sábado, 25 de julho de 2015

Feedback - Sana 2015 (Parte 1)

15 anos sem deixar a bola cair. Na maior parte do tempo, pelo menos.




Salve salve, galera desocupada, tudo em paz com vocês? Todos bem de saúde, com as vacinas em dia e felizes coma vida? Ótimo, é assim que eu gosto de ver!

Pois bem, meus caros, como já é de praxe aqui no Desocupado, Domingo é dia de post novinho, direto do forno. Sobre o que falaremos? Sempre acaba sendo uma surpresa — até pra nós mesmos, algumas vezes —, mas sempre temos certeza de uma coisa: certamente será algo sobre Cinema. Ou sobre Games. Ou até sobre jogos. Ou Livros, ou Séries. Ou algum outro assunto que julguemos "supimpa" de se abordar com vocês, desocupados.

"Mas pera aí: hoje não é domingo!", você diz. Exatamente, meu querido desocupado, não é domingo. Infelizmente, nós atrasamos um pouco o post de hoje, mas não tema, pois aqui está ele!

E, por coincidência, esse é o caso do post de hoje. Hoje não falaremos sobre um filme que estreou nos cinemas recentemente, ou teremos uma daquelas conversas sobres games — que eu tanto gosto. Não, hoje falaremos de algo um pouquinho diferente, mas de um jeito que vocês já conhecem.

Levanta a mãozinha quem aqui conhece o Sana. O quê? A garotinha ali da ponta não conhece? Pô, minha filha, cê não tá fazendo o dever de casa, né? Mas tudo bem, eu explico pra você. O Sana nada mais é que o maior e evento de Cultura Pop do Norte/Nordeste, sob a batuta da FCNB, e sendo realizado religiosamente todos os anos já há 15 anos — que estão sendo comemorados nesta última edição do evento. Geralmente, já há alguns anos, o Sana costuma ocorrer duas vezes a cada ano, na cidade de Fortaleza, no Ceará, porém, de uns tempos pra cá, mais edições do evento têm surgido, saindo até mesmo das limitações da cidade. Este ano, por exemplo, além do Sana Fest 2015 (que ocorreu nos dias 24 e 25 de Janeiro) e do Sana tradicional — que costuma ser realizado no mês de Julho —, tivemos também mais uma edição do Sana K-Pop (uma edição do Sana dedicada totalmente ao público que curte o famigerado e viciante Pop Coreano) e a estreia do Sana Cariri (nos dias 16 e 17 de Maio).

Apresentações feitas, este que aqui vos fala, Breno Barbosa, conseguiu marcar presença na última (no sentido de mais atual, é claro) edição do evento, o Sana 2015, que ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de Julho, no Centro de Eventos de Fortaleza, no Ceará. Além de tudo que a Cultura Pop tem direito, o Sana trouxe como atrações nesta edição: os dubladores Sérgio Stern e Charles Emmanuel; o YouTuber Muca Muriçoca; Detonator e suas Musas do Metal; o músico Joe Inoue e banda de J-Rock Flow.

E eis que cá estou para trazer meu Feedback sincero sobre o evento em questão. Como vocês já devem ter visto no título da postagem, esta é a primeira parte do Feedback, onde pretendo dar um pouquinho da minha opinião sobre estes três dias de Sana 2015. Na segunda parte — que, muito provavelmente, estará sendo publicada pouco tempo depois desta primeira —, focaremos nas Coletivas de Imprensa com os convidados do evento.

Sem mais enrolações, vamos ao que interessa! Mas não antes do nosso intervalo comercial, é claro.


Ah, só uma coisinha antes de começar: toda as fotos usadas no post são provenientes da Fan Page do Sana no Facebook e do perfil do evento no Instagram. Me foram prometidas fotos do evento, mas elas não apareceram até agora, e o post já está super-atrasado, então, vamos jogar com o que temos em mãos. É, galerinha, esperar pelos bróders dá nisso, mas vamos lá!

Antes de começar a falatória propriamente dita, eu gostaria de agradecer à toda a equipe do Sana por ter nos recebido no evento mais uma vez (como imprensa credenciada), em especial ao Caio Túlio Costa, o Coordenador de Recepção e Imprensa da equipe, que é simplesmente uma das pessoas mais simpáticas e acolhedoras com quem eu já esbarrei por aí — claro, isso não quer dizer que todos os outros da equipe responsável por lidar com a galera da imprensa fica de fora. Todos foram bastante atenciosos e presentes, e à todos eu agradeço por receberem a mim e a todos os outros parças da imprensa tão bem.

Aproveitando o assunto Imprensa e já começando o post de fato, não sei quanto aos outros colegas, mas eu, pelo menos, tive um probleminha em uma vez que está me dirigindo a Sala de Imprensa. Por se localizar no 2º andar do Centro de Eventos — onde somente as pessoas que compraram ingressos VIP e os profissionais da imprensa podem ir —, o acesso era bloqueado por funcionários e seguranças do evento. Em um dos dias do evento — não vou lembrar qual, exatamente, agora, mas provavelmente no segundo —, indo para uma das coletivas do dia, alguns funcionários foram relutantes ao me deixar subir para o 2º andar, e só depois argumentar (de novo) que iria para uma coletiva e apresentar meus documentos, eles me deixaram subir, ainda com ressalvas. Mas não vão tirando conclusões antes da hora, desocupados, esses funcionários estavam certíssimos, realizando o trabalho que lhes foi dado: não deixar que subam para o 2º andar sem a devida autorização. O problema aqui vem por parte da equipe de organização do Sana, que provavelmente não lhes informou bem sobre os profissionais da imprensa, ou talvez até mesmo sobre os participantes VIP, que podem ou não ter tido o mesmo problema. Como diz no edital de credenciamento de imprensa do evento, como imprensa, os profissionais não têm nenhum tipo de acesso privilegiado aos locais e atrações do evento — o que eu não vejo como "errado" de maneira alguma — mas, até mesmo para exercer a função propriamente dita, o acesso a Sala de Imprensa é permitido. Nesse ponto, os funcionários estavam certos, mas faltou um treinamento mais apropriado para eles por parte da organização do evento.

Eu realmente queria deixar isso mais pro finalzinho do post, mas como continua mais ou menos no mesmo assunto, outra atitude nem um pouco bacana foi a "expulsão em massa" que presenciei no terceiro e último dia de evento. Em todo o material de propaganda e divulgação do evento, os horários de início e término, respectivamente, eram de 10:00h e 20:00h. Teoricamente, dadas as 10h, os portões se abrem, e às 20h, tudo se fecha, mas essa regra não funciona na vida real, onde coisas atrasam ou não ficam prontas no tempo certo, ou seja, esses horários não só poderiam como deveriam divergir — e realmente divergiram, principalmente no domingo. Algumas atrações tiveram seus inícios — e, consequentemente, seus términos também — atrasados, causando um efeito dominó nas atrações subsequentes. No fim das contas, o relógio marcou 20h e atrações ainda não haviam se concluído. O show de Joe Inoue ainda estava para terminar (até onde sei) e o resultado do concurso de K-Pop Cover ainda estava para ser definido. Mesmo assim, os organizadores e funcionários do evento foram colocando para fora todos aqueles que estavam no foyer principal do evento (fora dos espaços temáticos). É fato que, até mesmo por causas de força maior, o evento deve ser fechado no horário acertado, mas para tal, toda a programação deve ser organizada e realizada com precisão cirúrgica, sem atrasos ou contratempos, e quem já organizou um evento na vida, por menor que seja, sabe que isso é praticamente impossível. No fim, quem estava no foyer foi acompanhado até a saída (ou praticamente "arrastado" pela corrente humana formada pelos organizadores e funcionários, em certo ponto), e quem estava dentro dos espaços temáticos, com atrações ainda por terminar, não poderiam sair e voltar para o espaço propriamente dito, com o risco de também ser expulso do evento. Como diz o dito popular, "Quem quer rir, tem que fazer rir". Se é pra fechar na hora X, que tudo esteja nos trinques, mas se não estiver, não custa dar um desconto pra quem não tem nada a ver com isso.

Ah, que saudades da fila quilométrica da entrada... Brincadeira!



Poxa, já falei tudo isso e ainda nem cheguei no evento em si. Tudo indica que o post vai ficar enorme, de novo... Mas continuemos.

Particularmente, por ser um maldito gamer, não consigo evitar de me direcionar à Arena Sana Games logo assim que entro no evento. É batata, toda santa vez que entro no Sana, sigo direto pra arena de games pra ver o que está rolando por lá. Mas também, como não, não é? Um espaço enorme dedicado inteiramente à vídeo-games, tem como existir um lugar melhor prum gamer num evento desses? Com isso em mente, a primeira coisa que fiz ao adentrar no Sana 2015 foi ir para a arena de games, e sinceramente, não fiquei muito feliz com o que vi. Não é que tenham retirado a arena como um todo do evento, ou algo parecido, mas resolveram unir todos os espaços temáticos em uma só grande arena, sem divisórias, contendo tudo que o evento tinha para oferecer — Games, Stands de Patrocinadores, Maid Café, Lanches, Stands de Venda, Espaço Zumbi, Batalha Campal e Palcos para Palestras, Campeonatos e Apresentações (de Cosplay e K-Pop, especificamente). Por um lado, há a conveniência de não ter que sair para o foyer para ir de uma arena para a outra, mas por outro, o espaço físico pareceu menor, e as atrações pareciam "apertadas" juntas umas das outras. Particularmente, a configuração dos eventos anteriores me agradava muito mais.

Me aprofundando um pouquinho mais nos Games (afinal, não consigo evitar), eu realmente gostaria de ver a Arena Sana Games como um espaço tanto competitivo quanto de descoberta e experimentação. Não dá pra negar que competir é divertido — eu mesmo adoro sentar pra jogar Smash Bros. por muitos e muitos minutos no evento —, mas descobrir novos games também é. Demonstrações de jogos que ainda estão por vir, ou até mesmo de jogos que já estão no mercado, mas que muitos ainda não puderam jogar, realmente são bem-vindas. O stand patrocinado da Geek Store fez um ótimo trabalho com isso, disponibilizando PCs para que a galerinha desocupada pudesse experimentar um pouco do novíssimo Batman Arkham Knight, além de aproveitar para cadastrar possíveis novos clientes em troca de um broche bacana (que fez bastante sucesso, diga-se de passagem). Essa atitude poderia se expandir por toda a Arena Sana Games. Novos patrocinadores poderiam ficar de olho nisso, e ver que o Sana realmente tem um público cheio de possíveis novos prospectos. Até mesmo as desenvolvedoras mais graúdas poderiam voltar seus olhos para esta importante cidade que é Fortaleza e trazer seus conteúdos para eventos como Sana. Que tal trazer uma demo do novo Assassin's Creed pro Sana, Ubisoft? Ou mostrar um personagem novo de Street Fighter V na Arena Sana Games, hein, Capcom? A Bandai Namco já entrou na brincadeira (com Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 e Saint Seiya: Soldier's Soul), que tal vocês se juntarem também? O público está aqui, e o potencial comercial também, basta chegar!

Sim, tinha isso tudo de gente. Imagina pra se locomover no meio dessa galera!


Mas chega de falar de vídeo-game! Teve muito mais que isso no Sana 2015!

Acho que, até esta edição, eu nunca tinha parado para assistir as apresentações de Cosplay no Sana. Neste ano resolvi dar uma chance, e não me decepcionei. Eu realmente não sabia que tinha tanta gente com cosplays incríveis por aqui, tanto para mostrar quanto para performar em cima do palco — e olha que eu acho que sou uma das pessoas mais chatas do mundo quando assunto é cosplay. Um grandessíssimo "Parabéns!" para a Roberta Barros Páscoa e para Kivia Marilia de Sousa, as vencedoras do Cosplay InSana 2015, com uma apresentação super-bacana baseada no game Alice Madness Returns. O vídeo da apresentação já está pelas interwebs, e você pode conferir clicando AQUI. Cortesia do SetCosplay. Também não tem como deixar de citar os outros integrantes do pódio: a dupla Jhenne Nunes e Rafael dos Santos, como Shanoa e Drácula de Castlevania: Order of Ecclesia; e Paulo Roberto e Ricardo Brito, como Guan Yu e Xiahou Dun de Dynasty Warriors 8. Coincidentemente, duas franquias que eu curto pra caramba, com apresentações de cair o queixo. Todos estes mereciam uma ida ao Japão com tudo pago (que, por acaso, foi a premiação do primeiro colocado), mas como já diziam em Highlander, Só pode haver um. Ou umas.

O Espaço Art & Fest também serviu de palco para uma conversa super-bem humorada com os dubladores Sérgio Stern e Charles Emmanuel, que emprestam suas vozes para personagens como a dupla Mordecai e Rigby, de Apenas um Show, Mike Wazowski, de Monstros S.A, Rony Weasley, da série Harry Potter, e muitos outros. Este que aqui vos fala também teve a oportunidade de participar de uma coletiva com a dupla, que vocês desocupados poderão conferir na Parte 2 do Feedback do Sana 2015, que deve estar saindo em um futuro bem próximo. Ou já deve ter saído, dependendo de quando você estiver lendo este post.

Também no Art & Fest, tivemos o Concurso K-Pop Cover. Assim como com os cosplays, eu resolvi dar uma chance à essa galerinha (há algum tempo atrás). Ainda hoje, continua não sendo muito a minha praia (apesar de eu ter uma playlist de K-Pop escondida na minha conta do YouTube), mas é uma competição bem legal de se assistir mesmo assim. Todos os grupos se esforçam bastante, e sabem como fazer a plateia gritar como ninguém. Não é a toa que o Sana tem uma edição dedicada somente ao Pop Coreano de uns tempos pra cá. Uma salva de palmas para os grupos Shinobi, Katsu, K-Project, WAT-B e Yeppeun Girls, que, respectivamente, compõem o Top 5 do Concurso K-Pop Cover. Vocês realmente sabem dar um show.

Fato Curioso: esta foto é na verdade do Concurso Pocket de K-Pop Cover.
Como eu disse mais lá em cima, trabalhando com o que temos em mãos...


Subindo as escadas rolantes, tínhamos as Salas Temáticas, com espaços dedicados única e inteiramente a Senhor dos Anéis, Harry Potter e Avatar (cortesia da Mundo Avatar), além do Espaço GeekExpo, dedicado a divulgação do evento homônimo, organizado pela galera da Bodega Online; onde também rolou demonstrações com Oculus Rift, venda HQs e exposição de estatuetas e action figures. O grande ponto fraco foi que as Salas Temáticas só estavam presentes no segundo e no terceiro dia de evento (sábado e domingo), deixando o primeiro dia (sexta-feira) de fora. Eu realmente não sei que motivos levaram a isso, mas, assim como todas as outras oferecidas pelo evento, as Salas Temáticas são atrações, e deveriam estar presente durante toda a duração do evento. Claro, há o fator de exclusividade de atrações para cada dia, para incentivar a compra de ingressos para um ou mias dias específicos; mas apesar das exclusividades de cada dia, todas as pessoas que resolveram pagar para visitar o Sana, independente do dia que escolheram, devem ter o direto de se divertir com tudo que o evento tem para oferecer. É fato que a sexta-feira é o dia de menos visitas no evento, mas ainda assim, o primeiro dia continua sendo um dia de evento como os outros dois, então nada justifica um segundo andar sem nenhuma sala temática ou vídeo-games desligados.

No fim do dia, Detonator e as Musas do Metal, Flow e Joe Inoue animaram o palco do Sana Music do primeiro ao terceiro dia, respectivamente. Infelizmente, não pude ver todos os shows por completo — tinha que voltar pra casa pra trabalhar neste post que você está lendo neste exato momento, caro desocupado, e também no próximo, que você estará lendo dentro de pouco tempo —; mas o pouco que pude acompanhar me deixou bem animado. Particularmente, eu não sou fã de nenhum dos três artistas, mas a energia da plateia do Sana é sempre tão contagiante que me faz ter vontade de pular junto, com os braços pra cima, mesmo sem saber direito quem está no palco no momento. Essa energia é um dos principais motivos que fazem com que os artistas, tanto nacionais quanto internacionais, gostem tanto de tocar no Sana de novo e de novo. Os fãs com certeza adoram, mas a repetição só é boa até certo ponto. De um jeito ou de outro, pela primeira ou pela décima quarta vez no palco do Sana, eles serão sempre muito bem-vindos.

Com tantas curtidas assim, não tem como não voltar, não é?


Ufa! Falei pra caramba mais uma vez... Mas enfim, isso é tudo que tenho a dizer sobre o Sana 2015, caríssimos desocupados!

Apesar dos pesares, não tenho como negar que me diverti no evento. Vi e participei de muita coisa boa nesses três dias, mas o contrário também é válido. Pelo menos pra mim, é impossível sair do Sana (independente da edição) sem uma reclamação na cabeça, mas também é impossível sair sem um sorriso no rosto. E é nessa relação de morde e assopra que eu continuo, e muito provavelmente ainda continuarei, frequentando o Sana pelos próximos 15 anos.

E você, caro desocupado, também foi pro Sana 2015? Então vem aqui, bater um papo com a gente nos comentários, e dizer o que você achou da festa de 15 anos do maior evento de Cultura Pop do Norte/Nordeste!

Bem, esse é o fim da primeira parte, galerinha. Não mudem de canal, porque logo mais tem a Parte 2, com as coletivas de imprensa com os convidados do evento!

Um abraço, e até mais!

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário