terça-feira, 13 de maio de 2014

Cinema - Revelado o visual do Batman de Ben Affleck

Uma pitada de déjà vu.




Salve, galerinha desocupada! Há quanto tempo não nos vemos por aqui, não é mesmo?

Como muitos de vocês já devem saber — e se não sabem, envergonhem-se! —, a Warner Bros. já começou as filmagens de Batman VS Superman (título provisório), sequência direta de O Homem de Aço, de 2013, ainda sob a direção de Zack Snyder, que, hó pouco tempo atrás, foi confirmado como o diretor da vindoura adaptação da Liga da Justiça para as telonas, ainda sem data definida. Batman VS Superman estrearia no ano que vem, 2015, mas a Warner resolveu jogar com segurança — já que, se resolvesse lançar seu próximo grande filme no ano que vem, teria que competir diretamente com Os Vingadores 2 e Star Wars VII, ambos pertencentes a Disney, atualmente — e remarcou a estreia do longa para Maio de 2016, ao lado de Animais Fantásticos e Onde Habitam, adaptação do livro homônimo de J. K. Rowling (aquela, do Harry Potter, lembra?), que também será produzido pela Warner. Nunca ouviu falar? Eis AQUI um post inteirinho sobre a bagaça!

Ok, feitas as devidas apresentações, podemos ir para o assunto que realmente interessa!

Ontem, segunda-feira do dia 12 de Maio de 2014, Zack Snyder resolveu postar em seu Twitter pessoal uma foto do que seria um pequeno teaser do novo batmóvel. Confiram aí:

Direto do IGN


Além da foto, Snyder também prometeu que mostraria mais do possante do homem-morcego no dia seguinte — que, no caso, seria hoje — com a frase "Será que está na hora de puxar o pano? Amanhã, talvez?".

Chegado o grande dia, eis que Zack Snyder mantem-se fiel à sua promessa e não só puxa o pano por cima do carango, mas também mostra o próprio Ben Affleck em seu traje de Cavaleiro das Trevas. Literalmente. Dá só uma olhada:


Ainda não é possível ver o novo traje com 100% clareza na foto liberada por Snyder, mas pelo que nos foi mostrado, dá pra notar uma grande semelhança o traje elaborado por Frank Miller para sua HQ, O Cavaleiro das Trevas, um dos mais aclamados títulos do homem-morcego (do qual já falamos AQUI). Os chifres (ou orelhas, se preferir) estão consideravelmente menores, em contraponto ao símbolo do morcego no peito do herói, que está consideravelmente maior. A armadura de kevlar adotada por Christopher Nolan em sua trilogia dá lugar ao clássico colante, usado por muitos super-heróis nas HQs (inclusive pelo próprio Batman). Além disso, podemos notar um aparente preparo físico especial de Ben Affleck para o papel. Particularmente, esse detalhe remete bastante ao físico do personagem na série de games Arkham, onde — graças a Unreal Engine — o cavaleiro das trevas é tremendamente forte. Eis aqui uma pequena comparação:


O novo uniforme mal foi liberado e a galerinha da internet já começou a fazer arte. Confiram algumas aqui em baixo:

Créditos ao Legião de Heróis


Créditos ao Pauta Livre News


Créditos ao Jurassicast


Particularmente, acho que as melhores artes relacionadas ao novo uniforme estão no The Verge, que transformou o Batman de Ben Affleck no Sad Batman ("Batman #Xatiado", numa tradução mais informal). Caso queira conferir mais, basta clicar na imagem aqui em baixo e você será teleportado diretamente para a página do The Verge, onde existem algumas outras montagens do homem-morcego tristonho.

Seria o Batman de Ben Affleck um rachador?

Bem, diferente da maior parte da internet, a minha reação quanto ao novo traje foi um pouco negativa. E o motivo é justamente aquele pelo qual as pessoas internet afora estão gostando: a fidelidade aos quadrinhos originais. Quem acompanha o blog sabe que eu levo a palavra "adaptação" ao pé da letra, e não sou daqueles que fica de mi-mi-mi caso alguma adaptação não seja fiel ao seu material original. Contanto que a suposta adaptação seja, de algum jeito, proveitosa, eu me dou por satisfeito. Não quero pregar a minha como sendo a filosofia pelo qual todos devem analisar criticamente as coisas, mas devo dizer que, por pensar assim, eu passei a me divertir muito mais com essas adaptações, portanto, fica a dica. Voltando ao que interessa, um dos pontos mais interessantes da trilogia de Christophe Nolan foi que tanto o diretor quanto seus roteiristas se preocuparam bastante em trazer o cavaleiro das trevas para o mundo real, criando um Batman mais crível e verossímil, com aventuras relativamente cabíveis no nosso mundo. Seguindo esse raciocínio, de que material deveria ser feito o traje de um ricaço combatente do crime? Spandex? Claro que não. Spandex não aguenta os tiros da bandidagem. O material mais viável seria o kevlar, que apresenta uma maior resistência e durabilidade aos danos. E foi isso que fizeram: um traje de kevlar para o homem-morcego, que ficou bem maneiro, diga-se de passagem. Desta vez, parece que mandaram a verossimilhança ir tomar um banho de piscina e colocaram um colante no cavaleiro das trevas, que, apesar de ser o maior detetive do mundo, continua sendo apenas um ser humano bem treinado, vulnerável a um número infindável de coisas. Tudo bem o Superman usar colante, ele é invulnerável e tem super-força, poderia lutar contra seus vilões tranquilamente até se estivesse vestido com um tutu de bailarina, mas o mesmo não é válido para o Batman. Minha opinião.

Mas e aí, galerinha, o que vocês acharam do novo Batman? Espero pelo comentário de vocês aqui em baixo.

Um abraço e até mais!

Por Breno Barbosa, via IGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário