quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cinema - Direitos de Demolidor voltarão para a Marvel


Perdeu preibói!


Bom dia, boa tarde e boa noite galerinha desocupada! Tudo em cima?

Pois é criançada, pra quem estava por fora das novidades (graças a este Blog, onde a notícia chega por último), a Fox estava passando por diversos contratempos para iniciar a produção do reboot (reinício) da franquia Demolidor nos cinemas. O estúdio teve de dispensar 2 possíveis diretores para a tal adaptação, são eles David Slade (diretor de Eclipse, da Saga Crepúsculo), que pulou fora do barco por problemas de agenda, já que estará produzindo uma série chamada Hannibal, e (atualmente) Joe Carnahan (de Esquadrão Classe A e A Perseguição), que foi dispensado por falta de liberdade criativa, já que o diretor queria fazer da adaptação um "thriller hardcore dos anos 70", e Fox não aceitou sua ideia.

Porém, a Fox tinha um cronograma a cumprir se quisesse manter os direitos sobre a franquia do homem sem medo nas telonas em suas mãos, com o risco de que os tais direitos voltassem para seu local de origem, a Marvel. A editora ofereceu ao estúdio um prazo extra, com a condição de que entregasse os direitos do Surfista Prateado e do vilão Galactus, ambos personagens pertencentes ao Quarteto Fantástico, também sob o domínio da Fox, e com um reboot com início marcado para a segunda metade de 2013. O estúdio recusou a proposta, e acabou se vendo em um beco sem saída ao dispensar Joe Carnahan, pois não havia tempo suficiente para arranjar um novo diretor para a adaptação.



Hoje, de acordo o site gringo Deadline e sua rival, a revista Variety, a Fox decidiu entregar os pontos para a Marvel, com intuito de focar-se unica inteiramente ao reboot cinematográfico do Quarteto Fantástico, que será dirigido por Josh Trank (de Poder Sem Limites). Porém, a Fox ainda manteria os direitos sobre a personagem Elektra, antigo par romântico do herói nas HQs. Os direitos sobre o homem sem medo devem voltar para a Marvel ainda este ano, na metade de outubro.

Acho uma boa notícia os direitos do Demolidor voltarem para onde sempre haviam pertencido, à Marvel. Com certeza a Marvel Studios vai arranjar um jeito de encaixar o personagem em seu universo cinematográfico. Talvez com essa notícia, as adaptações dos heróis urbanos da Marvel ganhem forças para saírem de vez da gaveta de projetos e irem para as telonas. Quem sabe que, com o retorno do homem sem medo para a Casa das Idéias, possamos ver adaptações de personagens como Punho de Ferro e Luke Cage, que há muito vem sido prometido pelo estúdio da editora, e quem sabe até tenhamos uma segunda super-equipe nos cinemas, os Heróis de Aluguel (Heroes for Hire, no original), chutando os traseiros dos criminosos menores? Serviria até como um pretexto convincente para introduzir o Pantera Negra no Universo Marvel. É um pensamento bem alto, mas não impossível.


Quanto ao fato de a Fox ter dado um pé na bunda de Joe Carnahan, provavelmente os engravatados do estúdio ficaram pirados de vez. O cara dirigiu Esquadrão Classe A, que é um filme de ação bastante divertido, com um roteiro agradável e personagens bem construídos. O diretor até soltou um vídeo de como seria seu filme, feito com montagens de cenas de outros filmes e até alguns quadros da HQ em que se basearia a adaptação, A Queda de Murdock, escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli, vejam só:


O material mostrado no vídeo não parece transportar o clima sério e sombrio que o personagem propõe à primeira vista, mas era uma ideia bastante original, se tratando de uma adaptação de um super-herói de quadrinhos. Seria algo diferente de tudo que já vimos até agora, no que diz respeito a filmes de HQs. Ainda não sei o que deu na cabeça dos empresários da Fox para jogar fora uma ideia dessas. Claro, seria um risco a correr, afinal não era nenhuma certeza o filme ter uma boa qualidade e se sair bem nas críticas e na bilheteria, mas, como diz o ditado, quem não arrisca não petisca.

Espero que a Marvel Studios trabalhe bem o personagem no cinema, e que não continue abusando de sua fórmula de "filme de herói mais ou menos que agrada a quase todos", como fez em Capitão América e Thor. Seria péssimo ter mais um bom personagem no hall dos "meia-boca".

Por Breno Barbosa, via Omelete

Nenhum comentário:

Postar um comentário