segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Games - NVIDIA anuncia video game portátil

Até tu, NVIDIA?



E aí galerinha desocupada, tudo em paz com vocês?

Pois é meus queridos e queridas, pra quem não anda muito por dentro das novidades do mundo da tecnologia (como eu),  logo mais no dia 8 de Janeiro (amanhã), terá início a Costumer Eletronic Show, conhecida carinhosamente como CES, lá em Las Vegas. Como o nome já diz, a CES tem como principal objetivo apresentar as novas tendências e produtos do mundo da tecnologia em geral, incluindo aí dispositivos móveis, computadores pessoais e, por que não, video games.

Como todo bom evento, a CES 2013 inciará oficialmente na terça do dia 8 de Janeiro, mas as novidades das grandes empresas lá presentes já começam a chegar dois ou três dias antes do início das "festividades".

Como foi o caso da nossa querida NVIDIA (patrocina nós!), conhecida por muitos como o principal antro de hardware para PC Gamers, principalmente no que diz respeito a placas de vídeo. Pois é, a grande fabricante de placas de vídeo decidiu tentar a sorte em um novo tipo de mercado: o dos games. Batizado de Project Shield, a nova empreitada da NVIDIA trata-se de uma mistura peculiar de joystick (bem semelhante ao de Xbox 360) e video game portátil, que rodará jogos para Android e PC, este último através de tecnologia streaming.


O Project Shield contará com um processador Tegra 4 (invenção própria da empresa), baterias de lítio com duração de até 38 horas, Wi-Fi (é claro), portas HDMI, micro-SD e micro-USB e uma entrada para fones de ouvido. O portátil também conta com uma tela multitoque de 5 polegadas, com resolução de 1280x720 em HD. E se você é daqueles que não gosta de jogar na tela pequena, o Project Shield também permite que você jogue em televisões de alta definição, de até 4K.

O novo portátil usará como Sistema Operacional o Android, "puro e simples", como dito no anuncio oficial do console, e terá acesso a todos os recursos do sistema criado pelo Google, desde aplicativos à jogos que são lançados para Google Play Store. O Project Shield também permitirá que os usuários joguem seus jogos de PC, acessando remotamente - via streaming - a sua biblioteca de games da Steam. Porém, para isso, o usuário precisará de um PC munido de uma placa de vídeo da série GForce GTX (outro produto da NVIDIA).

Pra quem não sabe como funciona esse tal de streaming, é mais ou menos assim: o jogo é renderizado em uma máquina remota, geralmente através de um sistema de Nuvens, e é executado diretamente no seu computador (ou televisão. Corrijam-me se eu tiver falado alguma besteira). De um modo mais simples, é como se o seu amigo executasse um jogo no computador dele e você jogasse diretamente no seu. Todos os requerimentos de hardware necessários para rodar o jogo ficam por conta dele, e você fica com a melhor parte: a diversão. Bem legal né?

O console portátil da NVIDIA ainda não tem preço nem data de lançamento oficiais.

Se você quer saber mais sobre o Project Shield, você pode assistir à apresentação completa do console na CES 2013 aqui embaixo:


Pois é galerinha, mais uma grande empresa do ramo da tecnologia está adentrando no mundo dos games. Dentre muitas outras, tivemos a Sony com o PlayStation, a Microsoft com o Xbox e, de uns tempos pra cá, o Oyua, que conta com o co-criador do Xbox, Ed Fries, em sua equipe. Assim como o Project Shield, o Oyua também usa Android como Sistema Operacional.

Cada vez mais, o mercado de games vem ficando mais concorrido. E não é a toa, afinal, pra quem não sabe, o mercado de video games é um dos mais rentáveis atualmente.

Eu realmente não sei se o Project Shield vai vingar de verdade. De uma forma bastante resumida, ele nada mais é do que um PC portátil, e que PC Gamer nunca sonhou em poder jogar seu querido Call of Duty no conforto de seu "trono"? Por outro lado, acho que o Project Shield não atrairá muito os usuários de smartphone, que se divertem com seus celulares de uma maneira mais casual, bem diferente dos gamers - no sentido literal da palavra. Enfim, vejamos no que vai dar.

Por Breno Barbosa, via UOL Jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário