sábado, 26 de maio de 2012

Se não jogou, jogue! - Mini Ninjas (PC)


Ni-ni-ni-ni-ni-ni-ni-ni-ninja! Ninja! Ninja!


Fala galerinha desocupada, ogenki desu ka?

Hoje venho como um ninja silencioso e sorrateiro trazer para vocês um joguinho rápido, rasteiro e bonitinho, como um ninja (sim, esses ninjas são bonitinhos). Sim, estou falando de Mini Ninjas, da IO Interactive, disponível para Nintendo DSPC, Ps3, Xbox 360 e Wii. Ah, e para MAC OS X também, pra quem usa.

Mini Ninjas se trata de um jogo de plataforma recheado de elementos típicos de jogos de ação e aventura, como o "stealth" (ação sorrateira) e a pancadaria desenfreada (típica de alguns jogos do gênero 'Hack'n Slash'). Em Mini Ninjas, o Samurai Warlord, um mal há muito adormecido, ressurgiu depois de 300 anos aprisionado, trazendo mais uma vez o caos e a destruição para aquela terra. Após ter mandado todo seu contingente ninja para solucionar o tal caso, o Ninja Master (provavelmente o Joe Musashi, da série Shinobi, só que mais velho) resolve enviar seus dois últimos aprendizes, ainda imaturos, para resgatar seus colegas e destruir o mal que ameaça seu povo.

Graficamente, Mini Ninjas é um jogo belíssimo! Parabéns à todos os artistas que trabalharam no jogo. O estilo cartunesco dos personagens deixa o jogo mais parecido com um desenho animado feito em computação gráfica. Sim, é um visual bem infantil, o que faz muitos jogadores "hardcore" sentirem receio de joga-lo, achando que é um jogo para crianças. E eles estão certos. Mini Ninjas é sim um jogo para crianças, mas não para crianças quaisquer. Se você sente falta dos jogos infantis, porém um tanto quanto desafiadores, do seu tempo de Mega Drive ou SNES, Mini Ninjas atende seu pedido. Não que este jogo seja desafiador, muito pelo contrário, ele é bastante fácil para jogadores veteranos, mas isso não diminui nem um pouco a diversão. Voltando a falar da arte do jogo (que me agradou muito), os cenários são enormes, e transportam perfeitamente as paisagens do Japão Feudal, com plantações de arroz, pequenas vilas, castelos enormes e até criaturas lendárias, como o Tengu. Não sei se já disse isso, mas, ainda que seu visual pareça um tanto quanto "ultrapassado" para os padrões da época (2009), Mini Ninjas é um jogo belíssimo!


A jogabilidade é bem simples. A IO Interactive buscou fazer uma mescla de elementos de jogos consagrados do gênero: o sistema de combate ágil de Devil May Cry (ainda que não seja complexo e frenético como o mesmo); Sequências de plataforma inspiradas em Super Mario 64, que serve de inspiração para muitos jogos até hoje (ainda que não tenha nem metade da complexidade do jogo do encanador da Nintendo); e um pouco do fator "espionagem" da série Tenchu. Essa amálgama de elementos faz de Mini Ninjas um jogo bastante ousado para seu "tamanho", o que acaba impressionando os desavisados (como eu). Ainda que funcional, a ausência de alguns detalhes típicos dos jogos que "inspiraram" Mini Ninjas chegam a atrapalhar as vezes, como a falta de um sistema de travamento de mira em algum inimigo, por exemplo. Seu personagem acertará automaticamente o inimigo mais próximo, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, já que você pode acertar outro inimigo sem querer. Outro detalhe que faz bastante falta no jogo é um mapa. Os cenários são grandes e cheio de itens colecionáveis para catar, se você descuidar um instante, vai ficar perdido. Ainda que, com o simples pressionar de um botão, você consiga achar o caminho de volta, a ausência de um mapa atrapalha uma parte da experiência do jogo.


A história de Mini Ninjas é bem simples e infantil, mas o desenrolar do jogo é bastante envolvente. As animações exibidas antes, durante, ou depois das fases são ótimas, e ajudam a narrar os acontecimentos de um modo bem divertido. Estão disponíveis em sua aventura 6 ninjas diferentes, cada um com sua própria especialidade: Hiro, o personagem principal, é o mais equilibrado do grupo, e o único capaz de usar as magias ensinadas no decorrer do jogo (os famosos "jutsus"); Futo, o melhor amigo de Hiro, é o ninja mais contraditório que existe, já que é grande, forte e nada discreto; Shun, o ninja arqueiro, é ótimo para a discrição, já que pode acertar os inimigos mais distantes; Suzume, a ninja flautista, consegue usar sua melodia para por os inimigos para dormir; Tora, o "ninja-tigre", ataca rápido e forte (somente. Ele só precisa disso); e, por último e menos importante, Kunoichi, que usa uma lança capaz de acertar os inimigos ao seu redor. Ao resgatar cada um destes ninjas, uma animação é destravada no menu inicial do jogo, contando como cada um se tornou um shinobi. Isso ajuda bastante a definir e diferenciar cada personagem.

Ah, e não posso deixar de falar dos inimigos, os samurais, que são hilários! Caso um deles lhe veja, ele começa a gritar desesperadamente para chamar seus companheiros. E quando digo desesperadamente, digo desesperadamente mesmo! Infelizmente, a variedade de inimigos é escassa, por se tratar, também, de um jogo com uma duração menor. Os chefes, como tudo neste jogo, são bem fáceis de vencer, mas são todos muito bem elaborados e divertidos de derrotar. As características dos chefes remetem a alguns elementos da cultura japonesa, e quem já tem algum conhecimento dessa cultura vai conseguir notar de cara.


A parte sonora do jogo não merece muito destaque. São musicas típicas da cultura japonesa, mas não são tão inspiradas quanto o visual do jogo. As faixas são poucas e bem paradas. Se você preferir, pode desativar a trilha sonora e por alguma musica que lhe agrade. Já não podemos dizer o mesmo da dublagem, que é ótima. Em alguns momentos do jogo, os personagens falam japonês ao invés do inglês, que é o idioma original do jogo, tornando-o bem mais divertido. A ausência de fala dos 6 ninjas principais não atrapalha, mas também não contribui para o jogo como um todo.

Sem mais falação, vamos para a nota do jogo! -> 8,5/10

Mini Ninjas é um jogo nota 7,0 fácil, mas ganha um ponto a mais por ser divertido de um jeito inocente e descompromissado. E, de quebra, ainda ganha mais 0,5 por ter agradado com mais "força" este que vos fala.

Portanto, se você, ninja desocupado, ainda não cumpriu sua missão de jogar este jogo, então corra como o vento, seja discreto como as sombras e vá jogar esta bagaça!

Ah, e se você tem alguma sugestão de jogo, pode mandar para o nosso e-mail (desocupado_contato@hotmail.com), ou postar nos comentários, se você não for um bot e puder pensar em uma sugestão. Só não vale pedir jogos atuais. Somos pobres, e em nossos video-games e computadores movidos a lenha só podemos rodar jogos mais antigos. Porém, se você quer se desfazer do seu querido console e não quer dinheiro algum em troca, a equipe do Desocupado também aceita doações.

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário