domingo, 23 de outubro de 2016

Se não viu, veja! - Full Metal Panic! (2002)

Slice of War.



Um grupo de mercenários, conhecido por Mithril, busca manter a paz no planeta, o qual ainda está passando pela Guerra Fria. Entendendo que humanos especiais, os Whispered, devem ser protegidos a todo custo e não cair em mãos terroristas, o sargento Sousuke Sagara, de 17 anos, deve disfarçar-se de colegial e proteger Kaname Chidori, uma possível Whispered.


FMP é um anime misturado entre guerra com — surpresa — robôs gigantes e a vida colegial da protagonista, Kaname. Acho bem legal como essa química funciona, apesar de pender para um lado mais do que o outro.

Enquanto as batalhas são cheias de balas e crueldades contra máquinas, quando está todo mundo na escolinha da alegria e  da felicidade onde os problemas só vem de fora, é tudo bem divertido. Não é engraçado de rir, mas agradável.

O anime possui um bom leque de momentos e sentimentos. O tom fica bem pesado nos confrontos, sem um pingo de querer dar uma de engraçadinho — o que, convenhamos, é bom. Muitas obras tentam fazer o "engraçadinho" nos momentos mais nada a ver. Enquanto nos momentos da escola de civil normal, somos apresentados a uma vida cotidiana, no limite do possível.


Sousuke é um rapaz que vive em guerras e não sabe como é ter uma vida social, o que causa diversos mal-entendidos, principalmente com Kaname, a popular do colégio que sempre fica irada com as presepadas de Sousuke. O bom é que a química deles cresce de uma maneira muito gostosa— ele vendo ela como mais do que uma missão e ela sendo mais legal com ele.

Agora, eu não gosto de quanta coisa importante fica sem ser explicada, deixada para temporadas seguintes ou para a obra que deu origem a tudo. O anime não chega a ser interessante o bastante pra mim a ponto de eu ir em busca de tais respostas, pode ser que tudo seja solucionado.


Os aspectos técnicos não me importaram, logo, não eram desagradáveis. Não achei nada demais, porém. O anime me agradou o bastante com seu plot, apesar dos buracos deixados para temporadas futuras. Contudo, não gostei tanto a ponto de ir assim atrás do desfecho.

Full Metal Panic! é um anime agradável, com aquele gostinho de anos 90.

Por Angelo Alexsander, o veterano de guerra mais popular da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário