domingo, 9 de junho de 2013

Se não jogou, jogue! - Street Fighter X Tekken (PC)

Quando o Shoryuken encontra o Lightning Uppercut.




Saudações, galerinha desocupada que poderia estar fazendo algo produtivo, tudo beleza com vocês?

Bem, fica meio chato repetir isso toda semana, mas sempre existem aqueles que estão chegando agora, e, pra não deixar esses indivíduos "deslocados", é sempre bom fazer esta pequena apresentação. Pra quem ainda não manja dos paranauês não está habituado com o "cronograma" do blog, toda semana, nós tentamos trazer para vocês uma recomendação bacana, relacionada a cinema, games, séries, HQs, livros, ou o que mais nos vier na telha. E graças àquele que nos assiste lá do alto (Superman), esta semana não será diferente!

E a recomendação desta semana é o glorioso (parafraseando Fausto Silva) Street Fighter X Tekken, crossover desenvolvido pela Capcom entre sua clássica franquia de jogos de luta — Street Fighter — e a aclamada franquia da concorrente Namco BandaiTekken —, sendo ambas as séries grandes bastiões do gênero Luta. Street Fighter X Tekken foi lançado em Março de 2012, em versões para PC, PS3, Xbox 360 e PS Vita.

Todo bom gamer sabe que jogos de luta não se preocupam em contar uma história coerente e chamativa, portanto, não há muito sobre o que falar em uma sinopse de Street Fighter X Tekken. Porém, o jogo possui, sim, uma premissa inicial, que de pouco importa para o game em si, mas que vale a pena ser citada. Em Street Fighter X Tekken, um misterioso cubo místico, apelidado de Caixa de Pandora, surgiu misteriosamente na Antártida, atraindo a atenção não só de estudioso, mas de diversos outras pessoas que queriam se apoderar da Caixa, já que as propriedades e utilidades do tal objeto eram totalmente desconhecidos. Personagens simbólicos de ambas as séries — como Ryu, Jin, Chun Li e Nina — organizaram-se em duplas para partir em uma jornada pela Caixa de Pandora, cada dupla com um objetivo diferente para o artefato mágico. Como em todo bom jogo de luta, o simples fato de existir alguém diferente de você já é justificativa suficiente para enxugar o tal sujeito na porrada, e pode ter certeza que isso também se aplica à Street Fighter X Tekken, portanto, você terá que quebrar ossos e mais ossos para chegar à tal Caixa de Pandora.


Quem conhece as franquias Street Fighter e Tekken, mesmo que nunca tenha jogado, deve saber que ambas possuem Direções de Arte e estilos visuais bem diferentes. Street Fighter prima por algo mais caricato, bastante semelhante ao mangá, com uma anatomia mais exageradas e movimentos impactantes, porém não tão realistas. Já em Tekken, podemos notar uma maior atenção á figura humana de verdade, com uma anatomia mais próxima da realidade e movimentos baseados em movimentos e técnicas de artes marciais reais, ainda que um pouco exageradas. Unir dois estilos quase que totalmente diferentes seria um desafio e tanto para a Capcom, mas, talentosa (porém não tão esperta) como ela é, a empresa tirou de letra. Street Fighter X Tekken possui uma direção de arte bastante semelhante à de Street Fighter 4 (e todas as suas versões), último jogo da franquia, mas com algumas alterações. O principal objetivo da Capcom com Street Fighter X Tekken era que os jogadores de ambas as séries pudessem se identificar com o crossover. Portanto, os artistas conceituais optaram por um traço mais limpo — diferente de Street Fighter 4, que, assim como Okami, brincava com efeitos de pincel — e um pouco menos caricato, para se assemelhar um pouco mais à Tekken. Ainda assim, a Capcom precisava puxar o peixe pro seu lado, portanto, SFxT é bem mais parecido com Street Fighter que com Tekken. Para isso, os artistas tiveram que dar uma repaginada na galerinha de Tekken, trazendo-os para uma estética mais "Street Fighter". Ou seja, simplificando, esqueça o realismo e os traços humanos que você via em Tekken, aqui eles são tão cartunescos quanto os de Street Fighter. Essa nova configuração gráfica funciona bem não só no papel, mas também no sua TV/Monitor, principalmente em alta definição. Os modelos 3D são muito bem polidos, e as animações fluem extremamente bem. Aplicar um Shoryuken (sim, esse é o meu golpe favorito) na fuça do seu inimigo ou realizar um agarrão nele continua tão plástico, bonito e recompensante como sempre foi. Este último comando — o agarrão — segue o mesmo esquema visto em Tekken, uma pequena animação mostrando os mínimos detalhes do golpe. Ou seja, assim como em Tekken, os agarrões são verdadeiras obras-primas das artes marciais. Por ter adotado uma jogabilidade em duplas, Street Fighter X Tekken pode sofrer alguns pequenos slowdowns quando todos os quatro (a sua dupla e a do inimigo) estão na tela, mas nada que comprometa a luta ou a sua experiência com o jogo. Outro fator que chama a atenção em Street Fighter X Tekken são os cenários. Sim, meu caro, os cenários. Você pode não reparar neles enquanto luta, mas experimente pausar o jogo no meio de uma batalha e seja presenteado com um show de referências aos universos Street Fighter e Tekken. Até os diretores de ambas as franquias aparecem no background! Em suma, a estética adotada em SFxT é, predominantemente, a de Street Fighter, mas a Capcom conseguiu fazer com que o panteão de lutadores de Tekken se encaixassem bem em seu universo de projeteis de energia e ganchos flamejantes.


Quem já jogou pelo menos uma vez na vida sabe que Street Fighter é o tipo de jogo de luta "fácil de se jogar, difícil de se dominar". Com pouco tempo de jogo e algumas apertadas aleatórias de botões no controle, você consegue lançar um Hadouken, desferir um Shoryuken e quem sabe até um Tatsumaki Senpuukyaku (sim, esse é o nome real do "Ataque das Corujas"), seja com Ryu ou Ken. Mas estes talvez sejam os personagens mais básicos de todo o jogo, e quando você começa a se interessar em jogar com outros lutadores, como Zangief e Vega, por exemplo, verá que o buraco é mais embaixo. Claro, nada lhe impede de se divertir jogando com os personagens "básicos" — muito menos de se tornar um jogador profissional com eles —, mas é inevitável que você não tente se aventurar, pelo menos uma única vez, em outros personagens, com estilos de luta diferentes. Street Fighter X Tekken pega a pluralidade de estilos já presente em Street Fighter e juntou à pluralidade igualmente vasta e ainda mais complexa de Tekken. Quem já jogou Tekken sabe que até mesmo o mais básico dos personagens requer muito tempo e ainda mais treino para se dominar que talvez o mais complexo dos personagens de Street Fighter. São dezenas de comandos, macetes, combos feitos e possíveis combinações que você pode criar com cada personagem jogável. Não há como negar que é um sistema bem rico — um dos meus favoritos, a propósito —, mas acabaria não se encaixando no universo de Street Fighter. Pra resolver esse pepino, a Capcom resolveu "adaptar" o sistema de combate de Tekken para o crossover, ou seja, simplificar toda aquela parafernália presente em Tekken. Calma, calma, calma, fãs de Tekken, diferente do que vocês devem estar pensando, o resultado foi excelente. A Capcom conseguiu fazer não só com que os personagens de Tekken funcionassem em um sistema de combate 2D (pra quem não conhece, Tekken possui um sistema de luta tridimensional), como também que o estilo de luta de cada personagem mantivesse sua essência, mesmo com uma diminuição drástica no número de golpes e comandos.

Quem vem de Street Fighter vais se sentir totalmente em casa aqui, tanto com os personagens "da casa" quanto com os "visitantes". O mesmo pode ser dito daqueles provenientes de Tekken, já que a maioria dos comandos permanece inalterado. Claro, os jogadores de Tekken terão que reaprender a jogar com seus personagens favoritos aqui em SFxT, mas nada que leve uma vida inteira. Algumas partidas e poucas horas de treino e VOILÁ! Você é um profissional novamente. Uma novidade para ambos os públicos é o sistema de duplas. Obrigatoriamente, você terá que escolher dois personagens para uma luta, podendo alternar entre um e outro a qualquer momento da batalha. Assim como em outros jogos da Capcom, você não só pode como deve elaborar combos que alternem entre um lutador e outro, ou, se preferir, usar ambos os personagens simultaneamente, o que custará um bom teco da sua barra de especial. Outra novidade de SFxT é o Pandora Mode, uma habilidade que pode ser ativada em batalha para deixar seu personagem muito mais poderoso que o comum. O preço a se pagar por isso, porém, é a vida do seu parceiro, e o efeito do Pandora Mode não dura para sempre, portanto, use-o com cuidado. Street Fighter X Tekken também conta com um sistema de Gemas, que podem ser ativadas quando, na luta, o jogador realiza um golpe/combo predefinido. Cada Gema possui uma melhoria diferente para o seu personagem, assim como uma condição específica. Particularmente, eu acho isso uma tremenda chatice, mas, graças a Deus, você pode optar por lutar sem as Gemas.


Talvez minha única e maior crítica à Street Fighter X Tekken, principalmente na versão para PC, é a falta de suporte ao jogo por parte de própria Capcom. Pra quem não sabe, as versões para console de SFxT são atualizadas automaticamente sempre que um conteúdo novo é adicionado ao jogo, sejam personagens disponíveis via DLC (Conteúdo Baixável) ou novas roupas para os personagens já existentes. Durante muito tempo, a versão para PC permaneceu com a configuração original do jogo, enquanto a versão para consoles já era atualizada constantemente. Somente há pouco tempo atrás a versão de PC conseguiu alcançar a dos consoles, mas isso não quer dizer que tudo está salvo. O serviço online da Capcom para SFxT não é dos melhores, algo que afastou boa parte dos gamers não só das divertidas partidas online, mas do próprio jogo em si. Ainda vejo muita gente na Steam falando mal de Street Fighter X Tekken. Por um lado, eu as entendo, já que a Capcom realmente virou o rosto para a versão de PC; mas por outro, essas pessoas estão perdendo um ótimo jogo de luta apenas por causa da má fama que a empresa criou para o jogo. Outro detalhe chato de SFxT são os DLCs, que são vendidos a preços bem salgados na versão de PC (principalmente na Steam) e que foram "destravados" por hackers na versão de console. O mais legal desse "ato de vandalismo" é que o conteúdo baixável estava travado dentro do disco (mídia física) do jogo, ou seja, os jogadores estavam pagando mais por algo que já tinham em mãos. Isso não é legal, Capcom, nem um pouquinho.

Ainda assim, eu ainda tenho um pouquinho de fé em Street Fighter X Tekken, e se depois desse texto você também resolveu dar uma chance ao jogo, quem sabe nos esbarramos nas partidas onlines da vida? Se você encontrar um tal de Breno.Barbosa999 quando estiver a procura de um oponente na rede, pode ter certeza: Sua vitória está garantida!


Se você curte música eletrônica, então vai adorar a trilha sonora de Street Fighter X Tekken. E se você curtir música eletrônica e, de quebra, ainda for fã de ambas as franquias, você vai amar as referências musicais a temas clássicos de alguns personagens e também alguns remixes baseados em outras faixas. Particularmente, eu não sou muito chegado nesse estilo musical, mas sei que a Capcom não brinca na hora de compor suas trilhas sonoras, e em SFxT não foi diferente. Eu acho uma pena não termos uma trilha sonora mais vasta, como as dos jogos da franquia Super Smash Bros. (que eu amo do fundo do meu coração), por exemplo, que conta com milhares de faixas dos jogos aos quais faz referência, direta ou indiretamente. Os temas clássicos dos personagens de Street Fighter são inesquecíveis, mas infelizmente não estão presentes em SFxT. Tekken 5 também possui músicas ótimas, mas também não foram aproveitadas.

Poderíamos ter faixas como essa:


Ou essa:


Pois é, amigos, nem tudo são flores...

Enfim, acho que já falei demais, não é? Hora daquela velha nota, com um gi vermelho e uma faixa preta de karatê prendendo-o ao corpo.

E aí está ela -> 8,5 / 10

Todo bom gamer sabe que a Capcom é a mestra dos crossovers, e mais uma vez, ela fez jus ao título em Street Fighter X Tekken. Seja você um jogador de Street Fighter ou um fã de Tekken, você se sentirá confortável com a jogabilidade simples, porém bastante funcional, de SFxT. Há alguns problemas no modo online do game, e a trilha sonora poderia ter sido melhor composta, mas nada que atrapalhe a sua experiência em Street Fighter X Tekken. Uma dica? Jogue com os amigos, é sempre mais divertido.

E com a E3 2013 chegando, bem que a Namco Bandai poderia nos dar um palhinha de seu próprio crossover com a franquia de luta da Capcom, Tekken X Street Fighter!


Eu prometo a vocês, galerinha, se Tekken X Street Fighter for mostrado nessa E3, lágrimas serão derramadas!

Até a próxima!

Por Breno Barbosa

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