domingo, 14 de abril de 2013

Se não jogou, jogue! - Little Samson (NES)

O Humano, a Dragoa, o Golem e o Rato. (E o Doc Samson, da Marvel)



Desenvolvedor: Takeru
Publicador: Taito
Ano: 1992
Gênero: Plataforma

O Império Forgy foi invadido por Ta-Keed, o príncipe das trevas, e somente os portadores dos Sinos Mágicos podem impedir que ele leve o Império á destruição. Liderados por um jovem humano chamado Sansão, um grupo de guerreiros deve se unir para banir o mal para sempre. Controle Sansão, um herói humano que vive nas montanhas; Kikira, uma garota que foi transformada em dragão que ainda não chegou à fase adulta; Gamm, um poderoso golem; e Kô, um rato que pode entrar em quase qualquer lugar. Apenas com o trabalho em grupo destes três juntos, o Império ficará em paz novamente.

Little Samson, ou Lickle pros que preferirem. Já digo de cara, um dos melhores games de plataforma do NES. Infelizmente, nem tudo que é bom se torna conhecido ou famoso, e esse foi o caso de Little Samson. Um dos motivos disso foi a geração seguinte, que já havia começado com o Mega Drive, o que acabou ofuscado o jogo. Com o advento da rede mundial de computadores, a comunidade retrogamer (jabá pra galera do RetroPlayers) pôde enfim se comunicar, e, com todo o seu poder, deu o reconhecimento merecido à jogos que passaram batido, incluindo Lickle.

Uma dança com dragões.

Seus gráficos são bonitos. Os cenários são bem preenchidos, tanto na "frente" quanto nos backgrounds. O jogo é bem colorido, usando e abusando da paleta de cores do NES. Acho até melhor que o aclamado Super Mario Bros.3, numa preferencia pessoal mesmo, já que o bigodudo conta com cores muito vivas, e eu não curto coisas coloridas demais. Little Samson não me incomodou quanto a isso, ele consegue ser bonito e completo com alguns tons mais claros e outros mais escuros, como cavernas e florestas densas.

Aliada aos belos cenários está a jogabilidade. É impressionante como os comandos respondem bem. É o tipo de jogo que você não pode reclamar de delay ou nada do tipo. Tudo bem, está seguindo as regras de jogos de plataforma, mas o que ele traz de diferente é que cada personagem, tem suas habilidades únicas.


Personagem
Ponto forte
Ponto fraco
Habilidade
Sansão
Agilidade
HP e Ataque baixos
Escalar
Kikira
Ataque(carregado)
Lentidão
Voo
Agilidade+tamanho
Frágil
Escalar
Gamm
HP e Ataque
Lentidão

Imunidade a espinhos

É perceptível que Gamm é um pouco melhor que os outros, já que conta com melhores habilidades pra uma luta contra os chefes. Já os outros o superam completamente (exceto nos espinhos) quando as plataformas são o ponto principal. Poxa, Kikira voa. Voar sempre é apelativo! Fora que ela ainda pode carregar seu tiro ao melhor estilo Megaman. As habilidades de cada um são necessárias pra pegar itens pelas fases, como vidas extras, corações (que recuperam HP), corações numa bolha (aumentam o numero de barras do seu HP) e poções (uma fica em estoque por personagem, e servem para restaurar energia e reviver).

Kirbys turquesas, só sabem cuspir.

O que me deixa feliz é que, apesar de tantas possibilidades, o level design equilibra o jogo muito bem. Em algumas fases, Gamm é o melhor personagem por ser imune à espinhos, já em outras, que envolvem buracos sem fundo e pulos precisos, Kikira é perfeita com seu voo. Sansão, na falta de Kikira (será explicado no futuro), supre bem como personagem reserva à ela, assim como Kô.

De cara, Little Samson já chega de voadora do Zangief em chamas com sua música. A maior parte do jogo é centralizada nos quatro personagens, pois cada um possui sua própria música. Todas as musicas são bem legais, mas o tema de Sansão e o tema de Kô se sobressaem. Porém, na chegada da batalhas contra chefes e fases finais, isso some e temos músicas próprias para os estágios.

Vicky Von Doom fazendo ponta no jogo dos outros.

O jogo conta com dois níveis de dificuldade, Fácil e Normal. Além de o final verdadeiro só aparecer no Normal, temos duas diferenças interessantes entre as dificuldades do jogo. A primeira é que o HP máximo dos personagens tem um limite mais curto no Normal. Basta pegar 3 corações na bolha que o personagem chega ao seu máximo. Mas a mudança interessante é que, caso um personagem que não seja Sansão morra, ele não poderá ser usado no restante da fase a não ser que seja revivido usando um poção. Felizmente, mesmo que você perca seu "top", é possível passar todas as fases, mas vai ser um pouco mais trabalhoso.

Little Samson é um jogaço do NES com quase tudo de que se tem direito: música, gráficos, jogabilidade 
e variedade. Meu único pesar com esse jogo foram os passwords, que sempre deixam o personagem com o básico do HP ao invés de manter os upgrades passados. Fora isso, é um jogo praticamente perfeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário