segunda-feira, 9 de setembro de 2013

[ESPECIAL] One Piece - Mangá (Parte 1)


16 anos de SUUUUUUUUUUUUUUPER.



"Riqueza, fama, poder. O homem que conquistou tudo no mundo, o Rei dos Piratas, Gold Roger. As ultimas palavras ditas em sua execução levaram  pessoas a navegar os mares.
— Minha riqueza e tesouros? Se você quiser, eu deixo você tê-los. Procure-os, eu guardei tudo naquele lugar.

Agora, todos os homens partem em busca de seus sonhos, lançando-se ao mar em direção, Grand Line. Assim tem seu início a Grande Era dos Piratas."

No dia 4 de Agosto de 1997, Eiichiro Oda não só criou um excelente mangá como deu início a uma das maiores obras mangazísticas da história. Com sua inspiração em Akira Toriyama (Criador de Dragon Ball e mais importante, Dr. Slump, entre algumas outras obras) e após ter realizado vários trabalhos como assistente, incluindo em uma obra conhecida, Rurouni Kenshin (ou Samurai X, se preferir), de autoria de Nobuhiro Watsuki, onde conheceu Hiroyuki Takei, criador de Shaman King, que também era assistente de Watsuki.



One Piece tem como enredo a ambição de Monkey D. Luffy, um garoto que comeu uma Fruta do Diabo, frutos que dão habilidades fora do comum para aqueles que os ingere. No seu caso, ele comeu a Gomu Gomu no Mi (Fruto da Borracha), e assim transformou todo seu corpo em borracha. Sua ambição é tornar-se o Rei dos Piratas, e acabou por criar sua vontade a partir da admiração que tem por Shanks, o Ruivo. E assim ele sai de sua vila em busca de seu sonho vivendo grandes aventuras.

Com um traço despojado, Oda escolhe algo bem mais leve e caricato pra dar vida à seus personagens. Normalmente é taxado de ruim ou infantil, mas isso é uma reclamação que, apesar de fazer sentido, ainda passa longe de ser um motivo para One Piece ser um mangá ruim. Graças a esse traço mais livre, Oda tem a liberdade para abraçar os sentimentos dos personagens. Se for pra rir, que a boca seja gigantesca, se for pra chorar, que sejam jorradas lágrimas que inundariam meio mundo. Oda adorar mexer com extrema alegria e com extrema tristeza. Os cenários normalmente são desenhados pelos assistentes, apesar de a ideia principal ser de Oda. O destaque nesse quesito, ao menos no meu ponto de vista, foi em Thriller Bark, um arco de "terror" onde houve um trabalho excepcional na criação de um clima sombrio e escuro. Breno Barbosa, meu co-piloto e entendedor da arte do desenho, curte muito a forma do Oda fazer sombras por meio de hachuras (Tá bom assim, falei direitinho como você me obrigou? [Breno -> Falou sim, obrigado!])

Uso de tons diferentes pra dar um tom mais sombrio ao cenário.

Se o traço não é o ponto que impressiona, não se pode dizer isso do "ritmo" da história como um todo e dos capítulos em si. Não é surpresa você ler um capítulo e desejar imediatamente querer ir para o próximo. Em clímax de sagas esse efeito se acentua, seja com grandes revelações da trama, seja com o encerramento de lutas. E falando em lutas, elas não tendem a se estender muito, mas contam com a devida atenção. Oda gosta muito de contar fatos no começo de uma saga, fatos que parecem até certo ponto desconexos, mas depois tornam-se importantes ferramentas pro decorrer da trama. E obviamente que esses acontecimentos não ficam apenas numa saga só. Uma parte deles se estende até para fora de seu enredo, mostrando assim que alguns acontecimentos tomam proporções mundiais. O enredo de One Piece é com certeza sua maior qualidade, e é pra fazer muitos mangakás invejarem mesmo.

Os Piratas do Chapéu de Palha, como é chamada a tripulação do Luffy, consiste inicialmente do próprio, o espadachim Roronoa Zoro, a ladra Nami, o mentiroso Usopp e do cozinheiro Sanji. Cada um deles tem suas características bem acentuadas, como a perversão, a macheza extrema, a covardia e a ganancia. Claro que essas características são básicas e não refletem tudo que os personagens sentem, principalmente no caso dos Chapéus de Palha, que têm virtudes que superam qualquer falha. Afinal de contas, eles são os heróis da história. Mais importante ainda é o background que cada personagem dentre estes tem. Normalmente contado em forma de flashback, o passado de cada membro é capaz de mostrar um lado emocional muito grande de um personagem que é aparentemente algo caricato e vazio no começo. Pense num molde em forma de cocô, que é oca (Delícia); e preencha-a com chocolate (chocolate = melhor coisa do universo nessa situação) e depois retire-o quando ele estiver no formato desejado. Assim você terá algo que ama num formato que você não esperava gostar.

*Nota do escritor: eu usei o cocô porque não conheço quem goste do formato. A não ser que seja estilo Digimon, que parece um sorvetinho.*

A profundidade que Oda dá aos personagens principais e, por vezes, aos personagens que também são importantes nas sagas ou no enredo-pai de One Piece, é algo de se admirar. Ao contrário do que eu vejo nas reclamações sobre Naruto, em que há personagens muito interessantes, mas que ficam muito para escanteio. Como não acompanho esse anime/mangá, não tenho muito o que falar sobre ele, mas só em saber que o Rock Lee fica de lado já acho um demérito do Kishimoto.


Os personagens secundários são tão bem tratados por Oda que, mesmo apesar de não terem uma relevância instantânea com as sagas que estão fora, eles podem reaparecer ou no mínimo algo legal acontece. O nome desse algo legal, no caso, são as Séries de Capas, que nada mais são que ilustrações nas capas dos capítulos que vêm por seguir, que, contudo, não têm relação com este. Elas normalmente contam a historia de personagens que apareceram em sagas anteriores em torno de 20 a 30 capitulos. Assim, Oda mostra que há vida fora da trama principal e que o mundo segue. Não é surpresa quando estes personagens retornam à trama principal, apesar de o modo como eles voltam ser surpreendente, o que causa muita hype (expectativa).

O impacto de One Piece é algo assombroso, quebrando recordes e mais recordes de venda no Japão e se popularizando cada vez mais no mundo. No Brasil, ele foi originalmente publicado pela editora Conrad, que fazia até um bom trabalho, porém foi cancelado no Nº70, que é na verdade uma parte do Nº35 (me corrija, Breno [Breno -> é mais ou menos por aí mesmo]) do Japão. One Piece experimentou um hiato de produção oficial no Brasil, o que impediu uma maior popularização no Brasil, coisa que seu concorrente, Naruto, conseguiu. Em 2012, a Editora Panini conseguiu os direitos de publicação do mangá aqui nas terras BR ,com uma jogada muito boa para conseguir novos fãs e manter os antigos. Ela simplesmente resolveu lançar tudo do começo, só que fazendo como no Japão, ou seja, 1 mangá aqui = 1 mangá lá. Além disso, a cada 2 meses ela lança um mangá de onde a Conrad parou!!!! Esse foi um método muito bom de manter a clientela, que no final das contas ficou muito feliz. E não é surpresa comprarem tanto a versão reiniciada quanto a atualizada, os fãs curtem.


Em resumo, One Piece é o que vem na minha mente quando se fala em shounen. Conta com um ótimo enredo, artisticamente bom, apesar de que cumpre muito bem seu papel, dando a liberdade necessária para o "alopramento sentimental" que o Oda gosta de usar. Podem me crucificar, mas atualmente, considero One Piece melhor que Dragon Ball, principalmente no quesito Z, que se resumiu a muita pancadaria e pouca historia [Breno -> Tamo junto, Angelo!]. Com 16 anos e seus poucos 720 capítulos, OP já é uma obra incontestável no mundo dos mangás, e como tal, possui seus haters e piecetards (fanboys). Aos haters, resta chupar o dedo de inveja, e aos fanboys também. Nada mais a comentar meus amores, se quiserem saber mais, leiam. Beijos.


Por Angelo Alexsander

                                                                                                                                                                    


Perdeu as partes anteriores? Sem problemas, basta clicar nas imagens abaixo e dar uma conferida!





Nenhum comentário:

Postar um comentário