sábado, 5 de janeiro de 2013

Se não leu, leia! - Ansatsu Kyoushitsu (2012)

Todo dia é um novo dia para Korosensei morrer.



Editora: Shueisha
Gênero: Shounen
Autor: Yuusei Matsui
Capítulos: 26 e continuando
Ano: 2012


Todo este post pode conter spoilers (mas vou tentar não fazer isso)

Em colégios normais, temos aulas de matemática, física, química, português e etc. Temos os melhores da classe, assim como os piores. Professores que amamos e que odiamos. Agora, insira um alienígena que lembra um polvo, se move na velocidade Mach 20 e possui ilimitadas habilidades, sendo capaz até mesmo de destruir a Lua, que acaba se tornando um professor. É dessa forma que a classe 3-E, tida como um reduto de péssimos alunos, deve conviver. Devido a um trato feito entre as Nações Unidas e o Alien, apelidado por seus alunos de Koro-sensei (Professor "Imatável"), que se dentro de 1 ano ele ainda não tiver sido assassinado, ele destruirá a Terra. Porém, nesse período, ele deve lecionar para uma turma de alunos, que tem total permissão para assassiná-lo, sendo que o Koro-sensei não pode ferí-los. E como um estímulo extra, quem matá-lo, ganhará 10 Bilhões de Yenes. Será que alguém consegue matar Koro-sensei antes do prazo? Ele realmente irá destruir o mundo? E por que ele resolveu aceitar esse trato?  Descubra nos capítulos de Ansatsu Kyoushitsu       (Assassination Classroom).

Se alguém me contasse essa sinopse, eu consideraria esse mangá no mínimo passável. Por cima, a história é bem nada a ver, pegando diversos elementos e jogando tudo no liquidificador. E foi o que achei nas primeiras páginas. O traço não me prendia também, devido a ser tão genérico. E saber qual o sexo do protagonista? Isso levou um tempo. Pôxa, o cara tem um cabelo feminino! Me senti o próprio Professor Carvalho. Não sei nem o motivo que me levou a continuar a ler esse mangá, talvez apenas curiosidade. Fato é que estou feliz em ter prosseguido.


Se tem alguém que toma o palco para si só, esse alguém é Koro-sensei. Ele tem diversas habilidades, movimenta-se na velocidade Mach 20, pode se regenerar e é extremamente inteligente. Suas atitudes inesperadas também o fazem único. Ele não apenas sobrevive às inúmeras tentativas de assassinato, como também aprimora seus alunos, fazendo-os melhores assassinos. Mas ele não apenas busca melhorar a forma deles de matar, ele também ajuda com as matérias normais, usando uma técnica bem interessante, que é elaborar atividades individuais para cada aluno, misturando suas fraquezas com seus pontos fortes, ajudando-os a superar os obstáculos. Koro-sensei é um grande professor, e isso é fato. Seu humor varia junto com sua pele, tons mais claros são emoções mais suaves, enquanto tons mais escuros normalmente estão relacionados a raiva. Infelizmente, não é fácil diferenciar tons em um mangá (que é, na maioria das vezes, preto e branco). Mas não se apegue muito a essa ideia da pele dele mudar com humor, pois ele pode fazer isso por vontade própria também.

Os outros personagens ficam à sombra de Koro-sensei, inclusive o protagonista, Shiota Nagisa, um garoto magro de cabelo estranho, que anota tudo que acha importante sobre Koro-sensei, inclusive as fraquezas demonstradas por ele. Suas anotações podem vir a ser importantes para matar Koro-sensei no futuro, principalmente com a ajuda de Karma Akabane, um aluno que tem uma grande mágoa de seu professor antigo e acaba descontando em todos os outros professores. Apesar disso, ele é um rapaz gentil com seus colegas de classe, e sempre inventa maneiras de matar Koro-sensei. A maioria dos outros alunos vem tendo participações menores, mas como o mangá ainda está no começo, é possível que isso mude mais à frente. Koro-sensei não é o único professor estranho da classe 3-E. O Ministro da Defesa do Japão,  Tadaomi Karasuma, também faz parte do corpo docente da escola, mas está lá apenas para vigiar nosso alienígena. E a professora de línguas, a assassina contratada que atende pelo nome de Irina Jelavic, carinhosamente chamada de Bitch-sensei (professora "mulher da vida"). Vale ressaltar que os alunos restantes da classe tem seus próprios dramas sendo desenvolvidos com o desenrolar da trama, mas como o mangá ainda está no começo, temos tempo de ver como eles serão aproveitados.


Como já disse, o traço está longe de ser marcante. Os personagens secundários são bem genéricos. O que acho interessante é que todos os alunos que não são da classe 3-E são feios. Alguns tem um narigão capaz de sugar todo o oxigênio da Terra em 5 segundos. Vale ressaltar que este mangá não apela pra artifícios como o ecchi (gênero de mangá um pouco mais "picante"), as referências sexuais presentes nele são usadas apenas para os assassinatos, normalmente usadas pela Bitch-sensei.

O humor do mangá vem das habilidades de Koro-sensei e como ele as usa, surpreendendo a todos. Quando estava sendo perseguido por um caça, ele simplesmente poliu o avião pois achou que ele estava meio feiinho. Quando Koro-sensei não está fazendo uma dessas presepadas, ele está fazendo outras dez. E apesar de seu intelecto e velocidade superiores, ele ainda falha como se fosse humano, sendo tarado ou simplesmente se atrapalhando com algo do tipo.

O ponto sério do mangá são os percalços psicológico que a classe 3-E sofre. Ser tachada como a pior turma já é algo ruim, mas servir como motivo para os alunos "melhores" ( sim, entre aspas, pois nota não necessariamente define o caráter) se motivarem a estudar. Ser tratado como lixo, a escória e ter ouvido de seus professores antigos que você não vale a pena, não faz maravilhas na cabeça de ninguém. A auto-estima dos alunos da classe 3-E  está inferior ao solo, chegando no Hades. Mal sabem os coitados que estão sendo vítimas de um sistema escolar que não se importa com eles. Mas isso começa a mudar com a influencia de Koro-sensei, que como professor é muito bom. Ele dá o máximo de si para que seus alunos percam de vista essa coisa de ser a pior classe e pensem no seu futuro.


Agora um momento totalmente pessoal que pode ou não estar certo sobre o mangá.

Se olharmos bem, podemos notar que Yuusei Matsui (o autor) parece estar usando o alienígena como um esconderijo para o que ele realmente quer mostrar, que no caso de Koro-sensei, é um professor modelo. Um professor que se esforça por seus alunos e busca aperfeiçoa-los cada vez mais. E ele não se importa com que seus alunos queiram matá-lo, apenas continua dando suas aulas normalmente, assim como aperfeiçoando os métodos de matar dos seus alunos, mesmo que isso custe sua vida. Isso se torna um pouco mais claro quando Koro-sensei mostra que vive com um salário de um professor até o fim do mês, e as vezes acaba antes ou não é suficiente. Em outro ângulo, temos Nagisa, um aluno que sente na pele o preconceito gerado pela situação em que se encontra. Creio que Nagisa esteja fazendo o mesmo papel do leitor, como observador, ao mesmo tempo que é o humano mais recorrente do mangá. E falando de humanidade, Koro-sensei é mais humano do que muita gente nesse mangá. [Insira spoiler sobre personagem chave aqui].

Eu recomendo este mangá não só pela diversão, mas também por ele me ter feito perceber algo que eu havia esquecido h´a algum tempo, que é o esforço que os bons professores tem para ajudar seus alunos e o quão maltratados eles tem sido no nosso país. Se você tiver um professor desses, diga a ele. Apesar de não parecer, eles também são humanos e gostam de elogios.

Sobre o mangá, se você se interessou e desejar ler, a galerinha da Shin Sekai vem trazendo os capítulos semanalmente, com uma tradução/adaptação muito boa. Vale a pena dar uma conferida.

Site -> Shin Sekai
Primeiro Capítulo -> Capítulo 01 de Ansastsu Kyoushitsu


Então sejam legais com seus professores, ou eles podem destruir a Terra.

Por Angelo, que também ensina a matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário