domingo, 14 de outubro de 2012

Se não jogou, jogue! - Sonic Generations (PC)

O melhor Sonic de todos os tempos, pronto falei!


E aí galerinha desocupada, tudo beleza com vocês?

Como já é de praxe, se não na sexta-feira, todo domingo é dia de uma recomendação batuta aqui no blog, e essa semana não é exceção!

E hoje, vos trago esta pérola que se chama Sonic Generations, lançado em Novembro de 2011 (um jogo "novo") para Xbox 360, PS3, PC e Nintendo 3DS.

Na trama do game, Sonic está comemorando seu aniversário de 20 anos ao lado de seus melhores amigos, quando de repente, uma estranha criatura surge dos céus e rapta Sonic e sua turma. Ao acordar, o ouriço azul percebe que está em uma nova realidade, imersa na cor branca até onde a vista alcança. Em alguns pontos dessa dimensão, estão presentes também vários estágios já explorados pelo borrão azul em seu passado, e em cada um deles havia um de seus companheiros petrificados. Sua missão é se aliar ao seu eu do passado, que também foi transportado para aquela dimensão branca, salvar todos os seus amigos e descobrir o que diabos era aquela tal criatura e por que ela os levou para aquela dimensão. Como você fará isso? Do único jeito que o(s) ouriço(s) azul(is) faz(em) melhor: correndo!


Graficamente, Sonic Generations é belíssimo, um verdadeiro deleite visual, seja você um fã de longa data do borrão azul ou não. Sério: Sonic Generations não perde em gráficos para muitos desses jogos que fazem bastante sucesso hoje em dia, como Uncharted e God of War, por exemplo. Claro, levando em conta o contexto de cada um. Afinal, se fossemos analisar Generations pelo realismo presente em ambas as franquias citadas agora há pouco, ele perderia de lavada. O fato de termos dois Sonics à nossa escolha só aumenta as qualidades deste jogo, principalmente no que diz respeito ao design das fases. Sonic Generations não tem nenhuma, repito, NENHUMA, fase própria com exceção à fase final. Isso é ruim? Em teoria, sim, mas na prática não chega nem perto de ser uma desvantagem. Lembra da clássica Green Hill Zone, de Sonic The Hedgehog de Mega Drive? Ela também está presente aqui. Agora imagine a sua reação, como bom fã de Sonic que eu suponho que você é, ao re-jogar a fase no começo do jogo, com o Sonic gordinho clássico. "Nossa, que saudades dessa fase! Olha como ela fica bonita em 2,5D e em HD!", ou mais ou menos isso. Agora imagine a sua reação, como bom fã de Sonic que eu sei que você é, ao jogar Green Hill Zone com o Sonic moderno e magrinho. Claro, depois da má fama que a Sega construiu pra ele nos últimos anos, você vai começar a fase com os dois pés atrás, mas ao final dela sua reação vai ser mais ou menos essa: (clique aqui para ver sua reação). "MINHA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, O QUE FOI ISSO QUE EU ACABEI DE JOGAR?!?!", ou algo parecido. Pelo menos foi desse jeito que eu reagi na primeira vez em que joguei Sonic Generations. O design das fases também muda de acordo com o Sonic que você escolhe. Caso escolha o clássico, a fase será toda no clássico e querido 2D dos Sonics de Mega Drive, com algumas pitadas de elementos 3D pra dar um charme a mais. Caso você escolha o Sonic moderno, a câmera vai paras as costas do ouriço em um 3D magnífico, trazendo todos os elementos positivos (e alguns negativos também) dos últimos jogos do ouriço azul dos últimos anos, inclusive a transição 3D-2,5D de Sonic Colors para Wii. Isso sem contar que, na jogabilidade moderna, o novo Sonic faz valer a alcunha de borrão azul. Literalmente. Infelizmente, você terá que deixar todo o visual belíssimo e bem trabalhado dessas fases pra trás, já que o que conta em Sonic é correr o mais rápido que você pode.


Como eu disse antes, Sonic Generations traz o melhor dos dois Sonics, tanto o clássico quanto o moderno, e isso se aplica também à jogabilidade. É emocionante re-jogar todas as fases clássicas e mais marcantes dos últimos 20 anos de Sonic na jogabilidade original, em 2D, mas acredite: você não vai querer saber de nostalgia quando re-jogar essas mesmas fases com a jogabilidade moderna. Pode parecer uma tremenda heresia da minha parte, mas deixe de lado a sua nostalgia, largue mão de ser um saudosista xiita e curta todo o dinamismo e beleza de Sonic em 3D. A característica principal de Sonic é a velocidade, e convenhamos: não dá pra sentir o vento batendo na cara e a realidade se distorcendo ao seu redor em 2D. Até as batalhas contra rivais e chefes são mais legais com a jogabilidade moderna. Pena que essas últimas são bastante escassas em Generations, mas há mais para se ver no decorrer do game. Além da linha principal de fases da trama do jogo, existem também as fases bônus, que podem ser jogadas tanto pelo Sonic moderno quanto pelo clássico, onde o jogador passa por diversas missões diferentes, desde atravessar uma fase com a ajuda de um companheiro recém-liberto até correr o mais rápido que conseguir em um estágio dentro de um tempo determinado. E se isso não é o bastante pra aumentar o fator replay do jogo pra você, você também pode tentar pegar os anéis vermelhos escondidos em cada fase. Cada uma contém 10 anéis vermelhos, 5 para cada Sonic, e ao adquiri-los, você desbloqueia artes conceituais do game e também a trilha sonora, que disputa o posto de maior destaque do jogo com os gráficos e a jogabilidade. Porém, um jogo ótimo não seria um ótimo jogo sem seus defeitos. Depois de se acostumar com o Homing Attack (um "pulo teleguiado") do Sonic moderno, acertar os pulos em cima dos inimigos com o Sonic clássico fica bem mais chato. Algumas sequências de plataforma com o Sonic moderno também não estão totalmente caprichadas. Algumas fases costumam cortar o barato da velocidade arrepiante com alguns batentes chatos ou inimigos que você não consegue ver devido a rapidez do borrão azul. E são nesses pequenos errinhos que você perde uma vida, ou até mesmo um continue, em uma fase qualquer. Mas isso não é nada comparado a diversão que Sonic Generations oferece.

Não tem como decidir qual é o atributo de maior destaque em Sonic Generations, mas se tem um que merece a sua atenção um pouco mais que os outros, esse é a trilha sonora. Já que todas as fases são estágios de games antigos do ouriço azul, as musicas não podiam ser diferentes. Cada fase conta com uma atualização em seus temas, e o remix das músicas mudam de acordo com o Sonic escolhido, ou seja, cada fase tem no mínimo duas versões do mesmo tema. Isso sem contar a versão da Dimensão Branca, que é um remix mais calmo e arrojado do tema da fase em que você se encontra. E não para por aí, algumas fases bônus contam com temas próprios também, e tudo isso é destravável e ouvível dentro do próprio jogo, o que é uma tremenda mão na roda. Mas se mesmo assim você não está satisfeito, você pode também correr atrás e comprar a trilha sonora do jogo, que contam com nada menos que 3 discos. Praticamente tudo relacionado a som do jogo está contido neles, ou seja, se você amou cada "dó", "ré" ou "mi" desse jogo (assim como este que vos escreve), basta adquirir os CDs e ser feliz pelo resto das suas vidas. E, pra mostrar pra vocês um gostinho do que vos espera em Sonic Generations, vou deixar aqui três versões da minha fase favorita, a City Escape, de Sonic Adventure 2 para Dreamcast. Escutem aí:

Versão Clássica:


Versão Moderna:


Versão Dimensão Branca:


Um primor não é? Eu sei que sim.

Então galerinha, acho que já foi o bastante né? Hora daquela boa e velha nota!

Aí está -> 9.8/10

Ainda que tenha mais qualidades que defeitos, Sonic Generations ainda conta com alguns poucos erros que atrapalham uma parte ou outra da experiência, mas nada que atrapalhe o game em geral. Se você se diz um fã de Sonic ou se nunca ouviu falar no borrão azul, Sonic Generations não é só a melhor escolha, mas também o melhor jogo do ouriço azul já criado até então. Que os saudosistas atirem pedras e amaldiçoem esse blog, mas Sonic Generations é sim o MELHOR SONIC DE TODOS OS TEMPOS!

Portanto, se você ainda não jogou, corra atrás e jogue esta maravilha de jogo!

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário