terça-feira, 2 de outubro de 2012

[ESPECIAL] Pokémon - Heart Gold/Soul Silver (Parte 2)


Quebrando um galho...


Fala aí galerinha desocupada, tudo beleza?

Pois é queridos, chegamos à Parte 2 de nosso pequeno e singelo especial sobre Pokémon. Já encheu o saco de tanto monstrinho virtual? Más notícias pra você então: esse Especial vai durar pelo resto dessa semana! Lide com isso! Ah, e se você está se perguntando se o blog postará unicamente os textos relacionados a Pokémon durante esta semana pode se acalmar. Qualquer notícia interessante do mundo dos games, quadrinhos e/ou cinema será postada aqui. Enfase no "interessante".

Lembram que quem estava cotado para fazer o post sobre Heart Gold/Soul Silver era o nosso outro estagiário Mateus Fontenelle? Pois é, ele acabou tendo alguns contratempos sócio-educacionais e não conseguiu entregar o post a tempo. Mas, como não podemos ficar sem este especial, resolvi eu mesmo, Breno Barbosa, assumir esta bagaça! Afinal, não podemos deixar nosso (quase inexistente) público na mão, não é?

Localizado na Geração 4 de monstrinhos (a mesma de Diamond/Pearl/Platinum), Heart Gold/Soul Silver são remakes das clássicas versões Gold/Silver, da Geração 2, originalmente desenvolvidas para Gameboy Color, onde a franquia consolidou ainda mais seu nome na indústria dos games. Criadas para comemorar os 10 anos de Gold/Silver (que foram lançadas em 1999), Heart Gold/Soul Silver tinha como pretexto dar uma repaginada nas já datas versões clássicas (datadas, mas nem um pouco ruins, obviamente) com a tecnologia disponível nos dias de hoje, na época, 2009, a tecnologia de Diamond/Pearl/Platinum. Na trama de ambos os games, você é um garoto(a) da região Johto, que, assim como todos os jovens da sua idade, está prestes a partir em uma jornada Pokémon para vencer todos os Líderes de Ginásio e consolidar seu nome no mundo das batalhas Pokémon ao desafiar a nova Elite 4. Ah, e você pode também encontrar os lendários Ho-Oh (em Heart Gold) e Lugia (em Soul Silver), além dos 3 Cães Lendários (Entei, Suicune e Raikou), ao longo de sua jornada. Isso sem contar os lendários das novas gerações, disponíveis através de eventos foda e dentro do jogo, mais isso não vem ao caso agora!



Dentre as diferenças mais perceptíveis entre as versões originais e seus respectivos remakes, podemos citar a mudança visual. Imagine toda a estética de Gold/Silver, de Gameboy Color, transportada para o poderoso Nintendo DS com a engine gráfica das versões Diamond/Pearl/Platinum. É como transformar um Fusca em um Lamborghini. Claro, não estou dizendo que qualquer um dos dois seja um carro ruim, mas é uma baita transformação pra melhor, não acha? O sistema de passagem de tempo que simulava dia e noite, que já se fazia presente no GBC e que voltou no DS com a Geração 4, também está de volta (para o alívio dos fanboys). Pode não parecer, mas essa passagem de tempo contribui muito para a jogabilidade tanto de Gold /Silver quanto de seus respectivos remakes. Certos eventos e/ou pokémon só podem ser obtidos em horários determinados. Diferente de seus antecessores, a passagem de tempo de Heart Gold/Soul Silver, graças a Diamond/Pearl/Platinum, agora é real, ou seja, se você está jogando de dia, será dia no jogo. Se está jogando de noite, noite será na telinha do seu DS. Claro, você pode acertar o relógio para seu fuso horário específico. Ou pode acertar seu relógio com o do Japão, pra inverter a bagaça toda.



Entrando no quesito jogabilidade, o que temos aqui são as mesmas mecânicas vistas em Diamond/Pearl/Platinum, adicionadas de algumas novidades menores. O fato de que você pode escolher qualquer pokémon de sua equipe para seguir seu personagem na tela principal é um exemplo. Muitas das diferenças entre as versões originais foram mantidas, principalmente os pokémon existentes em cada uma. Alguns mudaram e outros foram adicionados por causa da nova mecânica, mas em suma, eles continuam os mesmos. Outra pequena novidade é o Pokeathlon, uma coletânea de mini-games esportivos que você pode jogar usando dos pokémon da sua equipe, pondo à prova seus atributos em cada modalidade. Eles não adicionam muita coisa na trama principal, mas funcionam como um bom passatempo. Assim como em Gold/Silver, há mais lugares para se aventurar após vencer a renomada Elite 4. Depois da aventura principal, você ainda pode viajar para Kanto, região onde toda a saga Pokémon começou, e desafiar seus líderes de ginásio até se tornar o mais forte daquela região. Aí o negócio muda de rumo: você poderá enfrentar o campeão supremo do mundo de Pokémon, Red, o protagonista do primeiro jogo! E é aí que são filtrados os machos de verdade!


Além de todas essas novidades da Geração em que foi desenvolvido, Heart Gold/Soul Silver também conta com uma adição exclusiva: o PokéWalker. O que diabos é isso? Simples, trata-se de um pequeno aparelho em formato de pokébola, que é usado para aumentar o nível de felicidade e a experiência adquirida pelo seu pokémon. Como funciona? Simples também, você transfere um de seus bichinhos para dentro do PokéWalker e, a medida que você vai andando enquanto porta o aparelho (na vida real), a experiência o nível de felicidade do seu pequeno companheiro vão aumentando. Uma mão na roda, não? Ainda mais se você for fã de Pokémon e curtir uma boa caminhada. Além disso, você pode também capturar pokémon exclusivos do PokéWalker no próprio aparelho, e depois transferi-los para sua gravação no DS. Simplesmente genial. E você só encontra aqui, em Heart Gold/Soul Silver!


Infelizmente não posso dar meu testemunho e minha opinião sobre o jogo, já que nunca pus as mãos nele (vontade é o que não falta). Como dito antes, estou aqui apenas quebrando um galho para meu amigo e colega de trabalho (mesmo nunca tendo feito um post sequer) Mateus Fontenelle, que sabe-se lá por que cargas d'água não conseguiu entregar o post a tempo. Ele era a única pessoa em meu limitado círculo social que havia jogado as versões de cabo a rabo, ou seja, ninguém melhor do que ele, um amigo bastante próximo, para falar destes jogos.

O que posso dizer é que, aparentemente, Heart Gold/Soul Silver continua mantendo o bom e velho "feijão com arroz" da franquia Pokémon, adicionado de algumas novidades exclusivas. Como um jogo da série, podemos dizer que HG/SS são bons Spin-offs (jogos que se passam fora da cronologia principal), já que são meio que uma "pausa para o recreio" na linha principal da franquia, mesclando as melhores qualidades de seus antecessores. Porém, como remake, Heart Gold/Soul Silver é uma chave de pescoço no coração tanto dos fãs saudosistas, que queriam poder viver mais uma vez as aventuras da Liga Johto, quanto dos fãs mais novos, que não tiveram a oportunidade de jogar as versões originais para GBC. Como eu não joguei os jogos, sem notinha por hoje, ok?

Aproveito esse espaço de fim de post para me desculpar com todos os desocupados pelo contratempo de última hora. Caso eu tenha esquecido algum detalhe importante do jogo ou tenha falado alguma besteira, sintam-se livres para descer o verbo aqui embaixo nos comentários!

Obrigado e até a próxima parte do nosso Especial Pokémon (que, a propósito, será a minha)!

Por Breno Barbosa

                                                                                                                                                                    


Ah, perdeu alguma parte do nosso especial? Sem problemas, é só clicar em uma delas aqui embaixo!

Parte 1 - Fire Red/Leaf Green, por Anderson Pontes
Parte 3 - Ruby/Sapphire/Emerald, por Breno Barbosa
Parte 4 - Diamond/Pearl/Platinum, por Lucas Oliveira
Parte 5 - Black & White, por Angelo Alexsander

Nenhum comentário:

Postar um comentário