sábado, 30 de junho de 2012

Se não leu, leia! - Deadpool Pulp (2010)


O Ministério da Saúde Adverte: Deadpool é louco.


Faaaaala pautaiada galerinha desocupada e dodói da cabeça, tudo ok com vocês?

Pois é meus caros amigos, mais uma vez vos trago uma HQ de garbo e elegância pra ler no ônibus, ou naquela aula chata de história, ou no banheiro durante uma "guerra dos tronos". Não garotas e garotos, dessa vez não vos trago um herói estrelinha (leia-se Homem de Ferro). Não não, hoje é dia de Deadpool bebês! Sim, hoje a HQ que vos trago é Deadpool Pulp, como sempre, da Marvel!

Deadpool Pulp é uma minissérie spin-off (estória paralela) de 4 edições do mercenário tagarela da Marvel, o Deadpool, escrita por Mike Benson e Adam Glass e desenhada por Laurence Campbell. Na trama, uma mercenária conhecida como Outlaw rouba uma maleta de conteúdo nuclear de uma das bases da C.I.A, nos Estados Unidos. Após tal baque, a agência se vê sem opções viáveis de como recuperar a tal maleta, eis que Cable, um general de certa importância no exército americano, recomenda que seja enviado o agente Wade Wilson, codinome Deadpool, para recuperar a tal maleta.

A arte de Deadpool Pulp, feita por Laurence Campbell, é simplesmente incrível, e casa muito bem com o clima obscuro e verossímil da trama. Campbell usa como artifício principal os efeitos de luz e sombra, fazendo contraste com cores de tons ora bastante escuros ora bastante vivos. Todas as formas criadas pelo artista parecem sair das profundezas das trevas, mas mesmo com tanta escuridão, você consegue enxergar as tais formas perfeitamente, como se as sombras as moldassem. As páginas da HQ mais parecem um conjunto de fotos tiradas com pouca iluminação, organizadas em pequenos quadros encima de uma página branca, já que não há um dinamismo mais acentuado, até mesmo nas cenas de ação. Mas, ao contrário do que você deve estar pensando, isso não deteriora nem um pouco a HQ. Ainda que bastante paradas, as sequências de ação são bem dinâmicas, por mais que o foco da revista não seja a comédia nonsense e a ação desenfreada, típicas do título original do personagem. Graças a Deus.

Deadpool Pulp pode parecer uma HQ bastante curta à primeira vista, afinal são apenas 4 edições com 25 páginas cada, mas não se engane, é o bastante para contar a estória. Estória essa que contém todo um clima noir, com cara daqueles romances policiais de antigamente. Trata-se de uma trama bem simples, porém muito bem amarrada, sem maiores complicações para que a leitura corra suave. Mas também não espere desligar o cérebro e ver várias cenas de luta, decapitação e piadas de mal gosto, como é típico do título original do personagem. O suprassumo de Deadpool Pulp é ser totalmente avessa às HQs originais do Deadpool, ou seja, ainda que você não conheça o personagem original, você vai entender a estória e ser dar bem com ele, ainda que não pretenda buscar por outras HQs do mesmo. Mas se você se interessar pelo mercenário tagarela e quiser acompanhar suas trapalhadas no universo Marvel original, o que posso dizer é que Deadpool não é recomendado para velhinhas, gestantes, crianças e pessoas normais. Se você não se enquadra no perfil, e nem pretende se enquadrar, opte por ler Deadpool Pulp, para o seu próprio bem.

Os personagens da HQ, em sua maioria, são bem definidos, se levarmos em conta que se trata de uma minissérie de 4 edições. Se você já é um leitor de quadrinhos de longa data, vai reconhecer muitas das referências ao universo Marvel original em Deadpool Pulp, principalmente nos personagens. Mas se você ainda está cheirando a leite no que diz respeito à HQs, pode ficar tranquilo que essas tais referências não atrapalham em nada a compreensão da trama. O Wade Wilson de Deadpool Pulp acaba se mostrando um personagem bem mais interessante que o Wade Wilson original, já que não foi tratado como uma grande piada ambulante como foi o Deadpool original. Se você é fã do mercenário tagarela, não me entenda mal, não estou esculachando o personagem, só estou dizendo que o Deadpool de Pulp é um personagem bem melhor desenvolvido que o original por ser levado a sério, com os dois pés na realidade. Claro, essa é a minha opinião.

Enfim, acho que falei mais do que esperava. De novo.

Vamos para a nota! -> 8,5/10

Se você está procurando uma boa HQ pra ler este final de semana (ou até hoje mesmo, se você gosta de devorar quadrinhos), Deadpool Pulp é uma ótima pedida. Uma leitura rápida, fácil, prática e não tão dinâmica, mas que não vai te decepcionar. Entonce, se você ainda não leu Deadpool Pulp, corra atrás e leia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário