sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cinema - Marvel recupera os direitos do Motoqueiro Fantasma

Mais um filho voltando pra casa.




E aí, galerinha que não faz nada da vida (e pretende permanecer assim o quanto puder), tudo ok com vocês?

Pois é meus amigos, como vocês bem sabem, no ano passado a Marvel conseguiu reaver os direitos cinematográficos do Demolidor, que anteriormente pertenciam à Fox, que não conseguiu cumprir o cronograma exigido pela Casa das Idéias para produzir um filme do personagem. Se você é um daqueles que estavam por fora, basta clicar aqui e dar uma conferida no post que eu fiz sobre o ocorrido.

Hoje, confirmando a informação noticiada pelo ComicBook Movie, a revista gringa Entertainment Weekly revelou que os direitos sobre as adaptações para cinema do Motoqueiro Fantasma — que estava sob a custódia da Sony, atual casa do Homem-Aranha — também retornaram para a Marvel, assim como de outros personagens que se encontravam sob as asas de outros estúdios. Em uma entrevista ao CBM, Kevin Feige (presidente da Marvel Studios) revelou que, além de Johnny Blaze e Matt Murdock, os anti-heróis Justiceiro e Blade (sim, se você não sabia, ele pertence ao Universo Marvel) também tiveram seus direitos — antes pertencentes à Lionsgate Entertainment e à New Line Cinema, respectivamente — recuperados pela Marvel.

Na mesma entrevista, Feige também menciona a adaptação cinematográfica do Homem-Formiga (prevista para 2015, com direção de Edgar Wright), dizendo que uma parte do roteiro teve de ser reescrita para encaixar o filme no Universo Marvel e também para dar continuidade ao mesmo. O presidente da Marvel Studios também revela que o plano inicial do estúdio era lançar o filme do herói diminuto logo após o primeiro Homem de Ferro, ou seja, o roteiro original da adaptação do Homem-Formiga para os cinemas existia antes mesmo de o projeto ser realmente efetivado.

Porém, há pouco tempo atrás, posicionando-se quanto a volta do Demolidor para a Casa das Idéias, Kevin Feige deu um banho de água fria em todos aqueles que já estavam mais animadinhos em relação à volta do herói, dizendo que não veríamos um novo filme do personagem tão cedo. Nas palavras do próprio Feige, "Todos eles [os personagens cujos os direitos foram recuperados] têm potencial, mas não vamos dizer 'conseguimos de volta, vamos fazer um filme agora!'". Em outras palavras, a Marvel Studios ainda está ocupada demais para dar atenção aos seus personagens "underground".


Enfim galerinha, eu até estaria animado com a notícia, mas a verdade é que a realidade é dura, e provavelmente nada do que eu idealizo para estes bons filhos (que não tão bonzinhos assim) que à casa tornam aconteceria de verdade. Tendo em vista que a Marvel Studios está ocupadíssima com a Fase 2 de seus universo nas telonas (e, muito provavelmente, já com a cabeça na Fase 3), é plausível que ela não tenha tempo para dar atenção à personagens "menores" como os que estão retornando agora, mas isso não significa que eles não poderiam ter uma chance por trás das cortinas. Por se tratarem de personagens (ainda) não inseridos no Universo Marvel dos cinemas, a Marvel Studios poderia aproveitar a "obscuridade" dos mesmos para experimentar novas fórmulas, novas maneiras de adaptar heróis dos quadrinhos para o cinema, dando à diretores menos conhecidos e/ou iniciantes a oportunidade de darem seus respectivos pontos de vista sobre aqueles personagens. O produto final nem precisar se interligar com o famigerado Universo Marvel ou sequer ser distribuído nas telonas, sendo direcionado diretamente para DVD ou até mesmo para TV, se assim o estúdio preferir, para não haver gastos maiores. As chances de uma tal iniciativa resultar em adaptações ruins é bem grande, mas com certeza serviria para adquirir experiência com os erros, tanto por parte da Marvel Studios quanto das equipes de produção e dos diretores que ficariam responsáveis pelos filmes.

Assim como no post sobre a volta do Demolidor para a Marvel, eu continuo insistindo na ideia de um Heróis de Aluguel para os cinemas, funcionando, talvez, como uma espécie de "recanto dos excluídos", onde a Marvel Studios poderia depositar todos os seus personagens urbanos e introduzi-los de uma só vez, ao invés de continuar a mante-los no limbo de promessas. Só nessa temática urbana, já teríamos: Pantera Negra (cuja a adaptação vem sendo prometida há anos); Punho de Ferro (que também caiu nas promessas do estúdio); Luke Cage (outro cuja a luz do dia vem sendo prorrogada há muito tempo); Demolidor (agora de volta à sua casa original); Motoqueiro Fantasma (que sim, faz parte do panteão urbano da Marvel); Blade (em um âmbito mais sobrenatural); dentre muitos outros personagens que ainda não apareceram nas telonas ou que foram esquecidos por seus estúdios originais. Isso sem contar que uma super-equipe como essa seria um bom recanto para manter personagens mais "humanos" que foram ou serão introduzidos no Universo Marvel dos cinemas, como o Gavião Arqueiro, a Viúva Negra, o Falcão e o Soldado Invernal (ambos à serem mostrados em Capitão América 2). Convenhamos: todos eles são/poderão ser muito carismáticos, mas não estarão nos holofotes para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário