domingo, 23 de junho de 2013

Se não viu, veja! - Universidade Monstros (2013)

Final de semestre: o monstro mais assustador de toda e qualquer universidade.




Fala, galerinha desocupada que passou arrastada nesse semestre, tudo beleza com vocês?

Como manda o figurino, os fins de semana do Desocupado coloridos com uma recomendação bacana, trazidas à vocês pelas mãos não tão capazes dos mestres-desocupados deste blog. E graças a piedade dos Reapers, esta semana não será exceção!

Ainda no mundo espetacular do cinema, a indicação dessa semana é Universidade Monstros (Monsters University, no original), o aguardado prequel ("prequência", em uma tradução livre) de Monstros S.A., um dos maiores clássicos da Pixar. Universidade Monstros chega às telonas no dia 21 de Junho, ou seja, quando este post for ao ar, você já poderá juntar a galera para assisti-lo!

Todos sabemos que Mike e Sulley são a melhor dupla de Assustadores da Monstros S.A., mas como diabos esses dois se conheceram, e o que os levou a ter uma amizade tão forte? Universidade Monstros vem para contar a história do jovem Mike Wazowski, cujo maior sonho era entrar para a Universidade Monstros e se formar como um Assustador. Porém, seu sonho encontrará um grande obstáculo no campus de sua faculdade: James P. Sullivan, o jovem prodígio da aclamada família Sullivan, conhecida por ser o nascedouro dos melhores Assustadores daquele mundo. Seriam o esforço e a dedicação capazes de bater de frente com o sobrenome e o berço de ouro?


Não é preciso ser nenhum gênio da matemática pra saber que muito tempo se passou desde Monstros S.A. São mais ou menos uns 10 anos (12, pra ser mais exato) que separam Monstros S.A. de Universidade Monstros. De lá pra cá, muito — mas muito MESMO — se evolui no que diz respeito a tecnologia. Por consequência, a computação gráfica também evoluiu bastante. Em suma, o que eu quero dizer com essa encheção de linguiça toda é que Universidade Monstros é visualmente belíssimo. Ouso dizer que, assim como Monstros S.A. foi um grande marco — relacionado a tecnologia — para sua época, Universidade Monstros também o será para os dias de hoje. À primeira vista, a Direção de Arte — assim como em seu antecessor — parece bem simples, com criaturas pouco elaboradas mas inversamente criativas, mas quando para para olhar de perto, você nota que cada pequena escama, cada pelo, cada mínimo detalhe da pele daquele ser foram minuciosamente modelados. Pode parecer algo meio superficial, mas as texturas usadas nos monstros realmente chamam muita atenção pelo nível de minúcia dos profissionais que as projetaram, principalmente pra quem, de algum modo, está relacionado com algum tipo de arte. Caso você não tenha "olhos treinados" para notar esses detalhes, espere por uma cena onde o zoom se aproxime bastante de algum monstro. Forçando um pouco os olhos, você consegue ver os supostos detalhes que estou elogiando desde o começo do texto. Acho que o melhor exemplo para ilustrar toda essa enrolação é pelugem do Jimmy Sulley, que está mais elaborada do que nunca. Outra sacada legal de Universidade Monstros são as brincadeiras feitas com as diferentes formas e texturas dos monstros na hora em que os mesmos tem que assustar criancinhas. Além das formas dos monstros, a iluminação do cenário também é explorada de uma maneira interessante, sendo usada de diferentes maneiras pelos personagens do filme, de acordo com suas peculiaridades. Particularmente, não houveram tomadas em que a fotografia tenha me chamado atenção, portanto acho injusto comentá-la sem propriedade. O que eu posso comentar, porém, é o 3D do filme, que não é daqueles que paga o valor do ingresso, mas que também não é de se jogar fora. Ao invés de jogar coisas sua cara com cenas forçadas, o 3D de Universidade Monstros se preocupa muito mais com as noções de profundidade possibilitadas pelo efeito que com artifícios e pirotecnias. Ah, e vale ressaltar que tudo o que foi comentado até aqui é melhor aproveitado em formato digital, em alta definição, portanto, se tiver a oportunidade (e a grana), assista Universidade Monstros em salas com essa tecnologia.


Antes de assistir Universidade Monstros, faça uma pequena experiência: peça aos seus amigos para que definam Monstros S.A. com o menor número de palavras possível. Ou melhor, pergunte-os o que lhes vem à cabeça quando pensam em Monstros S.A. Fez a experiência? Ok, obrigado por ter se dado a esse trabalho, mas sabe de uma coisa? Eu já sei qual foi o resultado. Aposto todas as moedas no meu bolso que a grande maioria deles respondeu Boo, independente de qual das duas sugestões de pergunta você tenha usado. Estou certo? É, eu sei que estou. É muito difícil assistir Monstros S.A. e não associa-lo a carismática e fofa Boo. Tanto é que muitos acabam esquecendo — ou não percebendo — Monstros S.A. vai além de uma menininha fofinha vestida de monstro. Após rever Monstros S.A. (para me preparar par Universidade Monstros), a concepção que tive do filme foi que, assim como o excelente A Origem dos Guardiões, Monstros S.A. se trata de um história sobre cernes, objetivos, sonhos ou qualquer outra coisa que lhe mantenha centrado e com vontade de seguir em frente na vida. Atribuindo esses conceitos aos personagens, Mike já tinha como cerne o emprego de seus sonhos e sua amada Celia, e, ao contrário dele, Sulley não tinha exatamente algo pelo qual seguir em frente, algo que justificasse sua vida, e acabou encontrando seu cerne na pequena Boo. Aí você me pergunta por que diabos eu perdi tanto tempo tentando explicar algo que nem tem a ver com o filme em questão? E eu vos respondo que é porque a ausência da personagem Boo, em momento algum, deve ser um fator que lhe cause receio de assistir Universidade Monstros. Sim, há pessoas que pensam assim, e eu sei por experiência própria. Como eu tentei explicar, Monstros S.A. vai além da Boo, e Universidade Monstros chega para comprovar isso, e para provar que Mike e Sulley também sustentam um filme e são capazes de gerar uma experiência tão boa quanto a proporcionada pela garotinha linda.

Seguindo a clássica receita da Pixar, Universidade Monstros é um filme cujo o roteiro e a mensagem transmitida se adequam ao público. Se você é uma criança, trata-se de animação bonitinha, contando a história de monstrinhos estranhos em um lugar parecido com um colégio. Porém, a coisa muda um pouco de figura se você é um pouco mais maduro. Como um universitário, foi difícil não me identificar com muito do que me foi mostrado em Universidade Monstros, mesmo que o modelo acadêmico adotado no filme seja o padrão norte-americano. Fora o detalhe que todos os alunos são monstros, mas, dependendo de onde você estuda (ou estudou), isso já é rotineiro. A luta pela aceitação dos colegas mais descolados, a marcação dos professores, as amizades estranhas... Tudo isso faz parte da vida de um estudante, não só de ensino superior, mas de qualquer outro nível de escolaridade. Uma experiência legal para se realizar durante o filme é tentar associar os monstros-universitários aos estereótipos dos estudantes dos cursos existentes nas faculdades por aí. Atente para o monstro Art, estudante de Filosofia, e tente não associa-lo a um típico estudante de Filosofia que se vê por aí, ou até mesmo a algum amigo seu que se encaixe nos padrões do personagem. Particularmente, isso me rendeu boas risadas durante o filme. Além dessa imersão no mundo universitário, o principal objetivo de Universidade Monstros é a construção do caráter dos personagens principais de Monstros S.A., Mike e Sulley, assim como da grande amizade que há entre os dois. E é aí que Universidade Monstros mostra a que veio. Quando se faz necessário, Universidade Monstros esquece que é uma animação infantil (de Classificação Indicativa Livre) e se torna um bom e verdadeiro drama sobre amizade, com uma das melhores cenas que este que vos escreve já pôde ver em uma animação. Bem, acho que é desnecessário falar que as risadas estão garantidas, com o padrão Pixar de qualidade. Pessoalmente, recomendo-vos a sequência da Prova de Evitar Adolescentes.


Particularmente, a trilha sonora de Universidade Monstros não me chamou atenção. Os temas são legais, mas não são lá tão cativantes, muito menos grudam que nem chiclete na sua cabeça. No que tange a parte sonora do filme, o que chama atenção mesmo é a dublagem. Todos os dubladores — e por todos eu quero dizer todos MESMO — de Monstros S.A. foram mantidos em Universidade Monstros, e a qualidade das atuações está ainda melhor que no filme anterior. Por isso, não fique triste se for ao cinema e se deparar apenas com sessões dubladas. Eu não assisti a versão original, mas tenho certeza que a dublagem brasileira é superior a qualquer outra.

Ah, ia me esquecendo. Eu não poderia terminar esse post sem antes comentar um pouco sobre O Guarda-Chuva Azul (The Blue Umbrella), o curta-metragem exibido antes de Universidade Monstros. O curta nos conta a breve história de um guarda-chuva azul que esbarra e logo se apaixona por sua contraparte vermelha, mas que no momento seguinte se separa dela, fazendo de tudo para encontra-la novamente. Primeiramente, aplausos de pé para a direção de arte e para os modelistas 3D deste curta. À primeira vista pode não parecer, mas tudo o que vemos neste curta é computação gráfica, pura e simples. Sim, meu caro desocupado, tudo, desde aquela calha sorridente até aquelas lindas gotas de chuva — que ficam bem mais legais com o óculos 3D —, é feito em computador, acredite se quiser. O enredo não poderia ser mais simples e clichê, mas os personagens bonitinhos e carismáticos fazem com que você deixe isso de lado. Tente não chegar atrasado na sessão, pois vale a pena dar uma olhada em O Guarda-Chuva Azul.


Bem, acho que isso é tudo, galerinha. Hora do momento mais tenebroso do post: a nota!

E aí está ela -> 9.0 / 10

Universidade Monstros é a maior prova que a amizade entre Mike e Sulley consegue render um bom filme sem a ajuda da pequena Boo. Direção de Arte competente e uma tecnologia que ajuda a transpor o que estava no papel para a tela grande, um enredo que funciona bem tanto para crianças quanto para adultos... Universidade Monstros é mais uma animação com o selo Pixar de qualidade. Talvez o único ponto fraco do filme seja a trilha sonora "qualquer nota", mas esse defeito se torna menor diante das qualidades do longa. E não deixe de conferir o curta O Guarda-Chuva Azul antes do filme!

Ah, se possível, faça como eu e reveja Monstros S.A. antes de assistir Universidade Monstros. A experiência fica melhor se você estiver com o primeiro filme fresquinho na cabeça.

Pois é, pessoal, isso é tudo. Melhor eu me mandar logo, antes que o bicho pegue...


Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário