quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Games - PlayStation Meeting 2013 (Parte 1)

Enfim, o PS4!



E aí galerinha maneira que não faz nada da vida, tudo beleza?

Para aqueles que são um pouco mais desligados que o comum, ontem, dia 20 de Fevereiro, a Sony decidiu realizar um evento na cidade de Nova Iorque, batizado de PlayStation Meeting 2013, e que, segundo a própria Sony, "revelaria o futuro do PlayStation". O evento foi transmitido ao vivo via Streaming, com direito a (uma péssima) tradução simultânea específica para a língua materna da sua terra.

Bem, verdade seja dita, todos sabíamos que o tal evento seria apenas uma grande desculpa para anunciar o novo console da casa, o PlayStation 4, com uma festinha formal. E foi exatamente o que aconteceu. O PS4 foi oficialmente anunciado pela Sony, assim como suas configurações e data de lançamento!

Com lançamento marcado para o final de 2013, o PS4 contará com uma CPU X86, com 8Gb de memória e um HD local embutido. O console também usará tecnologia APU e memória GDDR5, "usada para suportar placas de vídeo de última linha", nas palavras de Mark Cerny, o Arquiteto-chefe de Sistema do PS4. Em poucas palavras, o que vemos aqui nada mais é que um PC superpoderoso. Assim disse o próprio Mark Cerny.

Dá só uma olhada:


A Sony promete um console "feito por Desenvolvedores para Desenvolvedores", deixando o processo de criação e desenvolvimento de jogos mais confortável para seus profissionais, através de um console poderoso, com as menores limitações possíveis.

A filosofia do novo console perpassa pelos seguintes predicados: Simples, Rápido, Integrado, Social e Personalizado.

O novo sistema promete uma interface mais amigável, dinâmica, prática e fácil de ser usada, permitindo à seus usuários uma experiência social completa. O console permitirá que você pare o jogo e continua sua aventura na hora que quiser, instantaneamente, do ponto em que parou da última vez, sem precisar carregar sua gravação ou coisas do tipo. O PS4 também contará com um chip secundário, dedicado apenas para download e upload de conteúdo. Graças a ele, os jogadores podem aproveitar os jogos que compram via distribuição digital ao mesmo tempo em que o mesmo está sendo baixado. Sim meu caro desocupado, você poderá baixar um jogo e joga-lo ao mesmo tempo! Você também poderá gravar vídeos dos seus jogos e publica-los diretamente na rede social do console, ou até mesmo fazer transmissões ao vivo via streaming, com direito a platéia e chat ao vivo. Os desenvolvedores prometeram que, através de tecnologia e seviços streaming - principalmente o Gaikai -, os jogadores poderão assumir os lugares uns dos outros e ajudarem-se em tempo real. O jogo tá muito difícil? Fale com um bróder seu e ele te ajuda, sem nem precisar sair de casa. Ainda nos serviços de streaming, os portadores de PS Vita também poderão jogar os jogos do PS4 em seus portáteis, semelhante ao Gamepad do Wii U, que permite que o jogo seja rodado remotamente, sem precisar da televisão.


A nova interface do PS4 também promete ser mais integrada com o jogador, moldando-se automaticamente, de acordo com as atividades do usuário. Gostou de um jogo? Ok. Odiou um jogo? Ok. Passou muito tempo no mesmo game? Beleza. Comprou outro game de uma mesma franquia? Tá certo. Cada vez mais, o seu PS4 vai conhecer seus gostos e preferências, E assim poderá recomendar demonstrações de jogos ou conteúdos adicionais para os seus games favoritos. A máxima que os desenvolvedores do console querem alcançar é que o console baixe um jogo que combina com a sua personalidade automaticamente, sem que você precise ordena-lo que o faça.

O vídeo game em si não foi mostrado na apresentação, mas o Dualshock 4, cujo o protótipo vazou na internet há pouco tempo atrás, foi confirmado, contando com algumas modificações menores em relação à seu protótipo. O Dualshock 4 contará com um tela sensível ao toque, semelhante à parte traseira do PS Vita, que pode ser vista na parte central da "face" do controle. Haverá também um pequeno botão de "Compartilhar" na parte traseira do controle, por onde os usuário poderão compartilhar conteúdo instantaneamente na rede social do console. Além disso, vale dizer que o  novo controle também contará com uma câmera de captura de movimento, semelhante ao Kinect do Xbox 360. Maiores detalhes, como o uso da tal câmera e suas funcionalidades, não foram revelados na apresentação.


A Sony também não revelou que tipo de mídia usará em seu novo console, mas confirmou, para a alegria dos gamers, que o PS4 rodará sim jogos usados, e também contará com retrocompatibilidade, graças aos serviços de streaming da Gaikai.

Pois é galerinha, ao contrário do que disse há algum tempo atrás, a Sony não esperou a Microsoft dar o segundo passo rumo a nova geração dos games (o primeiro foi dado pela Nintendo, mas há controvérsias) e pôs a cara à tapa com o anúncio do PS4. De acordo com as promessas, o console tem tudo pra dar certo, com um hardware poderoso e uma maior interatividade entre os usuários. Infelizmente, tanta potência tecnológica reflete diretamente nos preços, que, podem ter certeza, serão bastante salgados, principalmente no Brasil.

Por enquanto, isso é tudo pessoal. Aguardem pela segunda parte do post, com os games que foram mostrados no evento!

Por Breno Barbosa, via IGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário