segunda-feira, 22 de abril de 2013

[ESPECIAL] Homem de Ferro 3 - Mini-guia: Cinema (Parte 1)

O Guia Desocupado pra assistir Homem de Ferro 3!




Bom dia, Boa Tarde e Boa Noite galerinha desocupada que ainda não conseguiu arranjar nada melhor pra fazer que frequentar essa espelunca de blog, tudo ok com vocês?

Bem galerinha, já e de nosso costume organizar posts especiais sobre uma determinada temática sempre que achamos conveniente. Alguns bons exemplos foram os especiais sobre a franquia Pokémon — comemorando o lançamento das versões Black 2 & White 2 para Nintendo DS — e O Senhor Dos Anéis — em virtude da estreia de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.

Como muitos de vocês bem sabem, a sexta-feira do dia 26 de Abril marcará a estreia de Homem de Ferro 3, que não só fechará a (primeira) trilogia do Vingador Dourado, mas também servirá de pontapé inicial para a tão aguardada Fase 2 do universo heroico criado pela Marvel Studios. E, é claro, não deixaremos (ou pelo menos eu não deixarei) essa data passar em branco!

Porém, organizar sozinho um especial de 5 ou mais posts durante a semana dá bastante trabalho (o Especial sobre O Senhor dos Anéis foi feito nesse esquema), e alguns dos assuntos que eu planejei explorar nesse Especial já foram abordados aqui no blog, distribuídos em posts com a mesma temática ou até mesmo em posts feitos especificamente para o tal assunto. Portanto, decidi organizar (como já diz o título do post) um pequeno guia — no melhor estilo "Roteiro de Estudos" do Ensino Fundamental — de como se preparar para curtir Homem de Ferro 3 nas telonas.

Nesse guia — que será dividido em duas partes, Cinema e Quadrinhos —, eu, Breno Barbosa, apresentarei brevemente os principais pontos a serem abordados no vindouro Homem de Ferro 3. Ou pelo menos os que eu julgo serem os mais importantes.

Sem mais delongas, comecemos nosso Mini-Guia para assistir Homem de Ferro 3!

                                                                                                                                                                    


1. Homem de Ferro (Iron Man - 2008)


É ÓBVIO que você não poderia adentrar à uma sessão de Homem de Ferro 3 sem antes ter assistido o filme que deu origem não só às desventuras de Tony Stark, mas a todo o Universo Marvel cinematográfico como o conhecemos hoje.

Venhamos e convenhamos, poucos se importavam com o Homem de Ferro antes de sua adaptação para as telonas. Muitos até nem sabiam que o herói existia (inclusive este que vos escreve). Adaptar um herói desconhecido pelo grande público para os cinemas era uma jogada bastante arriscada, ainda mais para a recém-chegada Marvel Studios, a divisão cinematográfica da Casa das Idéias. Em quase todos os quesitos, Homem de Ferro foi um tremendo tiro no escuro. O herói escolhido para estrelar o filme de estreia da do estúdio tinha muita relevância entre os fãs dos quadrinhos, mas pouquíssima importância quando se tratava do grande público. O diretor que encabeçaria o projeto, Jon Favreau, não dirigiu nada de muito relevante antes de Homem de Ferro, tendo uma qualidade bastante dúbia. O protagonista escolhido para viver Tony Stark, o hoje aclamado e benquisto Robert Downey Jr., estava no fundo do poço, tendo sua carreira interrompida pelas drogas e pela bebida. Além disso, não podemos esquecer da grande ambição do estúdio de levar seu rico universo das HQs diretamente para as telonas, e Homem de Ferro seria o responsável por dar o pontapé inicial nessa empreitada. Em poucas palavras, Homem de Ferro tinha tudo para dar errado. E em 30 de Abril de 2008, Homem de Ferro chegava às telonas brasileiras.

Felizmente, o filme acabou vingando muito mais que todos esperavam, tanto nós, espectadores e fãs, quanto a própria Marvel Studios. Homem de Ferro tinha uma produção orçada em aproximadamente 140 milhões de dólares, e acabou lucrando um pouco mais que o quádruplo disso. Além de ter lucrado bastante, o filme conseguiu a incrível proeza de agradar, ao mesmo tempo, a crítica, os fãs dos quadrinhos e os espectadores "leigos".

Como diabos eles conseguiram isso? Bem, eu diria que o sucesso do filme foi resultado de um bom trabalho em equipe entre todos os núcleos que o compunham. A Marvel Studios deu carta branca para Jon Favreau, respeitando (na medida do possível, é claro) as decisões do diretor. Este, por sua vez, deu total liberdade aos atores sob sua batuta para criaram seus próprios diálogos, já que o mote principal do filme era a ação. E foi aqui Robert Downey Jr. brilhou, deixando o Tony Stark original de lado e criando personalidade nova e única. Em poucas palavras, Downey Jr. fez com que o personagem se adequasse aos seus próprios padrões, quando, geralmente, o que acontece é o contrário. E o resultado não podia ser mais benéfico. Particularmente, eu não curto muito o Tony Stark de Robert Downey Jr., mas isso é mi-mi-mi meu.

A importância de Homem de Ferro para o desenvolvimento do gênero Super-Herói nos cinemas está além da criação do Universo Marvel nas telonas. Ao lado do Batman de Christopher Nolan, Homem de Ferro foi um dos responsáveis por ditar a "fórmula" que grande parte dos filmes com a mesma temática teriam de seguir à risca dali em diante.

Confira também:

- Jurassicast 53 - Ele não monta na lambreta
- RapaduraCast 182 - Duplex: Homem de Ferro (Parte 1)

                                                                                                                                                                    


2. Homem de Ferro 2 (Iron Man 2 - 2010)


Regra Básica do Cinema Nº #36: O que fazemos quando um filme dá certo? Acertou quem respondeu "fazemos uma sequência, é claro!". Como Homem de Ferro serviu apenas para nos apresentar ao Universo Marvel (ainda engatinhando naquela época), a Marvel Studios precisava inserir o sr. Tony Stark no tal universo. O estúdio também precisava apresentar personagens novos aos espectadores, personagens estes que não sustentariam um filme solo como o faria o Vingador Dourado. Além disso, a Marvel Studios também precisava garantir uns trocados para investir em seus projetos futuros, e que herói melhor para arrecadar essa grana que o Cabeça de Lata, já amado e adorado pelo grande público?

Em 30 de Abril de 2010 estreava Homem de Ferro 2, que  tinha a missão de honrar o legado de seu antecessor e tocar pra frente aquele universo utópico ainda em construção. No que diz respeito a crítica, Homem de Ferro 2 não foi tão aclamado quanto o filme anterior, recebendo avaliações medianas dos críticos e olhares maldosos dos fãs de HQs. Mas, como todos nós sabemos, na indústria, quem dita as regras é o povão, o grande público, e este, por sua vez, recebeu o filme de braços abertos. Não é a toa que Homem de Ferro 2 arrecadou um total de um pouco mais de 620 milhões de dólares, mais que o triplo do orçamento original do filme, que gira em torno dos 170 ou 200 milhões.

Particularmente, diferente de muitos outros fãs, eu não consigo ver Homem de Ferro 2 como um filme ruim. A direção continua a mesma, o elenco permanece quase inalterado (com exceção da saída de Terrence Howard e a entrada de Don Cheadle em seu lugar), as atuações mantém a mesma qualidade do filme anterior... Talvez a única grande mudança do anterior para este seja a troca de roteiristas, já que a equipe que escreveu o primeiro filme deu lugar a Justin Theroux sozinho. Ainda assim, o roteiro não fugiu muito do padrão estabelecido em Homem de Ferro, focando muito mais na ação que seu antecessor. Pra mim, Homem de Ferro 2 funciona como um complemento para Homem de Ferro, ambos suprem os pontos fracos um do outro. Se em Homem de Ferro faltam cenas mais cenas de ação, Homem de Ferro 2 trás um monte delas; Se em Homem de Ferro 2 falta uma história relevante, Homem de Ferro apresenta uma aventura bem construída, autossustentável e com início, meio e fim bem definidos; E por aí vai.

Confira também:

- RapaduraCast 182 - Duplex: Homem de Ferro (Parte 2)

                                                                                                                                                                    


3. Os Vingadores (The Avengers - 2012)


Mais que apenas um filme, Os Vingadores foi o evento que reuniu, sob o mesmo teto, os Heróis mais Poderosos da Marvel Studios Terra, e os pôs para lutar por uma causa em comum.

Coube ao diretor Joss Whedon a arriscada missão de juntar Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor (e participações especiais) em um único filme e fazer com que o mesmo funcionasse tanto para a galera dos quadrinhos quanto para a galera dos filmes. Bem, acho que não preciso dizer que o sr. Josuéldon foi bastante feliz em sua missão, todos sabemos disso. Com Os Vingadores, a Disney e a Marvel Studios levaram pra casa nada menos que 1,5 bilhão de picolés americanos, quase 7 vezes o valor do orçamento original do filme. Acho que podemos dizer que o filme fez um pequeno sucesso, não?

Levando para o lado Homem de Ferro da conversa, Os Vingadores foi talvez o filme mais importante para Homem de Ferro 3 depois do Homem de Ferro original. Se no primeiro filme o personagem e o contexto foram estabelecidos, e em Homem de Ferro 2 esse personagem foi preparado para os eventos que estavam por vir, Os Vingadores serviu não só para reunir todos os outros heróis daquele Universo Marvel em um mesmo filme, mas principalmente para encaminha-los em suas novas aventuras na vindoura Fase 2. Ouso dizer que um dos principais focos da tão falada Fase 2 será mostrar as consequências que os eventos vistos em Os Vingadores tiveram em cada um dos personagens centrais.

E o primeiro da fila é o senhor Tony Stark. Como o próprio Tony disse no primeiro trailer oficial de Homem de Ferro 3, "Nada é o mesmo depois de Nova Iorque". O trailer faz questão de mostrar o quão afetado foi o personagem depois do ocorrido em Nova Iorque, o que dá a entender que o próximo filme trará um clima maior de urgência, de pânico. Não haverá espaço para o Tony Stark de nariz empinado que há três filmes atrás achava que era o centro do universo. Agora ele vai ter que ralar pra proteger tudo aquilo que mais ama.

Confira também:

- RapaduraCast 279 - Duplex: Os Vingadores (Parte 2)

                                                                                                                                                                    


Bem galerinha, este é o fim da primeira parte. A segunda parte — com foco nas HQs — até sairia mais cedo, mas esta anta que vos escreve acabou perdendo o texto na hora de fazer a divisão dos posts (originalmente, o guia seria feito em um único post, mas este já estava tomando proporções maiores que as planejadas), ou seja, terei que começar toda a parte dos Quadrinhos do zero novamente. Peço perdão a todos e vou fazer de tudo pra que a segunda parte saia o quanto antes!

Ah, e se você achou que faltou algum filme importante na lista ou simplesmente viu que eu falei uma besteira e quer me corrigir, sinta-se a vontade pra dar seus pitacos nos comentários aqui embaixo.

Valeu e até mais!

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário