domingo, 27 de janeiro de 2013

Se não jogou, jogue! - Super Mario World (SNES)

El bigodón em sua primeira aventura no Super Famicom.


Produtora & Distribuidora: Nintendo
Ano: 1990 (Junto com o Super Nintendo)
Gênero: Plataforma

Após salvar todo mundo em Super Mario Bros. 3, Mario,Princesa Toadstool (depois chamada de Peach) e Luigi decidem tirar férias na terra dos dinossauros, um lugar paradisíaco e calmo. Porém, a princesa novamente some e os irmãos devem salvá-la. Em sua busca, os irmãos Mario descobrem que tudo isso é culpa de Bowser, que usando seu exército Koopa, tomou a terra dos dinossauros. Em sua jornada, Mario e Luigi conhecem Yoshi, um dinossauro que, assim como o resto de seu povo, foi aprisionado em um ovo. Agora, eles devem lutar contra os lacaios de Bowser até enfrentar e derrotar o próprio, em uma batalha que fará o universo tremer (* Breno -> Guerreiros são guerreiros, nas estrelas é que está seu tesouro... E é nas constelações que a luta vai começar, aqui o bem e o mal até um deles ganhar. Silêncio nas Estrelas! Um grito ecoando no aarr.... Pégaso, guia pro bem teu guerreiro, Gelo, Dragão e os guerreiros, Cavaleiros do Zodíacoooo... Clássico! *).

Super Mario World...
 quem nunca ouviu falar das façanhas do encanador mais famoso do mundo e de seu irmão? Maior que essa fama só a "sequestrabilidade" da Princesa Peach. É sério galera, já tá mais do que na hora de essa mulher ter uns seguranças 24h. Tudo bem que ela é uma princesa delicada e mi-mi-mi, mas tá na hora de aprender kung-fu defensivo. E o Bowser também, parece até que só tem uma mulher no mundo. Tudo é Peach pra ele. Vira homem, dinossauro stalker! Devaneios à parte, Super Mario World chegou de voadora no mercado dos games, seja porque é um dos primeiros jogos que vieram com o Super Famicom (Super Nintendo), seja porque é lindão. E ajudou a jogar mais lenha na fogueira da batalha SEGA VS Nintendo. E meus amigos, o incêndio foi geral.

Até tu, Luigi?

A Nintendo queria mostrar o poder do Super Nintendo, não é a toa que Super Mario World era o jogo que acompanhava o console na época. Mesmo tendo sido lançado no começo da vida do Super Nintendo, ele figura sempre na lista dos melhores jogos do console.O jogo é lindo, e isso é bem óbvio. A paleta de cores é muito bem utilizada, trazendo assim um jogo muito colorido e chamativo. O efeito parallax é bem raso, pois optaram por não usar tantas camadas diferentes. É tão bom ver tantas fases diferentes, tantas variações, mas que quando joguei novamente me pareceram curtas. Seria a minha idade? Estou ficando velho assim? Infelizmente, nem tudo são florzinhas de fogo, e o jogo sofre de alguns slowdowns terríveis. Para você que é tão leigo quanto eu, slowdown é uma câmera lenta que não é legal, onde seu personagem quase não sai do lugar. Terriblé. (* Breno -> "Terriblé" é o seu francês... *)

As músicas e efeitos sonoros de SMW estão num primor só, parece até que o tempo não passou. A música se ambienta bem ao... ao... ambiente? É, vai assim mesmo. Seja numa floresta com um tom mais alegre ou numa casa fantasma com algo mais assustador, as músicas sempre dão o toque a mais que o cenário necessita.


Como plataforma, SMW foi muito influenciado por Super Mario Bros.3. Isso se faz presente com a nova habilidade que Mario & Luigi ganham: a Cape Feather, ou em termos nacionais, a peninha. Ela dá o poder de voar para os encanadores, então cada vez que você olhar para um encanador e ele estiver voando, tenha certeza de que ele está usando uma pena mágica. Mas a peninha não foi a única adição do jogo, também tivemos o poderoso dinossauro Yoshi, como mais um dos companheiros de Mario. Yoshi é capaz de engolir quase qualquer coisa, e, em alguns casos, quando come cascos, ele ganha habilidades diferentes. Seja cuspir fogo, causar terremotos ou voar, Yoshi é sempre é útil. E quando tudo parecer perdido, ele pode ser sacrificado pra você pular mais alto. Para você, meu amigo fashion, que quer sempre estar na moda, temos uma variedade de cores de Yoshis. Vermelho, Verde, Azul e Amarelo, e não esqueça: pagando mais 100 moedas de ouro você ganha uma sela personalizada com os dizeres que você quiser (* Breno -> Se o jogo fosse da Capcom, eles iriam lançar outra versão do jogo só pra colocar essas cores. E a sela personalizada. *). Cada Yoshi (que não o verde) possui uma habilidade especial com qualquer casco. O vermelho cospe fogo, o azul voa e o amarelo causa tremores de 6.7° na escala Ritcher. Outra adição de SMW foi a capacidade de ter dois power-ups ao mesmo tempo, sendo que um fica de reserva, com a possibilidade do jogador trocar quando quiser. Ocorre também quando o jogador é atingido pelo inimigo.

Tem um encanador nessa imagem. Adivinha onde.

Alguns elementos clássicos fazem seu retorno, como a florzinha (Fire Flower) e a maior parte dos inimigos. Não é como se Super Mario precisasse de novos inimigos sempre, já que o modo de derrotá-los é sempre o "pula na cabeça" (dá uma agachadinha e vai descendo gostoso...). O level design é bom, e permite ao jogador ir aprendendo a jogar melhor, pois as fases do começo são bem simples, e com o passar do jogo elas vão se dificultando. Para manter o jogo vivo por mais algum tempo, a Nintendo optou por colocar não só uma, mas duas áreas especiais, a estrelinha e o... bem... Especial, onde residia a fase mais cruel de todas, Tubular.

Com um bom nível de dificuldade - nada tão alto - e com um ótimo uso das cores e do encaixe das músicas, Super Mario World poderia ter sido o melhor jogo de Super Nintendo, mas os frequentes slowdowns acabam obscurecendo este clássico, fazendo-o ser "apenas" um integrante do top 10 do Super Nintendo.



Born to be Wild

Nenhum comentário:

Postar um comentário