domingo, 17 de maio de 2015

Se não jogou, jogue! - Grand Theft Auto: San Andreas (PS2)

O segundo grande salto da Rockstar.



A franquia GTA é indiscutivelmente uma das de maior sucesso no mundo dos videojogos. Desde o GTA III então, seu sucesso aumentou exponencialmente com sua transformação de jogo com vista por cima para um sandbox em terceira pessoa. Daí pra frente não parou mais, mesmo naqueles GTAs mais fracos de PSP e afins. [Breno -> Ei, GTA Chinatown Wars era até bem legalzinho!]


GTA: San Andreas então, explodiu mentes que já haviam sido explodidas duas vezes seguidas, com já mencionado GTA III e sua sequencia, Vice City. O universo de San Andreas é diferente do que a franquia já apresentava, com bastante foco em mafias. Neste, o mundo das gangues é o abordado, e a jornada de Carl "CJ" Johnson para melhorar de vida e, por consequência, ajudar sua gangue.

Os gráficos mudaram em relação a Vice City. Muitos dos efeitos, como chuva e iluminação, mudaram. Não sei se posso dizer que SA é mais bonito, já que gosto muito do estilo do seu antecessor, mas tecnologicamente, é mais avançado. Acho eu que parte da beleza do jogo teve que ser sacrificada em troca do mapa imenso, repito, I- MEN-SO, que é o estado de San Andreas, com três grandes cidades, uma área rural e um deserto tão grande quanto.


Há muito espaço a se explorar e easter eggs pra se encontrar, além de colecionáveis que destravam armas de graça e etc.. Minigames que normalmente te dão algo de graça, mas em compensação podem ser bem difíceis.

As missões tendem a ser bem divertidas, com suas perseguições (adoro corridas nesses jogos de fácil capotagem) e a historia do jogo se desenvolve bem com elas. Estas também vem com tutorial embutido pra quem precisar, e dão as melhores recompensas, inclusive resultando no destravamento das próximas áreas.


A trilha sonora vem recheada de vários ritmos. Graças ao sistema de rádios que a franquia tem, basta estar em um veículo para ouvi-la. Adoro as rádios K-DST e Radio X, que têm um rockzinho maneiro, mas quem gosta de country e hip hop também pode se satisfazer em outras rádios.

Seja apenas pra finalizar ou pra ficar moscando (vagabundando pelo mapa e usando códigos a toa), GTA: San Andreas é um jogo divertidíssimo e com certeza é um dos melhores desta franquia, que quase sempre acerta.


Por Angelo Alexsander, que faz parte dos Ballas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário