domingo, 28 de junho de 2015

Se não jogou, jogue! - Megaman & Bass (SNES)

Pra fechar as portas do Super Famicom.



Em plena geração PlayStation ("PlayStation! PlayStation!"), no ano de 1998, era lançado o ultimo jogo do Bombardeiro Azul (pra mim, quem era pra ser chamado assim é o Bomberman, mas lógica pra quê, né). Ele que é ferro e fogo: MEGAMAN. A ideia dos produtores era que as crianças que não podiam comprar um videogame da nova geração ainda pudessem desfrutar, por uma ultima vez, um jogo da franquia Megaman. Nasce, então, Megaman & Bass [Breno -> and Knuckles], para Super Nintendo. Infelizmente, o novo jogo chegou meio tarde. Se tivesse saído em 1994-1995, ainda podia ter feito um sucesso legalzinho.

A história aqui é que um robô chamando King, o mais poderoso dentre todos, que infiltrou-se no laboratório do Dr.Wily e roubou plantas das criações do Dr. Light, provavelmente porque ele quer provar que robôs são trombadinhas superiores ou algo assim. O que importa é que esse crime não pode sair impune, e assim, Megaman vai atrás dele, com a adição de um novo "aliado", que já vem rodando desde Megaman 7, chamado Bass.


Vale notar que esse jogo saiu depois de Megaman 8, que também saiu para a "nova geração", então a Capcom resolveu aproveitar muita coisa, inclusive sprites e dois chefes. Sim, eles roubaram de si mesmos. A vantagem disso é que Megaman 8 é um jogo lindo, e isso se traduz nesse aqui também, que é igualmente bonito.

O colorido é de encher os olhos, principalmente nos cenários, que foram muito bem concebidos. Além disso, inimigos e suas animações são bem detalhadas, e os Mets continuam bonitinhos. Os chefes não ficaram atrás, assim como nossos personagens principais. Beleza não põe mesa, mas aqui ela agrada bastante.


Já partindo pros chefes, pense num grupo de pragas difíceis! Como sempre, seguimos aquela onda de que cada chefe é forte contra outro e blá-blá-blá, mas até saber por onde começar, você já vai ter morrido umas 10 vezes. Estranhamente, podemos escolher apenas 3 chefes primeiro, cada qual, depois de derrotado, libera o resto. Não sei o por que, mas sei que já fizeram isso em Megaman 7 e 8.

A dificuldade do jogo é alta, e acho que em alguns momentos não tem como não levar dano, principalmente com Megaman, já que Bass possui uma arma mais fraca, mas com mais rajadas, além de poder atirar em várias direções, um dash e melhor pulo. Bass é o praticamente o Easy Mode da parada.


A trilha sonora é inferior se comparada ao que já ouvimos durante a franquia, mas é longe de ser ruim. Aparentemente, ela acabou sendo mal portada no GBA. Sim, há uma versão deste jogo para o Gameboy Advance.

Megaman & Bass é um Megaman como qualquer outro, com a adição de uma segunda opção de jogabilidade. Difícil e divertido, e com upgrades (que são tipo as DLCs da parada, para aquela época), até pra sair de uma fase já visitada, você precisa gastar dinheiro [Breno -> Capcom fazendo escola desde cedo]. Um bom jogo e totalmente recomendado.

Autor da imagem acima.

Por Angelo Alexsander, que pagou pela DLC do Protoman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário