domingo, 5 de maio de 2013

Se não leu, leia! - Feng Shen Ji (2010 - 2011)

Ser superior dá o direito de escravizar?




Autor: Zheng Jian He.
Artistas: Tang Chi Fai & Cheng Kin Wo.
Gênero: Ação, Fantasia, Histórico, Artes Marciais, Seinen.


Por milhares de anos, a humanidade se curva perante os deuses, seres com poderes além da imaginação, com força gigantesca, grande expectativa de vida e manipulação de elementos existentes na natureza. O líder deles, Tian, foi o o responsável por criar boa parte do mundo e de seus elementos, inclusive a diferença hierárquica entre as espécies. Um humano cansou-se disso, e esse era o grande imperador Zi Zhou,um homem que já não mas aceitava ser chamado de macaco e ser obrigado a tratar não só seus súditos como escravos, mas também ele próprio ser tratado como tal. Os deuses não ficaram nada felizes com Zi Zhou, e mandaram seu exército para confrontá-lo. Com o começo dessa guerra, começa a luta da humanidade por sua liberdade, mas serão os deuses invencíveis como nas lendas? Ou será que eles sangram vermelho, como qualquer outro homem comum?

Nada melhor que a sensação de ter encontrado um tesouro. A jornada para descoberta, os acasos que acontecem, tornam isso tudo ainda melhor. Foi o sentimento que tive ao encontrar Feng Shen Ji. Antes de falar sobre a obra em si, gostaria de falar um pouco sobre sua origem. Isso tudo pode ser resumido numa palavra: manhua (lê-se "manrruá"). Para aqueles que não sabem (assim como eu não também não fazia ideia), manhua é um parente próximo do mangá, porém com algumas diferenças em sua estrutura. Uma das mais visíveis é que, em sua maioria, os manhuas possuem traços mais realistas, não trazendo os exageros das expressões faciais típicos das obras japonesas. Isto não significa que não há uma distinção das expressões físicas dos personagens, elas apenas são mais condizentes com a nossa realidade. Mas o que realmente me pegou de jeito — como um pilão do Mike Haggar — foi saber que a revista é 100% colorida. Como um acostumado com as séries da JUMP, eu achava que as cores estariam apenas nas primeiras páginas ou nos primeiros capítulos, mas me enganei, e fui feliz com isso. Uma linda surpresa.


Spoilarada violenta incoming! Se você se importa com spoilers, sugiro que pule até o próximo "aviso", igualzinho a este aqui.

A história, na verdade, não tem Zi Zhou como seu protagonista, ele é apenas o pontapé inicial. O dono desse posto é seu filho, Wu Geng, um garoto nascido na nobreza, mimado, arrogante e atrevido. Ele não é lá muito fã de seu pai, já que este é um homem justo, mais até do que seu próprio pai. Wu Geng trata os escravos como o lixo que ele acha que são, e vê em seu pai um homem estupido, por não se aproveitar da situação. Quando o dia da batalha chega, Wu Geng é apresentado à dura realidade do mundo, um lugar em que humanos são apenas brinquedos do deuses, escravos. Macacos. Como uma criança, Wu Geng nada pode fazer pra mudar isso, apenas assistir a batalha que é travada nos muros da cidade. Enquanto isso, somos apresentados aos Seis Grandes Deuses, cada um líder de uma afiliação diferente e incrivelmente forte, inclusive entre os próprios deuses. Os únicos capaz de enfrentar esses deuses são Zi Zhou e seu irmão Yu Zi, um dos maiores espadachins do mundo, mestre em uma das técnicas mais poderosas já criadas, temida tanto por homens quanto por deuses, a Smelting Aura (Fundição da Aura), que lhe dá o poder de criar, a partir do vácuo, objetos sólidos de acordo com sua vontade.


Os deuses não contavam com  Fênix Imortal, um animal sagrado que foi derrotado por Tian, o maior dos deuses, em uma luta que durou tempos. A Fênix auxiliava Zi Zhou em sua batalha, lhe dando vantagem contra os Seis Grandes Deuses, até que Tian resolve descer e resolver o problema de uma vez. Tian é alcunhado como o Deus que caça Outros Deuses, o que o torna capaz de diminuir os poderes dos seus semelhantes, além de ter controle sobre a vida de suas criações. Com pouco esforço, ele consegue subjugar Zi Zhou e Yu Zi, matando o primeiro enquanto deixa o segundo extremamente debilitado. A Fênix, sem hospedeiro, perece.


Com a derrota de Zi Zhou, a cidade cai e o exercito dos deuses triunfa, mostrando o que acontece com quem ousa pelo menos pensar em se rebelar contra eles. Wu Geng assistia a tudo, incrédulo. Temos a revelação de que sua mãe também é uma deusa, mas que, por amor, ficou na terra dos mortais. Ela escolhe a motar o próprio filho para poupar-lhe do sofrimento que o aguardava, suicidando-se logo em seguida. Wu Geng acorda, mas dessa vez apenas como um espirito. Após algum tempo, tem contato com os restos de energia de sua mãe, o Transcedent Vigour que mantém os deuses vivos. Ela dá o resto de suas energias para ele, e tenta fazer com que o espírito do filho se apodere do corpo de outra pessoa, que tenha morrido no mesmo momento que ele. Ele encontra um corpo, mas...



Super ultra mega spoiler termina aqui.


O traço de Feng Shen Ji não foge ao conceito de manhuas, tendo, assim, traços mais sérios e que tentam se aproximar da realidade. As expressões dos personagens são representadas de forma perfeita, deixando claro o que o personagem deseja naquele momento. Os personagens mais importantes da trama recebem uma atenção maior, com tratamento e polidez bem aplicados; já os "figurantes" tem seus aspectos físicos representados de uma forma mais desleixada, mas ainda assim condizente. Isso não é surpresa, já que nem mesmo os mais renomados mangás tratam seus figurantes tão bem assim. Os cenários são extremamente lindos e detalhados, deixando a historia ainda mais interessante. Um verdadeiro deleite para os olhos.

Outro ponto fortíssimo desse manhua é a coloração. Seja lá quem for, o trabalho de quem coloriu ficou um primor. Talvez eu nem estivesse falando desta obra aqui se não fosse por isso. Foi um baque muito grande pra mim, fiquei animadaço. Personagens, cenários e capas, todos muito bem coloridos. O uso de páginas duplas também é bem recorrente em Feng Shen Ji. Vou deixar que as imagens falem por mim, já elas valem mais que mil palavras.



Outro ponto interessante do manhua é seu protagonista. Wu Geng começa como uma criança babaca e boçal, sem respeito nenhum daqueles julga inferior. Após acontecimentos na sua vida (mencionados nos parágrafos "spoilerados" lá em cima), ele começa a mudar, pouco a pouco. Conhece pessoas diferentes, convive com elas, sofre com elas. Isso o faz entender seu pai e ter um respeito muito maior por ele. Wu Geng virou homem. É importante ressaltar que, apesar de ele também ter aquela "sorte de protagonista", tudo tende a ser crível e bem explicado, normalmente com um mini-flashback.

O ponto pensante do manhua vem da pergunta do início do post: ser superior dá o direito de escravizar? Tudo gira em torno disso. A batalha do homem para se livrar das correntes que seres auto-proclamados superiores impõe sobre eles. Os deuses não podem ser confrontados, não importa o quão extrema e brutal sejam suas ações. Somente o próprio Tian pode puni-los adequadamente. Deuses são deuses,e se eles querem você morto, é melhor que você mesmo se mate. Se eles querem te chamar de macaco, você só pode ficar calado e sorrir. Infelizmente, isto não existe apenas na ficção. No nosso mundo, ainda há quem se julgue superior por poder aquisitivo, esquecendo-se de que nada disso permanecerá quando morte bater a sua porta. Trata quem julga inferior como lixo, sem se importar com nada. Triste, mas verdade.

Feng Shen Ji é uma obra não muito conhecida fora da China e suas fronteiras, mas fico feliz de termos traduções para o inglês. Pra quem se interessou, há um link aqui embaixo para que você possa acompanhar a HQ. Infelizmente, creio que não há tradução para o português, então nos contentemos com o que temos em mãos. Feng Shen Ji é dividido em três partes, I, II e III. A tradução está começando a parte II agora, então dá tempo de acompanhar galera.

Essa é mais uma adição para minha lista de "acompanhar semanalmente", e recomendo para todos que curtem um algo com boas brigas, uma leve questão filosófica e muita arte.


Para baixar os capítulos de Feng Shen Ji (em inglês), basta clicar na imagem abaixo e, como se por mágica, você será teleportado para a página da Easy Going Scans.


Nenhum comentário:

Postar um comentário