domingo, 6 de maio de 2012

Se não jogou, jogue! - Team Fortress 2 (PC)


Cansei de apanhar no Team Fortress 2 e vim escrever esse post!


Pois então galerinha que é noob, venho aqui mais uma vez escrever sobre games. Dessa vez, trago-vos Team Fortress 2, jogo desenvolvido pela famosa Valve, conhecida por jogos como a série Portal e o famigerado Counter Strike. Team Fortress 2 é uma sequência direta de Team Fortress Classic, e, acreditem em mim, é melhor ficar sem conhecer o antigo. O atual é bem melhor, posso garantir mesmo sem ter jogado. TF2 está disponível para PC pela Steam, mas também tem versões para XBox 360 e Ps3. Particularmente, acho que a experiência de jogar no computador é bem melhor, e bem mais fácil, por se tratar de um FPS ("First-Person Shooter", traduzindo, "Atirador em Primeira-Persona"), e jogos do gênero são melhor aproveitados com um mouse e um teclado.

Sem mais papo furado, comecemos a falar do jogo. Se fosse pra definir TF2 em uma palavra, essa palavra seria diversão. É basicamente o que o jogo lhe propõe: horas e horas a fio de pura diversão. O visual caricato dos personagens e o estilo rápido e dinâmico de jogo fazem com que você se dedique de corpo, alma e coração a esse jogo. Outro fator bastante importante em TF2 é o sistema de classes. São 9 classes disponíveis para se brincar, são elas: "Heavy", um armário com uma metralhadora giratória; "Demoman", o mano do Harlem com um lança-granadas; "Scout", que é basicamente o recruta, e não é tão forte e vistoso quanto os dois anteriores, mas tem como vantagem a velocidade; "Pyro", um piromaníaco com um lança-chamas, e uma das classes mais irritantes do jogo, diga-se de passagem; "Soldier", a classe mais básica e equilibrada, recomendada pra quem não tem muita experiência com jogos do gênero; "Egineer", o homem das máquinas, que pode construir aparatos para ajudar seu time; "Spy", o pilantra, que tem como trunfo a esperteza e a trairagem do jogador, e se trata de uma das classes mais complicadas de se jogar, mas, quando dominada, torna-se o pior tipo de inimigo; "Sniper", o atirador de elite, e, a proposito, minha classe favorita; e o "Medic", essencial em toda equipe, por ser o único com habilidades de cura em todo o jogo.


 E é nessas 9 classes onde está a maior sacada de Team Fortress 2. Você não vai simplesmente baixar o jogo pela Steam (Não se preocupe, é totalmente gratuito) e começar a arrancar cabeça e chutar traseiros. De modo algum. Você precisa, antes de qualquer coisa, escolher uma classe e tornar-se bom nela. Não adianta ver alguém jogando muito bem com a classe "Scout", por exemplo, e escolhe-la na próxima partida, achando que conseguirá fazer igual. Ser um bom jogador em TF2 requer bastante tempo e aprendizado (sim, requere muito tempo mesmo. Tanto, que ainda não sou bom!).

Os gráficos do jogo são ótimos, com erros imperceptíveis, quase inexistentes. O visual puxado para o cartoon destrói toda a seriedade e complexidade do jogo, fazendo com que o jogador fique bastante relaxado, e nem se preocupe em ganhar ou perder, o importante é que as risadas são garantidas. Mesmo quando você está detonando tudo e leva uma facada nas costas de um "Spy". Não se deixe enganar pelo visual um tanto quanto infantil, TF2 é um jogo bastante sangrento. Não espere levar um tiro de bazuca de um "Soldier" e ter seu corpo em ótimo estado para o velório. De jeito nenhum, seu corpo será totalmente estraçalhado e seus orgãos voarão graciosamente na tela. E de quebra, ainda serão apontados pelo próprio jogo (Por exemplo, quando sua cabeça está por perto, aparece um pequeno balão de fala, escrito "Your head", ou "Sua cabeça", em português).








Em TF2 existem várias modalidades de jogo, como a clássica "Capture a bandeira", onde você e seu time terão que capturar uma base inimiga fortemente protegida, e as "Corridas", onde você e sua patota competirão com o grupo inimigo para ver quem consegue empurrar um vagonete de carga até a "linha de chegada" primeiro. Pra quem já está acostumado com jogos como Counter Strike no PC, vai se sentir em casa neste jogo. A movimentação pelo teclado e a mira da arma no mouse são bem convenientes, e dão uma agilidade ao jogo.

A trilha sonora e os efeitos de som seguem a mesma linha do visual do game, puxados para um lado mais cômico. Você irá ouvir bastante as musiquinhas que tocam quando você mata um inimigo ou é morto por ele, e isso ajuda bastante na descontração. Tanto, que você não dá a mínima por ter sido friamente assassinado, o que importa é rir com os efeitos sonoros bastante cômicos.

Enfim, só me restou dar a notinha do jogo. Aí vai -> 9.5/10

Não consigo enxergar defeitos que saltem aos olhos em Team Fortress, mas o jogo também não é perfeito. Acho que um 9.5 tá bom por demais, é isso. Se você ainda não joga TF2, cadastre-se na Steam, baixe o jogo e me adicione, para que eu possa estourar seus miolos!

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário