sábado, 5 de janeiro de 2013

Cinema - James McAvoy gostaria de viver Gandalf em O Silmarillion

Pô James, já não basta ser o Professor Xavier?




 E aí galerinha desocupada, tudo beleza? A quanto tempo não é? Não vos trago uma postagem legal desde o ano passado, dia 29 de Dezembro, pra ser mais exato... Mas não se preocupem (ou sim, se preocupem), cá estou eu de volta, para vossa tristeza alegria!

Enfim, vamos ao que interessa. Em uma entrevista à revista gringa Total Film, o ator James McAvoy (o jovem Professor Xavier, de X-Men Primeira Classe) disse que gostaria de interpretar o mago Gandalf em sua juventude, em uma possível adaptação de O Silmarillion para o cinema.

Pra quem não conhece, O Silmarillion é uma coleção de relatos escritos por J. R. R. Tolkien (criador de O Hobbit e O Senhor dos Anéis) sobre a origem da Terra Média, assim como de todos os povos que nela habitam. Por se tratar de uma obra incompleta, o livro foi adaptado e publicado postumamente pelo filho de Tolkien, Christopher Tolkien. Se você se interessou pelo Silmarillion, pode conferir um post bem legal (escrito por este que vos escreve) sobre o livro clicando aqui.

Infelizmente para o ator, todos os direitos relacionados ao Silmarillion estão sob a guarda de Christopher Tolkien, que já declarou que nunca negociaria os tais direitos para a realização de uma adaptação para cinema, seja lá qual fosse a quantia. Segundo ele, O Silmarillion está de certa forma ligado a vida de seu pai, contendo uma grande parte de suas reflexões e devaneios durante seus dias sobre esta terra, o que é uma pura verdade. A maior prova disso é o conto sobre o casal Beren e Luthien, que nada mais é uma "adaptação" de seu árduo romance com sua esposa, Edith Tolkein. O conto reflete tanto esse romance que na lápide de Tolkien e Edith está escrito Beren e Luthien, respectivamente.


Sobre os diretos necessários para uma possível adaptação, o mesmo já ocorreu com O Hobbit, que também estava sob a guarda ferrenha de Christopher Tolkien, que posteriormente acabou cedendo aos encantos do ouro para que hoje pudéssemos ver a primeira grande obra de Tolkien nos cinemas. Nada impede de que aconteça o mesmo com O Silmarillion, mesmo com todo o valor sentimental que Christopher diz ter sobre a obra.

Em minha humilde opinião, acho que o livro seria melhor adaptado em uma série para TV. Toda a obra é bem dividida em contos e relatos, o que facilitaria bastante na hora de preparar o roteiro para os episódios. Conta-las de um modo linear no cinema (provavelmente em mais uma trilogia, já que trilogias dão dinheiro) seria deturpar, de certo modo, a obra, que foi feita para ser apreciada em partes, separadamente. Isso sem contar que não se sabe ao certo se Peter Jackson (responsável por levar as obras de Tolkien para as telonas) toparia mais uma dose de Terra Média em sua carreira, que, basicamente, é composta apenas por adaptações de livros de Tolkien. Jackson se encaixaria melhor como produtor do seriado, ao lado de toda sua equipe da WETA Digital. Não custa nada dar a outros diretores uma chance de brilhar nas telinhas, dirigindo os episódios do tal seriado.

Agora, acho que o senhor James McAvoy deve ter se confundido um pouco. Em momento algum - pelo menos na versão do Silmarillion que eu li - Gandalf é relatado no livro. Talvez o ator esteja se referindo a Contos Inacabados, outra obra de Tolkien publicada postumamente, que se trata de uma coletânea de contos (ainda inacabados, como sugere o título) que o autor guardava em vida. Em Contos Inacabados é contado um pouco sobre a origem e o propósito não só de Gandalf, mas de todos os outros magos que foram enviados pelo grande criador Eru para proteger a Terra Média. 

Por falar em Contos Inacabados, uma pequena curiosidade: boa parte do conteúdo do livro está sendo usado no roteiro da trilogia cinematográfica O Hobbit, de Peter Jackson, para complementar a aventura de Bilbo Bolseiro e da companhia dos anões de Thorin Escudo de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário