domingo, 15 de janeiro de 2017

Se não viu, veja! - Now and Then, Here and There

Aqui somos nós e lá são eles.



Now adn Then, Here and There conta a história de Shu, um garoto japonês normal e impulsivo, vivendo seus dias de infância com muita alegria e otimismo. Até o momento que encontra uma garota de cabelos azuis sentada no topo de uma torre. Daí pra frente, a vida de Shu vai conhecer sabores que ele jamais imaginaria, ao ser transportado para outro mundo por soldados que queriam levar a garota, chamada Lala-ru .

NTHT é um anime de cunho militar, com um teco de magia e crítica social, tratando principalmente do esforço de Shu em salvar seus amigos e voltar pra casa. Esforço é um eufemismo pro quanto esse rapaz sofre e o quanto ele tem que levantar pra chegar nos seus objetivos.

O mundo para qual Shu é levado sofre de escassez de água, e é onde Lala-ru é peça-chave. Ela não é somente uma garota, mas controla a água graças a um pingente que possui. Descobrimos, então, que o exército pertence ao autoproclamado Rei Hamdo, que comanda a fortaleza de Hellywood, onde reside todo seu exército.


No núcleo principal temos Shu, o protagonista super-otimista já mencionado. Junto a ele, temos Lala-ru, que além dos poderes, é calada e sofre vários abusos físicos por parte de Hamdo. Esse último é um maníaco por poder que quer os poderes de Lala-ru e esmaga qualquer um que for contra ele, capaz de sequestrar crianças para o seu exercito, destruindo as aldeias delas, além de fornecer garotas para seus soldados estuprarem a fim de gerar novos soldados.

Daí já vemos que o vilão é odioso desde o momento que aparece, e não dá pena nenhuma de desejar sua morte o mais rápido possível. Mais dolorosos ainda são os impactos negativos que ele causa direta/indiretamente na vida de todos, inclusive nas crianças que integram seu exército na promessa de retornarem para suas aldeias.


A ambientação distópica é bem realizada. No começo, em Hellywood, somos apresentados à uma fortaleza totalmente metálica onde o único sinal de vida são dos que moram lá. Todo o ambiente é de uma organização militar, e assim acompanha a trilha sonora.

Esta, por sinal, faz um trabalho maravilhoso em acompanhar o que está acontecendo em tela, sendo catalisadora do clímax de uma perseguição, ou um abraço singelo em um momento mais melancólico. A trilha é boa o bastante pra sair escutando por aí sem dó ou mi mas muito sol. O visual não se mantém tão bem como a trilha, mas é sólido, no sentido de manter sua qualidade durante os episódios.


O anime traz à tona várias questões sociais da realidade. Uma que me interessou foi o recrutamento infantil, fato recorrente em várias regiões do nosso planeta. Crianças que são forçadas a entrar em grupos armados, seja forçadas por estes mesmo, ou pelas circunstancias da vida, e que vivem e morrem pela guerra. Algumas aderem a esse estilo de vida,  outras não conseguem. Isso é retratado aqui, mesmo que seja plot dos coadjuvantes.

O único problema que eu encontrei foi o quanto se foi mostrado desse mundo. A nmenos que ele se resuma a Hellywood e 2 aldeias, parecia muito pequeno para a grandiosidade do objetivo de Hamdo, que é dominar o mundo. Fora isso, eu gosto do conjunto. Mesmo sendo exagerado, eu prefiro um protagonista otimista que um chorão. A obsessão de Hamdo por Lala-ru é bem explicada, e os personagens secundários conseguem trazer emoções e momentos marcantes durante a série. É um anime que não vai te fazer gargalhar ou rir, mas trazer reflexões sobre algum problema ainda recorrente no mundo atual. Eu assistiria novamente.

Por Angelo Alexsander, que vive e morre pela guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário