentar inimigos estáticos que ficam na formação de quadrado. Já o lança-chamas causa muito dano muito rápido e por aí vai... obviamente que o aproveitamento de cada arma pode mudar pra cada jogador. Os dispositivos são extremamente úteis e consideravelmente importantes uma vez que ou causam muito dano o evitam muito dano. Os inimigos tem apenas uma forma de atacar cada, alguns com um tiro triplo em três direções, outros que explodem ao contato. Para avançar no jogo deve-se destruir todos os inimigos que aparecem e os dispositivos deles. Ao avançar, em alguns momentos você verá painéis cinza que ou contem um mapa da área ou recuperam a energia. Recuperar a energia é essencial uma vez que o movimento lento do personagem, ou melhor, a falta de agilidade dele o que realmente atrapalha, principalmente nos chefes.


A diversão do jogo poderia durar mais caso houvesse um modo multiplayer 1 vs 1 fazendo cada player usar estratégias. Ou poderíamos ter um modo história mais demorado.


Nota: 6,5/ 10 portais de transporte de matéria.

Se vocês quiserem, também podem mandar sugestões de jogos para SNES, Master System, Mega Drive, NES ou Gameboy. O Analista amador que vos fala agradece.


Grato pela atenção e rumo ao sexto post!


Por Angelo Alexsander

Nenhum comentário:

Postar um comentário