quarta-feira, 5 de março de 2014

[ESPECIAL] Carnaval - Kariny Filgueira (Parte 3)

Confie em mim, eu sou um Doutor!




E aí, foliões desocupados, como está o mela-mela?

Bom, assim como a maioria de vocês (creio eu), não curto muito esse lance de Carnaval. Pra mim essa data só serve pra dar um tempo na faculdade e relaxar. Mas não pense que por isso não me divirto, pelo ao contrário. Ando meio encantada com séries americanas e inglesas, e sempre que tenho oportunidade estou assistindo alguma coisa. Então, venho apresenta-los uma série pela qual me apaixonei loucamente nestes últimos meses. Talvez alguns conheçam, pois ela já está bem famosa entre os brasileiros, mas quem não conhece, ficará conhecendo através deste post e já poderá aproveitar esse recesso para curtir uma aventura pelo tempo e espaço.


SIIIM, Meus queridos Whovians*, falarei sobre Doctor Who, uma série de ficção científica britânica produzida e transmitida pela BBC (no Brasil, a série atual foi transmitida na TV aberta pela TV Cultura) e criada por Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson. Doctor Who conta a história de um alienígena humanoide da raça Time Lord (Senhor do Tempo), conhecido como Doctor. Ele viaja pelo tempo e espaço, isto é, ele pode ir a qualquer lugar e em qualquer época, em sua máquina do tempo que se assemelha a uma cabine policial de Londres da década de 60, que possui o seu interior infinitamente maior do que o seu exterior. Ela é conhecida como T.A.R.D.I.S., que é a abreviação de Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensão Relativas no Espaço). Ele é o último Senhor do Tempo e se sente muito só, e por isso muitas vezes viaja na companhia de humanos, que é uma raça que ele gosta bastante. Seus companheiros (ou companions) geralmente são do sexo feminino [Breno -> Esses Doctors... de burros eles não tem nada, hein...], mas já tiveram alguns homens como companions do Doctor. Eles se metem em várias aventuras e ajudam o Doctor a enfrentar seus inimigos.


Essa série começou a ser exibida em novembro de 1963, isto é, ano passado (2013) ela completou 50 anos, dando a ela o título de série mais longa já produzida. Mas infelizmente, ela foi interrompida em 1989, e passou por um hiato que durou 15 anos. Logo que a série foi lançada e durante o hiato, foram produzidos também alguns livros, quadrinhos, áudio-dramas, spin-offs (obras paralelas), dentre outros materiais sobre este universo. Em 1996, produziram um filme dando continuidade as histórias do Doctor, porém a série só retornou pra valer em 2005, fazendo com que seja divida em Série Clássica (1963-1996) e Série Atual (2005-até hoje). A série ainda não acabou e está longe de acabar, pelo visto, graças a um artifício criado de emergência. O ator William Hartnell, que interpretou o Doctor de 1963 a 1966, já estava com idade bastante avançada e com problemas de saúde. Ele não podia mais participar das filmagens, então para a série poder continuar, criaram a Regeneração, isto é, quando um Time Lord está perto de morrer, ele muda todas as células do seu corpo, mudando, assim, sua aparência e personalidade, continuando apenas com as memórias. Assim, a série se torna praticamente infinita, pois qualquer problema com o ator é só dizer que o Doctor se regenerou e chamar outro marmanjo. Fantástico! [Breno -> Esses ingleses... de burros eles não tem nada...]


A série já teve vários produtores, mas atualmente são Steven Moffat (criador da série Sherlock) e Brian Michin que estão no comando.

Pra você que nunca assistiu e que, após este post, vai querer assistir, não precisa se desesperar por serem muitas temporadas. Basta começar pela Série Atual (a partir de 2005), da primeira até a sétima temporada. Não se preocupe com a continuidade, pois a série meio que recomeça "do zero", e você vai entender tudinho. Quando você começar a assistir a primeira temporada, talvez os primeiros episódios sejam um pouco "desesperadores", por serem totalmente diferentes das séries que estamos acostumados a assistir. Pode até ser considerada uma temporada Thrash, devido a problemas orçamentais e coisas do tipo. À medida que a série foi tendo sucesso, foram investindo mais em tecnologia e ela deu um salto gigantesco em relação à qualidade. Então, sejam persistentes e resistam à primeira temporada, porque vale muito a pena. Inclusive, se vocês tiverem interesse, a BBC fez um filme contando sobre o início da série, como foi criada, produzida, etc., ele se chama An Adventure In Space And Time.

A série atual já começa sua primeira temporada com o 9º Doctor, que é interpretado pelo ator Christopher Eccleston (que participou recentemente do filme Thor: O Mundo Sombrio, como Malekith). Ele participa apenas de uma única temporada, e logo depois é substituído por David Tennant (ator que interpretou o Bartô Crouch Jr., em Harry Potter e O Cálice de Fogo), o 10º Doctor, que permanece até a quarta temporada. Logo após Tennant, temos o ator mais novo a interpretar o Doctor, Matt Smith, o 11º, que na época tinha apenas 26 anos de idade. A sétima temporada acabou em Maio de 2013, e em 23 de Novembro de 2013 foi ao ar o Especial de 50 anos de Doctor Who, que foi transmitido simultaneamente em 94 países e 6 continentes, entrando assim para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a maior transmissão simultânea da TV.

Agora só nos resta aguardar a oitava temporada, com o 12º Doctor, que será interpretado por Peter Capaldi. Já estão sendo gravados os episódios, e deverão ser transmitidos em meados de Agosto/Setembro de 2014.


É isso aí! Espero que vocês curtam bastante o Carnaval na companhia deste seriado que me trouxe muita felicidade.

Allons-y!

*Whovians: é como são chamados os fãs de Doctor Who.

Por Kariny Filgueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário