sábado, 28 de julho de 2012

Se não viu, veja! - Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Vingadores? Nunca vi...


E aí galerinha que não faz nada da vida e que está chorando porque as férias estão acabando, tudo beleza com vocês?

Pois é galerinha, pra fechar a "Semana Bátema" (e também a trilogia de Christopher Nolan, porque não) com chave de ouro, hoje é dia de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises)!

Nem sei se o que eu vou escrever aqui vai ser realmente uma crítica. Provavelmente serão apenas meus (pobres) argumentos sobre o o por quê de Dark Knight Rises ser um filme nota 10.

Inclusive eu gostaria até de começar este post já com a minha nota para o filme -> 10/10

Agora vamos ao por quê desse 10. Mas não antes daquela sinopse marota né?

8 anos após a morte de Harvey Dent em O Cavaleiro das Trevas, Gotham City passa por tempos de paz e tranquilidade, com boa parte de seus criminosos atrás das grades. Quem está encarcerado também é Bruce Wayne, que aposentou seu uniforme e vive uma vida isolado do mundo em sua mansão. Mas tudo isso muda quando uma nova ameaça aparece em Gotham. Uma ameaça ainda maior do que todas as outras que a cidade já enfrentou. E mais uma vez, o cavaleiro das trevas terá que se erguer perante o povo de Gotham, para protegê-los e guia-los uma última vez.

 Dark Knight Rises é o filme mais visual da trilogia de Nolan. Se nos outros faltavam cenas de impacto visual ou combates de tirar o fôlego, Dark Knight Rises chegou para suprir essa ausência. Não que os outros precisassem disso para serem bons, é claro, mas, se podemos resumir O Cavaleiro das Trevas Ressurge em poucas palavras, ele é tudo o que faltava na trilogia. Sabe aquele papinho que eu falei tanto na resenha do Batman Begins e do Cavaleiro das Trevas sobres as cores que representam os filmes? Pois é, Dark Knight Rises não foge à regra. Depois do entardecer amarelo e do cair azul da noite, finalmente chegamos à alvorada branca. Uma alvorada representando não só o retorno do cavaleiro das trevas, mas também a ascensão do povo de Gotham quando um inimigo em comum se ergue, a ascensão de Christopher Nolan (tanto no respeito que você vai sentir por ele quanto na conta bancária do sacana) e uma ascensão nossa, dos daqueles que estão assistindo o filme, porque não. Eu garanto que vão ter momentos em que você vai querer ascender da cadeira e gritar um palavrão bem feio de tanta empolgação! Cada um dos personagens tem uma ascensão particular nesse filme, e são todas ótimas. Nota 10!

"Deixa eu escrever aqui: Déeeeez"


Quem já está familiarizado com o Batman de Christopher Nolan deve saber que o cara não é de deixar pontas soltas no roteiro. E Dark Knight Rises não foge à regra. Tudo aqui é muito bem apresentado e muito bem explicado. Bem explicado até demais, em certas partes, mas isso não abona as (muitas) qualidades do filme. Prepare-se para muitas surpresas, daquelas de por a mão na boca e falar baixinho "cacildis!" e também de querer levantar da cadeira e gritar "Meu Deus!". Sem exageros. Pelo menos alguns de vocês vão se sentir assim. Principalmente quer é fã do homem-morcego (eu me senti assim, e olha que eu nem sou fã da morcega!). Se você aproveitou nossa indicação e leu a HQ O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, vai se sentir homenageado com algumas ótimas referências à clássica revista dos anos 80. Na verdade boa parte do roteiro de Dark Knight Rises foi inspirado na trama da HQ, mas de um modo bastante sublime, de modo que só quem leu vai entender. E se você não leu (sem biscoitos pra você!) não precisa se preocupar, as cenas vão continuar ótimas e não vão perder o significado. Infelizmente não dá pra falar mais sem soltar um monte de spoilers, e acredite: você não vai querer spoilers desse filme. Que nota? É claro que é 10!

"Nossa, 10?! Vou tweetar isso agora!"



Os personagens e suas atuações também estão de parabéns. O Bruce Wayne de Christian Bale finalmente teve seu lado emocional explorado com atenção, assim como sua relação (sem piadinhas) com seu mordomo Alfred, interpretado por Michael Caine, que também está espetacular. Os diálogos envolvendo Bruce e Alfred são todos excelentes e tocantes, e a relação dos dois como uma família está mais presente neste filme do que em todos os outros. E se você estava achando que o filme ia ser prejudicado pela ausência do Coringa de Heath Ledger, pode dormir tranquilo que Tom Hardy faz muito bem seu serviço. Claro que o vilão Bane não é tão bom a ponto de substituir o palhaço desordeiro, e muito menos esse era seu objetivo desde o principio, mas, como eu já falei antes, ele é o que faltava na franquia. Um vilão cruel e simplesmente mau. Por quê ele é mau? Porque ele é mau. Simples assim. E isso não chega a incomodar. Anne Hathaway também está excelente como a "Mulher-Gato", e dá uma identidade tão forte à personagem que acaba criando uma versão totalmente ímpar da anti-heroína. Ah, e preste atenção no policial John Blake, interpretado por Joseph Gordon-Levitt. O por quê? Não posso dizer. Espere e verá. Só posso dizer que é 10!

"10 pra mim? Suspeito..."


Mais uma vez, a sonoplastia do filme é de cair o queixo (e o orifício retal também). A tensão causada pelas musicas aqui é ainda maior que nos outros filmes da trilogia. Acredite em mim: se você estiver realmente imerso no filme, você vai sair do cinema nervoso. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Mas chega a ser difícil não se sentir imerso com a trilha sonora de Dark Knight Rises. Muitas das faixas podem até parecer mais variações do tema principal, mas isso não é defeito algum, se você perguntar. Melhores do que as cenas em que a musica rola solta são as cenas com total ausência de trilha sonora. Como deixar uma pessoa tensa? Com uma musica tensa. Como deixar uma pessoa AINDA MAIS tensa? Com musica alguma. E sabe o que isso significa? Nota 10!

Enfim, acho que eu já deixei bem claro qual a nota do filme né? Pra você que já leu até aqui e ainda não sabe qual a minha nota, a nota é essa -> 10/10

O Cavaleiro das Trevas Ressurge é, de longe, o melhor filme de super-herói do ano. E o melhor filme do ano também. Pelo menos até agora (claro, na minha opinião fecal). Vale MUITO a pena assistir, principalmente no cinema. Acredite: vale cada centavo.

Ah, e não é só este que vos escreve que quis expressar seus sentimentos pelo filme do morcego encapuzado! O Angelo Alexsander (sim, aquele que fala dos games antigos clássicos) e o Mateus Fontenelle (que não posta nada, mas é um membro importante da equipe) também enviaram suas pequenas e singelas opiniões sobre o filme, deem uma olhada:

"Toda saga deve ter inicio meio e fim apropriados. Batman quebrou essa regra e fez mais do que deveria. Emocionou, divertiu e nos deixou tensos.Vale a pena ver (de novo, no meu caso)."
- Angelo Alexsander

"Um dos poucos filmes que me deixou com frio na barriga e alucinado de euforia. A trilogia Batman é uma das melhores que já assisti, e foi melhorando a cada filme."
- Mateus Fontenelle

E assim encerro o "Especial Batman" aqui no Blog Desocupado. Espero que você tenha gostado não só dos posts, mas também das indicações trazidas por este que vos escreve. Obrigado à todos pela atenção (e pela paciência de ter lido os posts enormes), e até o próximo "Especial"!

Ficam aqui também as nossas condolências às vitimas do massacre que ocorreu em Denver, no Colorado. E às famílias dos mortos e feridos, desejamos força e saúde para erguerem-se mais uma vez.




Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário