terça-feira, 21 de maio de 2013

Games - Microsoft revela o Xbox One

Tão sem graça que eu preferi tirar um cochilo antes de escrever esse post.



Fala galerinha desocupada, tudo em paz com vocês?

Pois é, criançada, como muitos de vocês já sabiam, a Microsoft havia marcado para hoje, dia 21 de Maio de 2013, o anúncio oficial de sua contribuição para a nova geração dos vídeo games, seu mais novo console. Nas palavras da própria Microsoft, "Uma nova geração a ser revelada".

Enfim, chegado o dia e a hora combinados, eis que se inicia o evento oficial de anúncio do novo console da Microsoft, e finalmente somos apresentados ao Xbox One, mais que apenas um console, uma central de entretenimento.

Perdeu a transmissão online ao vivo? Bem, logo de cara, já vou dizendo que você não perdeu muita coisa, mas, caso você queira ver o show completo, é só dar play aqui embaixo:


Com uma versão aprimorada do Kinect inclusa, o Xbox One tem com principal objetivo desfragmentar o entretenimento da sala de estar da sua família, unindo vídeo game e televisão em um só aparelho.

Através do novo sistema operacional do console, você poderá criar um perfil inteiramente seu, que pode ser acessado via reconhecimento de voz pelo novo Kinect. Esse perfil poderá ser personalizado de acordo com os seus gostos e preferências não só em relação à games, mas ao entretenimento de um modo geral, como filmes, séries ou programas de TV, música e tudo o mais que você conseguir socar lá dentro. Tudo isso controlável através do Kinect, via reconhecimento de voz e/ou comandos manuais. O episódio do seu seriado terminou e vocês está com muita preguiça pra erguer o braço e mudar de canal? Basta berrar um comando pro microfone superpotente do Kinect e o XONE (apelido do novo console) irá imediatamente para o canal de sua escolha. Cansou da TV? Simples, diga "Xbox, go home and be a family man" ("Xbox, volte pra 'casa'") e você estará de volta ao menu inicial do XONE. Agora, que tal dar uma olhada nos trendings (o que "está bombando por aí")? Acesse a aba de trendings do XONE e veja o que há de mais badalado de acordo com o seu interesse e também dos seus amigos. O exemplo usado na apresentação do console foi a adaptação cinematográfica de Star Trek, pelo diretor J. J. Abrams. Lá, o host (apresentador) reproduziu o filme e, simultaneamente, em tempo real, acessou o Skype instalado no console para comentar sobre o longa com um amigo. Ainda nessa levada, o XONE conta também com a função SmartGlass, que permite uma interação direta entre os dispositivos da Microsoft, móveis ou "de mesa". Usando um smartphone como controle remoto, o rapaz acessou o navegador do console (Internet Explorer, lidem com isso) e, simultaneamente, reproduziu o novo trailer da vindoura sequência do filme, Star Trek: Além da Escuridão, podendo também comprar ingressos online para o filme e, se você se cansar de tudo isso, voltar par a tela inicial e depois retornar do ponto onde parou.


Ok, toda essa conversa de central de entretenimento e televisão no console é muito fofinha, mas o quão potente será o Xbox One? O que ele será capaz de fazer?

No que diz respeito a hardware, o XONE contará com 8GB de Memória RAM, uma CPU de 8 Núcleos, HD interno com capacidade para armazenar até 500GB, um leitor de Blu-ray (muito provavelmente a mídia a ser adotada pelo console), entradas USB 3.0 e HDMI, Wireless de 802.11n e, como já dito antes, uma nova e mais potente versão do Kinect.

Infelizmente, o Xbox One não contará com a função de retrocompatibilidade, ou seja, não será compatível com os jogos dos consoles anteriores (Xbox e Xbox 360) através da mídia física. Em compensação disso, alguns jogos (certamente não toda a biblioteca dos antigos consoles) estarão disponíveis em formato digital, via streaming ou download.

O joystick permanece praticamente idêntico ao antecessor (Xbox 360), salvas algumas pequenas alterações. O grande botão central e os pequeninos Start e Back do controle do 360 deram lugar à dois pequenos botões, ainda misteriosos para nós mortais (ou talvez eu não tenha pesquisado o bastante). Os botões traseiros também sofreram leves modificações estéticas. Agora ambos — os botões dos "ombros" e os gatilhos traseiros — estão mais próximos, formando uma curva convexa. Os gatilhos traseiros também parecem estar um pouco maiores que os do controle anterior.


Enfim, chegamos à parte mais fraca da apresentação do XONE: os jogos. Muito foi falado sobre entretenimento, TV e outras funcionalidades do console, mas a Microsoft se mostrou bastante tímida quando teve que falar daquilo que todos nós, gamers, esperamos de um console.

Primeiramente, tivemos a EA Sports apresentando as novas versões de suas grandes franquias, FIFA 14, UFC 14, NBA Live 14 e Madden 25, que estarão presentes no lançamento do novo console. Enfim, nada demais. Confira aí:


A Remedy, estúdio por trás de Alan Wake, também deu as caras na apresentação para mostrar um novo e misterioso game, chamado Quantum Break, em um trailer mais misterioso ainda. Dá só uma olhada:


Como se já não tivessem falado o bastante sobre TV, uma série baseada na franquia Halo (que, inclusive, já possui um filme, chamado Foward Unto Dawn) também foi anunciada. O seriado será produzido em uma parceria entre a 343 Industries, responsável por Halo 4, e ninguém menos que o senhor Steven Spielberg, que, obviamente, dispensa apresentações. Olha só:


E pra fechar o dia, tivemos a Activision mostrando um pouco do novo jogo de sua franquia mais rentável atualmente, Call of Duty: Ghosts. Primeiramente, foi exibido um vídeo mostrando os bastidores do desenvolvimento do novo jogo, algumas funções novas e melhoramentos da jogabilidade. Logo depois, o primeiro trailer de Ghosts foi finalmente divulgado. Confira aí:



Bem galerinha, basicamente, acho que isso é tudo.

Como já falei no começo do post, achei a apresentação do novo console da Microsoft bem fraquinha, em comparação com a concorrentes. E não falo do console em si — que sim, parece ter um grande potencial, principalmente com o novo Kinect —, mas sim de seu anúncio. Muito se falou em interatividade e entretenimento, mas praticamente nada relacionado à games — que, não sei quanto a vocês, mas é o que eu realmente espero de um vídeo game — foi mostrado, ou sequer comentado abertamente, diferente do evento de anúncio do PlayStation 4, por exemplo. Como consolação, a Microsoft prometeu revelar muito mais na E3 de 2013, que acontecerá em Los Angeles, de 11 à 13 de Junho, ou seja, já está quase aí, batendo em nossas portas. Mas convenhamos, caros desocupados: se fosse pra mostrar "só" isso, por que não deixar a bagaça toda para a E3?

Enfim, aguardemos ansiosamente pelo maior evento de games do nosso pequeno planeta!


Por Breno Barbosa, via IGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário