domingo, 27 de maio de 2012

Popcraft - Um pouco sobre Fanzines


Voltei!


E aí galera desocupada, tudo ok? 

Hoje venho aqui falar sobre fanzines. Para aqueles que não conhecem, "fanzine" é a junção das palavras "fanatic" e "magazine", ou seja, "revista do fã". As fanzines surgiram nos Estados Unidos, dentro das convenções de ficção cientifica nas quais as pessoas criavam suas próprias historias. As fanzines fora mais difundidas na frança, na década de 60, com o movimento de contra cultura. Foi o período em que as pessoas podiam expresar seus pensamentos. Os punks e anarquistas usavam o fanzine para expressar suas idéias e/ou protestos.  

Basicamente, as fanzines são publicações independetes criadas por por fãs da cultura pop atual, e que abordam temas como lutas, aventura , fantasia, musica, ação, terror, fiçao cientifica, comédia, drama e romance. Existem também as fanzines com temáticas mais sérias, como política e violência. 

Aqui onde moro, tenho um grande amigo que desenha e escreve fanzines desde 1999, chamado Luan Silva.

Conheço apenas 3 estórias que ele publicou. A primeira com a qual tive contato foi "Fight Joe", uma fanzine dividida em 5 edições que abordava a história de um jovem de 17 anos chamado Joe, que ingressa em um torneio de artes marciais para mostrar suas habilidades, mas percebe que não conseguirá vencer seus adversários apenas com a força. Para tanto, ele irá precisar de determinação e muito esforço.


Um ano após a conclusão de "Fight Joe", ele criou uma outra fanzine, chamada "Muskito", que tem como foco a comédia, e traz diversos ícones da cultura pop/otaku, como Naruto e Mario, por exemplo.


Esta fanzine foi restaurada em 2011, e publicada novamente no site Desenhe e Publique, onde foi bem recepcionada pelos usuários da página.


Ainda em 2011, Luan criou a zine (abreviação para fanzine) "Tekato", também publicada na página do Desenhe e Publique. A zine recebeu ótimos comentários, e permaneceu no Top 10 do site durante 3 semanas seguidas

Bem pessoal, essa foi uma parte da trajetória do meu grande amigo Luan, que faz o que gosta com bastante carinho, e que almeja um dia se tornar um mangaká. Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário