O lado sombrio da galáxia.
E aí galerinha que, provavelmente, já deve estar fazendo alguma coisa da vida a essa altura do campeonato, tudo ok com vocês?
Como já é do conhecimento de vocês, (quase) toda semana, um de nós, desocupados que "administram" esta bagaça, traz uma recomendação super maneira(ou não) relacionada a games, cinema, séries, quadrinhos e coisas do tipo.
Seguindo a onda da indicação da semana passada, hoje vos trago Mass Effect 2, sequência direta do primeiro Mass Effect e a segunda parte da grande ópera espacial criada pela Bioware. Mass Effect 2 foi lançado em 2010 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC.
Pouco tempo depois dos eventos vividos em Mass Effect, o(a) Comandante Shepard e sua tripulação estão dando uma voltinha pelo espaço sideral, em busca de remanescentes dos geth, raça que ameaçava a galáxia no jogo anterior, quando de repente, uma nave desconhecida surge no "horizonte", atacando a Normandy sem nenhum motivo aparente. Grande parte da tripulação consegue escapar, mas Shepard acaba ficando para trás para evacuar os últimos tripulantes. Sem conseguir escapar à tempo, Shepard é lançado ao vácuo, de onde não consegue sair com vida. Shepard está morto(a). Ou assim declarou a Aliança. O corpo de Shepard foi recuperado pela Cerberus, uma misteriosa organização criminosa que combateu Shepard e seus aliados no passado, e que agora consegue trazer o(a) Comandante de volta à vida, dando-o(a) a missão de investigar inúmeros ataques à colônias humanas galáxia afora, causados pelos Coletores (Collectors), uma raça alienígena até então desconhecida por muitos. Porém, para combater essa nova ameaça, Shepard precisa recrutar um poderoso e variado esquadrão de aliados, desde velhos amigos à inimigos do passado, todos unidos sob um único ideal: a Sobrevivência.
Qual é a primeira cosia que notamos ao começar um jogo? Palmas para você que respondeu "gráficos". Sim, a primeira coisa a qual prestamos atenção quando começamos a jogar é o visual do jogo, o que ele nos mostra e como nos mostra, e é impossível não notar a qualidade gráfica de Mass Effect 2. Se você teve a oportunidade de jogar o primeiro jogo (do qual falei aqui no blog na semana passada), vai ficar boquiaberto com a evolução dos gráficos aqui em Mass Effect 2. A diferença visual deste em relação ao primeiro jogo é tão grande que é capaz de nos fazer questionar "Estamos MESMO jogando o mesmo jogo"? Sim e não. Sim porque, apesar da turbinada nos gráficos, a identidade visual criada no primeiro Mass Effect permanece aqui, ao lado daquela direção de arte excelente, a qual aprendemos a gostar no jogo anterior; E não porque Mass Effect 2 não se atém somente a melhorar o que foi feito no primeiro. Nada disso, Mass Effect 2 também traz muita coisa nova, uma galáxia muito maior e muito mais cheia de mistérios que aquela que vimos no primeiro jogo, mesmo se tratando da mesma galáxia explorada no outro jogo. Mesmo já tendo mais ou menos 3 anos desde que o jogo foi lançado, os gráficos não envelheceram um dia sequer, ao contrário do primeiro Mass Effect, que hoje em dia já está bastante datado. A navegação do jogo também foi melhorada, trazendo uma interface mais limpa, simples e interativa, diferente daquela interface cheia de menus e submenus do primeiro jogo. A direção de arte atinge o ápice do seu brilho nesta segunda parte da trilogia, introduzindo cenários maiores, novos inimigos e novas raças de alienígenas, todos muito bem representados na tela, principalmente em alta definição. A melhora nos gráficos também possibilitou uma maior atenção da equipe aos detalhes visuais do jogo, que chamam atenção em todos os momentos. Quando estiver jogando, experimente parar e dar uma olhada em volta, curtir os cenários, prestar atenção nas expressões e trejeitos dos personagens ao seu redor. Assim, você conseguirá notar todas as minúcias e nuances que compõem o jogo, e irá se apaixonar por ele cada vez mais durante esse processo. O level design de Mass Effect 2 continua bastante semelhante ao do primeiro, com cenários rodeados de caixas e muretas pra se proteger dos inimigos, mas ME2 ousa mais que seu antecessor, e tenta ao máximo trazer um cenário diferente à cada missão. São novas armas, novos planetas, novos personagens, novos veículos... cada um com suas próprias peculiaridades, e todos ali, esperando para serem explorados por você. Se tiver a oportunidade, não deixe de dar uma olhada no artbook do jogo, que contém as artes conceituais dos personagens e dos cenários vistos em Mass Effect 2. O livro é curto, principalmente em relação ao artbook do jogo anterior, mas vale a pena ser conferido. Em suma, o que temos aqui é criatividade e arrojamento (sim, essa palavra existe, segundo o dicionário do navegador) andando de mãos dadas, nos proporcionando um jogo bonito em todos os sentidos.
A jogabilidade mantém os mesmos pilares estabelecidos no primeiro jogo, porém com algumas alterações. A premissa de Mass Effect era ser um game que funcionasse tanto como shooter em terceira pessoa quanto como RPG, porém, no primeiro jogo, essa balança pendia mais para o lado do RPG, prezando por elementos como a personalização de equipamentos e uma enorme grade de habilidades à serem evoluídas no decorrer do jogo. Mass Effect 2 adiciona mais peso ao lado shooter do jogo, melhorando drasticamente o combate e tornando-o bem mais empolgante que no primeiro Mass Effect. Infelizmente, a personalização livre dos equipamentos, tanto de armas quanto de armaduras, foi praticamente extinta do jogo, dando lugar à um limitado, porém bastante variado, arsenal de armas e armaduras, cujas as quais podem ser encontradas em suas aventuras espaço afora. Cada arma possui uma característica particular, ou seja, você dificilmente encontrará uma arma igual a outra no decorrer do jogo. Você pode encontrar pistolas mais poderosas, porém com munição limitada, ou um rifle sniper com mais balas que o comum, em detrimento do dano causado à cada tiro, que é menor. As armas podem ser trocadas livremente, antes ou durante algumas das missões, adicionando um pouco mais de estratégia de combate no jogo. O novo sistema de munição também contribui para a parte tática da batalha. Agora suas armas têm munição limitada, e você só pode levar consigo um certo número de armas, determinado de acordo com a classe que você escolheu no começo do jogo (Adepto, Vanguardista, Engenheiro, Infiltrador, Soldado ou Sentinela), ou seja, você terá que pensar seus atos antes de concebe-los, senão ficará sem munição no meio de um tiroteio, o que, acreditem em mim, não é lá tão legal. A exploração dos planetas, antes feita através do Mako (o bugre mega-turbinado) em um cenário aberto, foi substituído por um sistema de "scanner de planetas", onde você terá que escanear a superfície dos planetas para encontrar recursos , que deverão ser usados para realizar upgrades na sua nave ou em seus equipamentos. O scanner também poderá indicar missões paralelas, que, à propósito, melhoraram bastante em relação ao jogo anterior. Agora a maior parte delas conta com uma subtrama interessante, muitas vezes adicionando conteúdo relevante para história do jogo. Isso sem contar as recompensas, como equipamentos, recursos e experiência. Mass Effect 2 também exige que você escolha bem seus camaradas na hora da batalha, ainda mais que seu antecessor. A grade de habilidade de ME2 diminui drasticamente em relação à de ME, ou seja, mesmo que queira, você não conseguirá ser autossuficiente para sempre. Qual é a solução? Simples: escolha bem seus aliados. Cada um tem uma habilidade especial e um tipo de munição exclusivos, que não só complementarão as fraquezas do seu personagem, mas também salvarão muito o seu traseiro nas missões onde o bicho pega de verdade. Enfim, é tanta coisa pra se fazer em Mass Effect 2 que você não vai querer terminar de joga-lo antes das 30 horas de jogo. Eu mesmo só consegui zera-lo com 50 horas de jogo, e eu digo a vocês, meus caros desocupados, foram quase as 50 melhores horas mais bem jogadas da minha curta vidinha. Quase.
Mass Effect 2 pode ser muito bonito, cheio de surpresas e novidades interessantes, mas o que brilha mesmo aqui é a trama. Mass Effect 2, assim como citado no comecinho do post, se preocupa em focar no lado sombrio da galáxia, dando muito mais atenção às nuances, aos detalhes escondidos nesta imensidão negra chamada espaço. O visual ajuda muito nesse quesito, sendo o mais obscuro dos três jogos da saga. Como você já deve ter lido na pequena sinopse mais acima, você não está mais brincando do lado dos mocinhos. Não, agora você precisa unir forças à uma organização criminosa que tentou te matar no jogo anterior. Isso significa que você pode jogar o jogo dos caras maus, se adaptando a situação e aproveitando o que puder, ou manter sua integridade e focar seus esforços em salvar a galáxia da ameaça dos Coletores, mesmo que isso signifique aliar-se com criminosos e assassinos. Cabe somente a você escolher que caminho quer trilhar, e Mass Effect preza muito por essas escolhas, ainda mais aqui, em ME2. Milhares podem ser prejudicados, até mesmo você, dependendo apenas da atitude que você decide tomar. Um detalhe importante de Mass Effect 2 é o fato de você poder importar para o jogo o personagem que você criou no primeiro Mass Effect, com a mesma aparência, habilidades, caráter e escolhas feitas no jogo anterior. É bastante recomendável que você jogue o primeiro jogo antes de partir para Mass Effect 2. Não só pelo fato de poder importar seu personagem antigo, mas para um melhor entendimento da trama, já que ME2 se trata de uma sequência direta do primeiro jogo. Como você bem sabe, nem tudo é preto ou branco, e galerinha da Bioware se esforçou bastante para transpor essa realidade para seu jogo. O resultado ainda não é perfeito, mas, ainda assim, é bastante convincente. Você não precisa ser somente malvado ou exclusivamente bonzinho. Por que não ser um pouco de cada? Você pode, a escolha é sua. Mass Effect 2 também introduz um pequeno sistema de decisões imediatas, que, resumidamente, se resume à apertar um ou outro botão em determinada cena, um botão para tomar uma atitude boa e outro para fazer algo ruim. Está interrogando um criminoso e o safado não quer cooperar? Que tal dar um belo sopapo na cara dele pra mostrar quem é que manda? É só esperar até o botão vermelho aparecer no canto da tela, pressiona-lo e ver o cara tomar um belo soco no olho e cuspir toda a informação pra fora de uma vez só. Um de seus aliados está passando por um momento difícil? Pressione o botão azul e console-o. Isso poderá contar pontos na sua relação com seus companheiros de missão, para o bem ou para o mal, e, como tudo no universo e Mass Effect, terá resultados no futuro.
Os personagens se tornaram um fator ainda mais importante em Mass Effect 2. Cada um deles tem uma personalidade bastante particular, tornando-os cativantes de diferentes maneiras. Com o foco maior na obscuridade da trama, foi possível criar personagens que realmente importam para o jogador, fazendo com que você sinta que, quando você está viajando pela galáxia atrás de aliados, você não está apenas montando um mini-exército descartável, mas conhecendo novos amigos. Ou inimigos, só depende de como você decide trata-los. Quanto melhor a sua relação com seus aliados é, melhor será o desempenho deles na hora das batalhas, ou seja, a conversação e a interação são fatores realmente importantes em Mass Effect, principalmente em ME2. Personagens podem morrer se você não tiver sido bacana o bastante com ele ou ela. Grande parte do time recrutado por você em Mass Effect não está presente em Mass Effect 2, mas isso está longe de ser ruim. Para cada personagem "legal" de ME à menos, temos dois personagens excelentes em ME2. Claro, você poderá encontrar alguns de seus velhos companheiros de guerra no decorrer na trama, mas nada se compara ao seu novo esquadrão. Um cientista louco, um assassino, uma guerreira mística, um monstrengo enorme e exageradamente poderoso... você com certeza não viu nada disso no primeiro jogo. É como diz aquele ditado, "em Roma, aja como os romanos". Já que você está do lado dos caras maus, porque não formar um bando composto pelos maiores loucos da galáxia? Com o tempo, você verá que esses loucos não são tão piores que você, que eles também são humanos (ou aliens).
A qualidade dos personagens remete diretamente à dublagem, já entrando na parte sonora do jogo, que, à propósito, foi magistralmente melhorada. A dublagem continua impecável, graças ao elenco de primeira reunido pela Bioware. A trilha sonora agora realmente "existe", diferente do que vimos no primeiro jogo, que era uma trilha tímida, que dava o ar da graça pouquíssimas vezes. Agora temos excelentes temas orquestrados, mesclados com batidas eletrônicas (pra dar um toque "futurista", talvez), que empolgam quando tem que empolgar - principalmente na hora do quebra-pau - e emocionam quando tem que emocionar, principalmente quando usados em alguns diálogos do jogo. Infelizmente, a maior parte das batalhas são tão corridas e frenéticas que você não encontra tempo para prestar atenção na música no momento exato em que ela está sendo tocada no jogo, tendo que apelar para recursos como o YouTube.
Este é um bom exemplo do que você perde enquanto as balas zunem pertinho do seu ouvido:
Enfim galerinha, acho que já falei pra caramba aqui né? Vamos logo pra essa nota que é melhor!
Pra você que não leu o post, aí está -> 9,7 / 10
Eu não acompanhei de perto essa geração que está se acabando, mas tenho certeza de que Mass Effect 2 foi uma das maiores surpresas que ela trouxe. Os pequenos problemas não são nada comparados à tudo que Mass Effect 2 consegue fazer, tanto em termos gráficos quanto em jogabilidade e trama. Você com certeza já deve ter ouvido vários elogios à Mass Effect 2 ao redor do mundo. Isso deixa alguns gamers incrédulos quanto à qualidade do jogo, inclusive este que vos escreve, mas esse ceticismo desaparece quando você para pra jogar Mass Effect 2 de verdade. Os elogios não são a toa, ME2 é com certeza um dos melhores jogos que você irá encontrar nesta geração que agora nos deixa aos poucos.
"Entonce", se você não está procurando apenas um jogo para se divertir, mas também uma experiência que ficará marcada na sua memória por um bom tempo, Mass Effect 2 é a sua escolha!
Ah, e antes de me despedir, fiquem com essa imagem (direto do 9Gag):
Eu não tenho nenhum motivo real pra posta-la aqui. Só aproveitei que ela estava na pasta desse post...
Isso sem contar que ela é bem maneira, não acham? Eu acho...
Até mais, galerinha!
Por Breno Barbosa
Como já é do conhecimento de vocês, (quase) toda semana, um de nós, desocupados que "administram" esta bagaça, traz uma recomendação super maneira
Seguindo a onda da indicação da semana passada, hoje vos trago Mass Effect 2, sequência direta do primeiro Mass Effect e a segunda parte da grande ópera espacial criada pela Bioware. Mass Effect 2 foi lançado em 2010 para Xbox 360, PlayStation 3 e PC.
Pouco tempo depois dos eventos vividos em Mass Effect, o(a) Comandante Shepard e sua tripulação estão dando uma voltinha pelo espaço sideral, em busca de remanescentes dos geth, raça que ameaçava a galáxia no jogo anterior, quando de repente, uma nave desconhecida surge no "horizonte", atacando a Normandy sem nenhum motivo aparente. Grande parte da tripulação consegue escapar, mas Shepard acaba ficando para trás para evacuar os últimos tripulantes. Sem conseguir escapar à tempo, Shepard é lançado ao vácuo, de onde não consegue sair com vida. Shepard está morto(a). Ou assim declarou a Aliança. O corpo de Shepard foi recuperado pela Cerberus, uma misteriosa organização criminosa que combateu Shepard e seus aliados no passado, e que agora consegue trazer o(a) Comandante de volta à vida, dando-o(a) a missão de investigar inúmeros ataques à colônias humanas galáxia afora, causados pelos Coletores (Collectors), uma raça alienígena até então desconhecida por muitos. Porém, para combater essa nova ameaça, Shepard precisa recrutar um poderoso e variado esquadrão de aliados, desde velhos amigos à inimigos do passado, todos unidos sob um único ideal: a Sobrevivência.
Qual é a primeira cosia que notamos ao começar um jogo? Palmas para você que respondeu "gráficos". Sim, a primeira coisa a qual prestamos atenção quando começamos a jogar é o visual do jogo, o que ele nos mostra e como nos mostra, e é impossível não notar a qualidade gráfica de Mass Effect 2. Se você teve a oportunidade de jogar o primeiro jogo (do qual falei aqui no blog na semana passada), vai ficar boquiaberto com a evolução dos gráficos aqui em Mass Effect 2. A diferença visual deste em relação ao primeiro jogo é tão grande que é capaz de nos fazer questionar "Estamos MESMO jogando o mesmo jogo"? Sim e não. Sim porque, apesar da turbinada nos gráficos, a identidade visual criada no primeiro Mass Effect permanece aqui, ao lado daquela direção de arte excelente, a qual aprendemos a gostar no jogo anterior; E não porque Mass Effect 2 não se atém somente a melhorar o que foi feito no primeiro. Nada disso, Mass Effect 2 também traz muita coisa nova, uma galáxia muito maior e muito mais cheia de mistérios que aquela que vimos no primeiro jogo, mesmo se tratando da mesma galáxia explorada no outro jogo. Mesmo já tendo mais ou menos 3 anos desde que o jogo foi lançado, os gráficos não envelheceram um dia sequer, ao contrário do primeiro Mass Effect, que hoje em dia já está bastante datado. A navegação do jogo também foi melhorada, trazendo uma interface mais limpa, simples e interativa, diferente daquela interface cheia de menus e submenus do primeiro jogo. A direção de arte atinge o ápice do seu brilho nesta segunda parte da trilogia, introduzindo cenários maiores, novos inimigos e novas raças de alienígenas, todos muito bem representados na tela, principalmente em alta definição. A melhora nos gráficos também possibilitou uma maior atenção da equipe aos detalhes visuais do jogo, que chamam atenção em todos os momentos. Quando estiver jogando, experimente parar e dar uma olhada em volta, curtir os cenários, prestar atenção nas expressões e trejeitos dos personagens ao seu redor. Assim, você conseguirá notar todas as minúcias e nuances que compõem o jogo, e irá se apaixonar por ele cada vez mais durante esse processo. O level design de Mass Effect 2 continua bastante semelhante ao do primeiro, com cenários rodeados de caixas e muretas pra se proteger dos inimigos, mas ME2 ousa mais que seu antecessor, e tenta ao máximo trazer um cenário diferente à cada missão. São novas armas, novos planetas, novos personagens, novos veículos... cada um com suas próprias peculiaridades, e todos ali, esperando para serem explorados por você. Se tiver a oportunidade, não deixe de dar uma olhada no artbook do jogo, que contém as artes conceituais dos personagens e dos cenários vistos em Mass Effect 2. O livro é curto, principalmente em relação ao artbook do jogo anterior, mas vale a pena ser conferido. Em suma, o que temos aqui é criatividade e arrojamento (sim, essa palavra existe
A jogabilidade mantém os mesmos pilares estabelecidos no primeiro jogo, porém com algumas alterações. A premissa de Mass Effect era ser um game que funcionasse tanto como shooter em terceira pessoa quanto como RPG, porém, no primeiro jogo, essa balança pendia mais para o lado do RPG, prezando por elementos como a personalização de equipamentos e uma enorme grade de habilidades à serem evoluídas no decorrer do jogo. Mass Effect 2 adiciona mais peso ao lado shooter do jogo, melhorando drasticamente o combate e tornando-o bem mais empolgante que no primeiro Mass Effect. Infelizmente, a personalização livre dos equipamentos, tanto de armas quanto de armaduras, foi praticamente extinta do jogo, dando lugar à um limitado, porém bastante variado, arsenal de armas e armaduras, cujas as quais podem ser encontradas em suas aventuras espaço afora. Cada arma possui uma característica particular, ou seja, você dificilmente encontrará uma arma igual a outra no decorrer do jogo. Você pode encontrar pistolas mais poderosas, porém com munição limitada, ou um rifle sniper com mais balas que o comum, em detrimento do dano causado à cada tiro, que é menor. As armas podem ser trocadas livremente, antes ou durante algumas das missões, adicionando um pouco mais de estratégia de combate no jogo. O novo sistema de munição também contribui para a parte tática da batalha. Agora suas armas têm munição limitada, e você só pode levar consigo um certo número de armas, determinado de acordo com a classe que você escolheu no começo do jogo (Adepto, Vanguardista, Engenheiro, Infiltrador, Soldado ou Sentinela), ou seja, você terá que pensar seus atos antes de concebe-los, senão ficará sem munição no meio de um tiroteio, o que, acreditem em mim, não é lá tão legal. A exploração dos planetas, antes feita através do Mako (o bugre mega-turbinado) em um cenário aberto, foi substituído por um sistema de "scanner de planetas", onde você terá que escanear a superfície dos planetas para encontrar recursos , que deverão ser usados para realizar upgrades na sua nave ou em seus equipamentos. O scanner também poderá indicar missões paralelas, que, à propósito, melhoraram bastante em relação ao jogo anterior. Agora a maior parte delas conta com uma subtrama interessante, muitas vezes adicionando conteúdo relevante para história do jogo. Isso sem contar as recompensas, como equipamentos, recursos e experiência. Mass Effect 2 também exige que você escolha bem seus camaradas na hora da batalha, ainda mais que seu antecessor. A grade de habilidade de ME2 diminui drasticamente em relação à de ME, ou seja, mesmo que queira, você não conseguirá ser autossuficiente para sempre. Qual é a solução? Simples: escolha bem seus aliados. Cada um tem uma habilidade especial e um tipo de munição exclusivos, que não só complementarão as fraquezas do seu personagem, mas também salvarão muito o seu traseiro nas missões onde o bicho pega de verdade. Enfim, é tanta coisa pra se fazer em Mass Effect 2 que você não vai querer terminar de joga-lo antes das 30 horas de jogo. Eu mesmo só consegui zera-lo com 50 horas de jogo, e eu digo a vocês, meus caros desocupados, foram quase as 50 melhores horas mais bem jogadas da minha curta vidinha. Quase.
Mass Effect 2 pode ser muito bonito, cheio de surpresas e novidades interessantes, mas o que brilha mesmo aqui é a trama. Mass Effect 2, assim como citado no comecinho do post, se preocupa em focar no lado sombrio da galáxia, dando muito mais atenção às nuances, aos detalhes escondidos nesta imensidão negra chamada espaço. O visual ajuda muito nesse quesito, sendo o mais obscuro dos três jogos da saga. Como você já deve ter lido na pequena sinopse mais acima, você não está mais brincando do lado dos mocinhos. Não, agora você precisa unir forças à uma organização criminosa que tentou te matar no jogo anterior. Isso significa que você pode jogar o jogo dos caras maus, se adaptando a situação e aproveitando o que puder, ou manter sua integridade e focar seus esforços em salvar a galáxia da ameaça dos Coletores, mesmo que isso signifique aliar-se com criminosos e assassinos. Cabe somente a você escolher que caminho quer trilhar, e Mass Effect preza muito por essas escolhas, ainda mais aqui, em ME2. Milhares podem ser prejudicados, até mesmo você, dependendo apenas da atitude que você decide tomar. Um detalhe importante de Mass Effect 2 é o fato de você poder importar para o jogo o personagem que você criou no primeiro Mass Effect, com a mesma aparência, habilidades, caráter e escolhas feitas no jogo anterior. É bastante recomendável que você jogue o primeiro jogo antes de partir para Mass Effect 2. Não só pelo fato de poder importar seu personagem antigo, mas para um melhor entendimento da trama, já que ME2 se trata de uma sequência direta do primeiro jogo. Como você bem sabe, nem tudo é preto ou branco, e galerinha da Bioware se esforçou bastante para transpor essa realidade para seu jogo. O resultado ainda não é perfeito, mas, ainda assim, é bastante convincente. Você não precisa ser somente malvado ou exclusivamente bonzinho. Por que não ser um pouco de cada? Você pode, a escolha é sua. Mass Effect 2 também introduz um pequeno sistema de decisões imediatas, que, resumidamente, se resume à apertar um ou outro botão em determinada cena, um botão para tomar uma atitude boa e outro para fazer algo ruim. Está interrogando um criminoso e o safado não quer cooperar? Que tal dar um belo sopapo na cara dele pra mostrar quem é que manda? É só esperar até o botão vermelho aparecer no canto da tela, pressiona-lo e ver o cara tomar um belo soco no olho e cuspir toda a informação pra fora de uma vez só. Um de seus aliados está passando por um momento difícil? Pressione o botão azul e console-o. Isso poderá contar pontos na sua relação com seus companheiros de missão, para o bem ou para o mal, e, como tudo no universo e Mass Effect, terá resultados no futuro.
Os personagens se tornaram um fator ainda mais importante em Mass Effect 2. Cada um deles tem uma personalidade bastante particular, tornando-os cativantes de diferentes maneiras. Com o foco maior na obscuridade da trama, foi possível criar personagens que realmente importam para o jogador, fazendo com que você sinta que, quando você está viajando pela galáxia atrás de aliados, você não está apenas montando um mini-exército descartável, mas conhecendo novos amigos. Ou inimigos, só depende de como você decide trata-los. Quanto melhor a sua relação com seus aliados é, melhor será o desempenho deles na hora das batalhas, ou seja, a conversação e a interação são fatores realmente importantes em Mass Effect, principalmente em ME2. Personagens podem morrer se você não tiver sido bacana o bastante com ele ou ela. Grande parte do time recrutado por você em Mass Effect não está presente em Mass Effect 2, mas isso está longe de ser ruim. Para cada personagem "legal" de ME à menos, temos dois personagens excelentes em ME2. Claro, você poderá encontrar alguns de seus velhos companheiros de guerra no decorrer na trama, mas nada se compara ao seu novo esquadrão. Um cientista louco, um assassino, uma guerreira mística, um monstrengo enorme e exageradamente poderoso... você com certeza não viu nada disso no primeiro jogo. É como diz aquele ditado, "em Roma, aja como os romanos". Já que você está do lado dos caras maus, porque não formar um bando composto pelos maiores loucos da galáxia? Com o tempo, você verá que esses loucos não são tão piores que você, que eles também são humanos (ou aliens).
A qualidade dos personagens remete diretamente à dublagem, já entrando na parte sonora do jogo, que, à propósito, foi magistralmente melhorada. A dublagem continua impecável, graças ao elenco de primeira reunido pela Bioware. A trilha sonora agora realmente "existe", diferente do que vimos no primeiro jogo, que era uma trilha tímida, que dava o ar da graça pouquíssimas vezes. Agora temos excelentes temas orquestrados, mesclados com batidas eletrônicas (pra dar um toque "futurista", talvez), que empolgam quando tem que empolgar - principalmente na hora do quebra-pau - e emocionam quando tem que emocionar, principalmente quando usados em alguns diálogos do jogo. Infelizmente, a maior parte das batalhas são tão corridas e frenéticas que você não encontra tempo para prestar atenção na música no momento exato em que ela está sendo tocada no jogo, tendo que apelar para recursos como o YouTube.
Este é um bom exemplo do que você perde enquanto as balas zunem pertinho do seu ouvido:
Pra você que não leu o post, aí está -> 9,7 / 10
Eu não acompanhei de perto essa geração que está se acabando, mas tenho certeza de que Mass Effect 2 foi uma das maiores surpresas que ela trouxe. Os pequenos problemas não são nada comparados à tudo que Mass Effect 2 consegue fazer, tanto em termos gráficos quanto em jogabilidade e trama. Você com certeza já deve ter ouvido vários elogios à Mass Effect 2 ao redor do mundo. Isso deixa alguns gamers incrédulos quanto à qualidade do jogo, inclusive este que vos escreve, mas esse ceticismo desaparece quando você para pra jogar Mass Effect 2 de verdade. Os elogios não são a toa, ME2 é com certeza um dos melhores jogos que você irá encontrar nesta geração que agora nos deixa aos poucos.
"Entonce", se você não está procurando apenas um jogo para se divertir, mas também uma experiência que ficará marcada na sua memória por um bom tempo, Mass Effect 2 é a sua escolha!
Ah, e antes de me despedir, fiquem com essa imagem (direto do 9Gag):
Eu não tenho nenhum motivo real pra posta-la aqui. Só aproveitei que ela estava na pasta desse post...
Isso sem contar que ela é bem maneira, não acham? Eu acho...
Até mais, galerinha!
Por Breno Barbosa
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