domingo, 21 de dezembro de 2014

PopCraft - Corrente Nostálgica de Natal

Ho Ho Ho!





E aí, galera desocupada!

Estou eu aqui, depois de um bom tempo sumido! Desculpem-me ter desaparecido assim, eu estava sem tempo devido ao curso de Programação de Jogos Digitais e também ao trabalho.

Há um tempo atrás, nós do blog fomos convidados a participar da Corrente Nostálgica de Natal, organizada pelo Blog/Canal SnesTalgia, a fim de reunir a comunidade gamer de várias mídias para compartilhar suas  historias nostálgicas de natal mais marcantes. E é com muita honra que eu, por ser o mais velho da equipe, vou representar a família Desocupado nesta união entre gamers!


A história que vou compartilhar é a de como eu ganhei meu primeiro console, que foi o saudoso Atari. Quando era mais novo, lá pela década de 90, meu padrinho tinha o costume de me dar um presente no fim de cada ano. Ele dizia "Meu afilhado, se você passar de ano no colégio, eu te dou um presente!". Mas passar de ano era comigo mesmo. Graças a minha mãe, que me deu uma ótima educação, eu sempre fui um bom aluno. As vazes tinha dificuldades — e quem não tem, não é? — mas eu as superava em dois tempos. Uma noite, no final de Novembro, não lembro exatamente o ano, ele chega na minha casa com um garoto, que, pelo que eu lembro, também era afilhado do meu padrinho, porém era filho de um amigo dele (essas coisas de família são sempre complicadas); e uma caixa debaixo do braço. Daí, ele me deu um abraço, olhou para mim e disse "É pra você". Mal sabia eu que aquela noite seria muito épica. Assim que tirei o embrulho, era um vídeo-game! Eu fiquei maluco! Abracei ele e agradeci muito.    


Pense na cara de felicidade de uma criança ao ganhar seu primeiro vídeo-game. Na mesma hora, eu e o garoto começamos a montar o console. Ele vinha com duas fitas, com quatro jogos cada, que, combinando os lados, dava um jogo diferente; e dois controles.


A cada jogo, eu recebia um mini-tutorial do garoto. Considerem o inicio do meu treinamento para me tornar o gamer que sou hoje. Os jogos que vinham com o console eram Keystone Kapers — que chamávamos carinhosamente de "Policia e Ladrão" —, River Raid, Golf, Pacman — que, na minha inocência, chamava de "Come-Come" —, Enduro, Adventure, Pitfall e Donkey Kong. de todos esses jogos, eu selecionei os 3 que mais joguei:


———————————————


- Keystone Kapers


No jogo, você é o oficial inglês Kelly Keystone, e tem que perseguir o fugitivo Harry Hooligan pelos 3 andares e terraço de uma loja de departamentos, antes que ele escape pela saída, no final do terraço. Esse jogo era muito divertido!



———————————————


- River Raid


O jogador (ou até 2 jogadores, em turnos alternados) controla um avião que sobrevoa um rio. Ao contrário dos jogos de tiro até então, onde todo o jogo se passava em uma tela fixa, em River Raid a aeronave move-se verticalmente ao longo do rio, repleto de navios, helicópteros e aviões inimigos, com nível de dificuldade progressivo. A velocidade do avião é regulada pelo jogador. Outra inovação foi a introdução de um tanque de combustível limitado, que obriga o jogador a reabastecer o avião nos postos espalhados pelo rio. Esse game também era muito bacana, e a dificuldade crescia gradativamente.



———————————————


- Pitfall


Aqui, o jogador deve mover seu personagem, conhecido como Pitfall Harry, através de uma floresta, que mais parece um labirinto, em uma tentativa de recuperar 32 tesouros em um período de 20 minutos. Nesse tempo, ele deve derrotar a densa floresta, com suas cobras, morcegos e insetos.
No caminho, Pitfall deve superar inúmeros riscos, incluindo poço de piche, areia movediça, buracos, troncos de árvore parados ou rolando, cascavéis, escorpiões, fogo, morcegos e crocodilos. Ufa! Harry pode pular sobre esses obstáculos, ou evitá-los de outras maneiras, como escalar, correr e se abaixar na hora certa, e, em certos lugares, se balançar sob cipós. Passei muita, muita raiva com este jogo, por não saber jogar bem e morrer muito devido a dificuldade. Mas mesmo assim, era muito divertido.



———————————————


Realmente, foi uma das noites mais épicas da minha infância, e meu natal foi inesquecível jogando Atari a noite toda. Bem, galera, foi muito bom compartilhar essa história com vocês. Eu gostaria de agradecer ao Juan, do SnesTalgia, pelo o convite, foi uma honra fazer parte desta união da comunidade gamer. Ah é, galera, antes que eu esqueça, aqui abaixo deixarei os nomes, já linkados, de todos participantes. Desejo a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Até mais, galerinha!

Por Paulo Victor


———————————————


Participantes da Corrente:

SnesTalgia / MarvoxBrasil / Gamer Desconstrutor / Arquivos do Woo / HistóriaRevista /  RetrôGamer World / Bragames Brasil / Vão Jogar! / SouPop OkaeriMinna / Blog Desocupado / Gamer Rambo Brasil / The Ryan / Detona Bits

Nenhum comentário:

Postar um comentário