domingo, 6 de abril de 2014

[ESPECIAL] Capitão América: O Soldado Invernal - Mini-guia

Você está preparado, soldado?




Atenção, desocupados, SEEENTIDO! Muito bem, soldados, como estão os senhores? Todos em condições para a batalha que está por vir? Ótimo!

Ok, chega de bancar o militar casca-grossa.

Como muitos de vocês já sabem, fim de semana é hora (a concordância tá certa, produção?) de dar uma passadinha no Desocupado e deliciar-se com uma indicação bacanuda ou com um artigo divertido, sem pé nem cabeça; sempre referentes a Cinema, Games, Literatura, Séries, Quadrinhos ou o que mais a gente quiser. E esta semana não será diferente!

Errm... na verdade será diferente sim. Um pouquinho diferente.

Nem eu nem os outros desocupados da equipe fazíamos a mínima ideia do que trazer à vocês neste fim de semana. Foi então que internet me lembrou que Capitão América: O Soldado Invernal estreia nesta quinta-feira (sim, caso você não saiba, as estreias brasileiras agora ocorrem nas quintas ao invés das sextas. Uma baita falta de sacanagem) do dia 10 de Abril, e aí me veio em mente: por que não falar sobre algo relacionado ao Sentinela da Liberdade, já que esta será a "semana dele"?

Mas sobre o que falar? Que tal preparar os desocupados para o novo filme, falando um pouco sobre o que este que aqui vos fala julga ser necessário para ter uma experiência ainda melhor? É, essa seria uma boa ideia, e é basicamente isso que teremos hoje, galerinha desocupada: um "Especial de Bolso", um mini-guia para se preparar para Capitão América: O Soldado Invernal, falando um pouco sobre os filmes e HQs que terão alguma importância para esta nova missão do bandeiroso, que, obviamente, será comentada aqui no próximo fim de semana. Ah, pra quem não lembra, eu fiz a mesma coisa ano passado, com o não-tão-bacanudo Homem de Ferro 3. Ficou curioso? Clique AQUI e dê uma conferida!

Bem, todos os detalhes já foram explicados? Podemos começar? Sim? Então vamos lá!


———————————————


1. Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger - 2011)


Alguns diriam que o primeiro filme é realmente obrigatório para compreender bem a sequência que está por vir. E eles não estão errados, você não PRECISA ver O Primeiro Vingador antes de O Soldado Invernal, mas DEVERIA.

Por que? Porque é aqui onde conhecemos o Steve Rogers do Universo Cinematográfico da Marvel, que é um pouquinho diferente do original dos quadrinhos. Quem já está familiarizado com as HQs pode confirmar minhas palavras. Apesar dessas pequenas diferenças, as Marvel Studios conseguiu adaptar muito bem o Capitão dos quadrinhos para o cinema, deixando suas características físicas, ideologias e ideais praticamente intactos ( o ator Chris Evenas surpreendeu a todos nesse quesito). Pena que o produto final não tenha sido 100% satisfatório.

Verdade seja dita: todos os filmes da 1ª Fase da Marvel Studios foram produzidos com o único intuito de culminar na reunião dos heróis em Os Vingadores, mas nenhum deles deixou isso tão escancarado quanto os dois últimos, que foram Thor e Capitão América: O Primeiro Vingador. Desde o começo dos dois filmes, você consegue notar que eles só existem para direcionar o Deus do Trovão e o Sentinela da Liberdade à invasão dos Chitauri em Nova York, mas só isso não faz com que ambos os filmes (principalmente o último, do qual estamos falando aqui) não tenham sido essa Coca-Cola toda.

Talvez o maior defeito de O Primeiro Vingador também seja uma de suas maiores qualidades: o clima aventuresco. Por um lado, o filme é cheio de ação e bem divertido, com lutas empolgantes e bem coreografadas (exceto pelos soldados inimigos voando a cada soco do Capitão), uma Direção de Arte ao mesmo tempo criativa e fiel ao contexto histórico e uma trilha sonora bem "pra cima"; mas por outro ponto de vista, se pararmos para analisar, o contexto histórico no qual o Capitão América está inserido é nenhum outro senão o da Segunda Guerra Mundial, um período sombrio da nossa História, que acaba fazendo com o clima otimista de aventura destoe bastante do pano de fundo no qual está encaixado. Pra falar a verdade, O Primeiro Vingador busca ao máximo omitir qualquer menção à Segunda Grande Guerra, o que, pra quem conhece a história do personagem, é no mínimo contraditório. Mas isso não é culpa da Marvel Studios. O filme tinha que ter a Classificação Indicativa mais abrangente possível, para atingir tanto crianças quanto adultos, além de ter que levar em consideração que o filme seria exibido no mundo inteiro (ou em boa parte dele), e mesmo depois de muitos anos, a Segunda Guerra Mundial ainda é um assunto escuso em muitos países ao redor do globo. Há também o pequeno detalhe de que nem todo o mundo é amiguinho dos Estados Unidos da América, e nem todo mundo gostaria de ver uma "bandeira norte-americana ambulante" (mesmo que o personagem não seja isso) distribuindo sopapos numa telona. Fora esses percalços, devo dar o braço a torcer — e você também deveria, caro desocupado — e admitir que a Marvel Studios fez um bom trabalho em O Primeiro Vingador.

Confira também:

- RapaduraCast 246 - Capitão América


———————————————


2. Os Vingadores (The Avengers - 2012)


Você não precisa assistir O Primeiro Vingador para estar preparado para O Soldado Invernal, mas com certeza precisa assistir Os Vingadores.

Se O Primeiro Vingador nos apresenta o Capitão Steve Rogers em sua era áurea de herói da guerra, Os Vingadores reapresenta o Capitão Steve como um soldado sem uma guerra para lutar, um homem fora de seu tempo, que não sabe se seus ideais continuam válidos neste mundo que seguiu em frente, além de ajudar a encaminhar o personagem para seu vindouro filme solo. Ah, e Os Vingadores também é a melhor aventura criada pela Marvel Studios até agora. Até agora.

Os Vingadores não é o melhor filme do gênero (super-herói) já criado — principalmente na minha opinião, ainda acho O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan (que não é bem um filme de super-herói, mas isso é pano para uma outra discussão) melhor —, mas com certeza é o que melhor conseguiu transpor a pegada dinâmica e divertida das páginas das HQs para as telas do cinema de uma maneira funcional, que agradou tanto aos que acompanharam os heróis nos quadrinhos quanto os que os acompanharam nos cinemas, e até mesmo àqueles que caíram de para-quedas, sem conhecer coisíssima alguma. Palmas para Joss Whedon, cujo esforço e o esmero foram bem maiores do que o que é mostrado na tela, principalmente em relação ao astro deste pequeno Especial, o Capitão América.

É bem provável que poucos saibam disso, mas inicialmente, o plano diretor e roteirista Joss Whedon (Josuéldon, para os mais íntimos) era fazer com que Os Vingadores fosse mostrado pelo ponto de vista de Steve Rogers, tendo ele como personagem central da trama. Porém, algumas exibições de teste foram feitas, e a audiência acabou não gostando do que viu. Com isso, Whedon foi obrigado a tirar o Capitão do centro de seu roteiro e fazer com que o filme não tivesse um protagonista certo. Mentira, todos sabemos que a carapuça acabou caindo na cabeça do Tony Stark de Robert Downey Jr., o grande queridinho dos fãs, mas isso não vem ao caso no momento. Mi-mi-mi a parte, isso mostra que Chris Evans não é um ator tão carismático a ponto de sustentar um filme por conta própria, principalmente quando Robert Downey Jr. está no elenco. Apesar de não ser o maior fã dele, tenho que admitir que o cara é carismático. No material extra presente nos DVDs e Blu-rays de Os Vingadores, podemos ver várias cenas excluídas estrelando o Steve Rogers de Chris Evans. Algumas dessas cenas, a propósito, serão reaproveitadas em O Soldado Invernal.

Confira Também:

- RapaduraCast 279 - Duplex: Os Vingadores (Parte 2)


———————————————


3. Tempo Esgotado e O Soldado Invernal (Volume 5 - Edições 1 à 14)


Aaaaah... Agora sim chegamos à nata deste post! Ler as duas primeiras histórias do Volume 5, Tempo Esgotado (Out of Time) e O Soldado Invernal (The Winter Soldier), das HQs do Capitão América é importante não só para estar preparado para o segundo filme do Capitas, mas também para o seu próprio entretenimento. Vá por mim, meu caro desocupado, você estará fazendo um favor à si mesmo ao ler essas revistas!

Tempo Esgotado marca a primeira aparição do Soldado Invernal nas HQs do Capitão América, e O Soldado Invernal narra o primeiro confronto do Capitão contra esse misterioso inimigo. Ambas foram escritas por Ed Brubaker e ilustradas por Steve Epting, ambos grandessíssimos profissionais, que complementam um ao outro nas páginas das edições do 5º Volume do Capitão América. Ah, ia esquecendo: no Brasil, Tempo Esgotado foi publicada recentemente pela Editora Salvat, em um encadernado de capa dura, por um preço bem bacana; Já O Soldado Invernal foi publicado pela Editora Panini, também encadernado com capa dura, mas por um preço um pouco mais salgado.

Mesmos que essas sejam as histórias mais prováveis de servir como inspiração para o segundo filme do Capitão, não se limite em ler apenas essas duas. Todo a saga do Capitão América escrita por Ed Brubaker (que, somando tudo, é boa parte de todo o Volume 5) vale a pena ser lida

Ed Brubaker foi o responsável por abordar as aventuras de Steve Rogers nos quadrinhos de uma maneira mais séria e verossímil. É difícil enxergar o Capitão América como um super-herói nas HQs escritas por Brubaker, mas isso está longe de ser algo ruim. As histórias seguem um rumo mais voltado para a espionagem e para a política — com participações ativas da S.H.I.E.L.D. e do Governo Americano (assim como aqueles que estão relacionados a ele, aliados ou inimigos) —, com um clima mais sombrio e cheias de intrigas e discussões bastante pertinentes, sempre com um ritmo que prende o leitor e o deixa curioso para conferir a próxima edição. Se você já ficou com sono só de ler palavras como "discussões" e "política", não se preocupe, há bastante ação por parte de Steve Epting, que consegue reproduzir cenas dinâmicas e empolgantes com seu excelente traço. Talvez o melhor exemplo disso seja a edição #12, que tem uma sequência de ação que flui tão bem que parece que os quadros mais parecem estar virando um filme. Pelo menos foi essa a impressão que tive quando li. E sim, eu estava 100% sóbrio!


———————————————


4. Os Vingadores: Os Heróis mais Poderosos da Terra (2ª Temporada)


Bem, este último item não é realmente necessário para desfrutar O Soldado Invernal (e justamente por isso será um pouco mais curto que os anteriores), mas vale a pena ser citado.

Os Vingadores: Os Heróis mas Poderosos da Terra (The Avengers: Earth's Mightiest Heroes) foi uma das poucas animações de respeito produzidas pela Marvel, exibida de 2010 à 2012 na programação da Disney XD. Infelizmente — e aparentemente sem nenhum bom motivo —, a série foi cancelada em sua Segunda Temporada, onde alcançou seu ápice.

Mas o que essa excelente animação tem a ver com o Capitão América e o Soldado Invernal? Na 2ª Temporada, podemos acompanhar, de uma maneira bastante adaptada e resumida, o arco do Capitão América contra o Soldado Invernal visto nas HQs (Tempo Esgotado e O Soldado Invernal, citadas ali em cima), o que é uma boa pedida para quem acha que não consegue ler as 14 edições aqui indicadas a tempo do novo filme.

Mas nem só por isso você deve conferir Os Heróis mais Poderosos da Terra. A animação é bastante fiel aos quadrinhos, com uma trama central muito bem escrita, preenchendo até buracos e amarrando pontas soltas deixadas pelas próprias HQs do Universo Marvel, de maneira que tanto adultos quanto crianças se divirtam acompanhando. A animação não é perfeita, mas é empolgante e bastante fluida, sempre com muita ação. O traço usado lembra bastante o de Bruce Timm na animação da Liga da Justiça, e é mais ou menos essa pegada de Os Heróis mais Poderosos da Terra, porém com um pouco menos de DC e muito mais de Marvel.

Vale muito a pena da uma conferida nesta animação. São apenas duas temporadas (infelizmente), não vai tomar muito do seu precioso tempo.


———————————————


Hum... Bem, acho que isso é tudo, galerinha desocupada.

Caso você tenha gostado, odiado, achado mais ou menos ou acha que está faltando algum item importante neste Mini-Guia, chega mais, vamos bater um papo aqui em baixo, nos comentários!

No mais, nos vemos de novo no próximo fim de semana, para falar de Capitão América: O Soldado Invernal (quinta-feira nos cinemas, não percam!)


Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário