domingo, 10 de julho de 2016

Se não jogou, jogue! - Super Mario 3D World (Wii U)


Uma das poucas estrelas brilhantes no céu escuro do Wii U.




Fala, galerinha desocupada do Reino dos Cogumelos, tudo de boas com vocês?

E aí, crianças e jovens, como estão as férias? Muitas viagens? Muitas festinhas? Muitos games? Muito Netflix? Bem, espero que de tudo um pouco, porque quando se chega na vida adulta, tudo isso se torna bastante raro, portanto aproveitem! Porém, se as suas férias (ou sua folga) estão chatas e monótonas, eis aqui um pequeno refresco para o seu tédio! Chega mais, vamo bater um papo! Games? Cinema? Quadrinhos? Livros? Séries? Ou algum outro assunto? Pode mandar, a gente pode falar sobre tudo!

E sabe quem está há um bom tempo sem aparecer aqui no Desocupado? Sim, ele mesmo, Mario. Sim, aquele Mario — o da Nintendo, não aquele do armário. Pois é, da última vez que chequei, não falávamos sobre ele desde 2013! Bem, hora de dar um fim nesse hiato!

Nesta semana, iremos falar sobre Super Mario 3D World, título mais atual (sem contar Super Mario Marker e outros spin-offs) do encanador italiano da Nintendo, lançado em Novembro de 2013 — e relançado sob o selo Nintendo Selects (grandes títulos da empresa por preços menores) em Março de 2016 —, exclusivamente para o Wii U.

Como se trata de um jogo da franquia Mario, é de se esperar que a sinopse seja "A princesa foi sequestrada e você deve salva-la", certo? Errado! Desta vez, Mario, Luigi, Peach e Toad devem correr por planícies, saltar sobre nuvens, superar desertos e conquistar castelos em meio a lava escaldante; para salvar as Princesas Sprixie, que foram sequestradas pelo terrível Bowser e espalhadas por todo Reino Sprixie.


Jogar Mario é que nem andar de bicicleta. Não importa quantos anos se passaram desde o seu último passeio de bike, ao montar em uma novamente, em 3 ou 4 pedaladas você já pegará de volta o jeito da coisa e sairá por aí sem poluir o meio ambiente. O mesmo vale para Mario. Tenha sido Super Mario World, no Super Nintendo, seu último título do encanador da Big N a ser jogado, ou Super Mario 3D Land, no 3DS; em poucos segundos de jogo, você estará pronto para curtir qualquer game da franquia Mario.

E é claro que eu não estaria falando isso se o mesmo não fosse válido para o game aqui em questão, Super Mario 3D World. Não faz tanto tempo assim que eu não toco em um game da franquia — o último foi Super Mario Galaxy 2, ainda este ano —, mas 3D World ainda foi uma novidade para mim. Mesmo assim, em pouquíssimos segundos, eu já estava pulando sobre Goombas e pegando Estrelas como um profissional, e o mais importante: me divertindo feito um desgraçado.

Meu tempo com Super Mario 3D World foi tão agradável que foi difícil encontrar defeitos. Porém, chato que sou, eu os encontrei, mas não foram muitos. Quais são? E por que há tão poucos? É o que discutiremos logo mais!


Lembra que, ainda há pouco, eu falei que jogar Mario é que nem andar de bicicleta — a gente nunca esquece —, e que em pouco tempo eu já estava me sentindo um profissional no jogo? É justamente por aí que eu quero começar.

Super Mario 3D World não é um jogo difícil, ao ponto de espantar jogadores novatos, mas também não é um jogo fácil, sem desafio para os veteranos. Super Mario 3D World consegue achar um equilíbrio bastante agradável entre esses dois extremos, e vai crescendo constantemente junto ao jogador. As primeiras fases podem ser facílimas, até mesmo pra quem nunca jogou Mario na vida, porém, mais tarde, elas podem se tornar absurdamente difíceis, desafiando até mesmo o mais veterano dos gamers.

A cada nova fase, novos conceitos vão sendo introduzidos. Seja através de power-ups que permitem explorar novas áreas ou de novas mecânicas de jogo, Super Mario 3D World não para de jogar novos elementos de gameplay na sua cara — e quando para (pois convenhamos, uma hora as ideias acabariam), o game recicla esses elementos de maneiras tão divertidas e criativas que com certeza farão você surpreender novamente. O level design das fases é muito bem elaborado, fazendo um ótimo uso da perspectiva 3D do game. Todas as fases escondem 3 Estrelas Verdes e um Carimbo especial. Os Carimbos são apenas um pequeno adicional, mas as Estrelas são necessárias para desbloquear outras fases. Isso faz com o que o valor de replay e a competitividade (no caso do multiplayer) aumentem bastante, tornando 3D World ainda mais divertido e desafiador. Una isso a uma vasta gama de fases bônus após o final do game e você terá mais horas de replay que em qualquer outro game de plataforma comum.

Corra, Mario, Corra.


Infelizmente, algumas coisinhas ainda fazem falta em Super Mario 3D World.

A galeria de power-ups com certeza é uma das mais vastas e diversificadas de todos os games da franquia. O fato de que, diferente de alguns títulos anteriores (como Super Mario Galaxy), o game possibilita que os power-ups sejam mantidos para as fases seguintes também contribui bastante para experiência. Porém, são poucos os power-ups que possibilitam que o jogador explore (e re-explore) as fases de maneiras diferentes — como é o caso da Cat Suit (ou Roupa de Gatinho). Esse power-up é tão útil e versátil que acaba tornando os outros menos importantes, em comparação. Não que a Fire Flower (Flor de Fogo) ou a Boomerand Flower (Flor Bumerangue) também não sejam divertidas, mas nenhuma delas contribui tanto na exploração das fases quanto a Cat Suit.

Outro pequeno incômodo — este mais pessoal que geral — foi a ausência de outros modos de jogo. Não se engane: por si só, a campanha principal de Super Mario 3D World já oferece bastante conteúdo, sem contar as fases bônus e os itens colecionáveis — porém, talvez por estar acostumado com as variadas listas de modos de jogo de outros títulos atuais, eu senti falta dessas opções alternativas em 3D World. Um Multiplayer Online, uma Boss Rush, ou até mesmo um Editor de Fases, por exemplo, seriam adições bastante bem-vindas. Mais uma vez, não é como se Super Mario 3D World necessitasse de modos alternativos, mas com certeza ganharia bastante se os possuísse.

E esse foi o dia em que os Titãs atacaram.
Ops, jogo errado!


No que diz respeito a visual, Super Mario 3D World certamente é o game mais bonito da franquia Mario até então. No Wii, Super Mario Galaxy era tão bonito que parecia estar rodando em HD — mas só parecia, pois com um pouquinho mais de atenção, toda a mágica desaparecia. Felizmente, esse não é o caso de 3D World, já que o Wii U — apesar de não ser tão potente quanto os consoles da concorrência — roda todos os seus games em Alta Definição (de verdade). Isso, junto ao fato de que a Nintendo tornou-se uma verdade especialista em mascarar os defeitos e limitações de seus consoles, faz com que Super Mario 3D World seja não só o mais bonito de todos os Marios até então, mas também um dos games mais bonitos de toda a galeria de jogos do Wii U.

3D World não poupa no número de elementos na tela. São blocos quebrando, inimigos correndo, bombas explodindo por toda a fase com pouquíssimos — ou até mesmo nenhum — slowdown, até mesmo com múltiplos jogadores, onde todos esses fatores são praticamente triplicados.

Cada fase possui um visual único, cada qual com seu charme personalidade próprios. Posteriormente, alguns elementos visuais podem ser reciclados em fases com o mesmo estilo, ou reutilizados em fases diferentes, mas nunca fazendo com que você pense "puts, de novo isso?".

Assim como o visual, a trilha sonora de Super Mario 3D World também é um verdadeiro primor. Há tantos temas novos e originais quanto há fases — e vai por mim, 3D World tem UM MONTE de fases. Alguns temas clássicos também fazem seu retorno, com arranjos mais atuais e bastante bem-vindos. Todas as musicas game são orquestradas, tornando-as ainda mais agradáveis de se ouvir. É raro ver um tema se repetir, o que acaba dificultando na hora de fazer com este fique marcado na cabeça de quem joga, mas neste caso, a ausência da repetição é bastante bem-vinda, pois contribui para que cada área, fase ou mundo possua suas peculiaridades. Normalmente, o certo seria usar o tema principal do game para ilustrar minhas palavras, mas não consegui evitar de pensar em outro senão o meu favorito: o tema da fase do chefão em pessoa, Bowser! Escuta aí:


Ufa! Acho que já falei pra caramba, hein. Alguns hábitos são difíceis de mudar... Enfim, hora daquela boa e velha nota de sempre!

Aí está ela -> 9.8 / 10

É muito, muito difícil não se divertir com Super Mario 3D World — portanto, é mais difícil ainda encontrar defeitos. O visual e a trilha sonora são os mais belos e diversificados de toda a franquia Mario até então, e a jogabilidade não fica nada atrás. O game acolhe bem tanto os jogadores novatos quanto os veteranos, com um nível de dificuldade que vai evoluindo junto com o jogador de maneira natural e confortável. As fases são bem estruturadas e cheias de personalidade própria, sempre com novas mecânicas (ou novas maneiras de empregar mecânicas antigas) e itens importantes escondidos por todas as partes. Una isso a horas e horas de replay — com áreas bônus e itens colecionáveis — e a um multiplayer caoticamente divertido; e temos o que pode ser o mais completo Mario até então.

Portanto, se você é um dos raros desocupados que possui um Wii U — e que ainda não tem este game (ou seja, um desocupado mais raro ainda) —, não deixe de conferir Super Mario 3D World. Sozinho ou com a galera, a diversão é totalmente garantida!

Bem, galerinha, isso é tudo por hoje. No mais, fiquem com esta pequena compilação de mortes vergonhosas do game que acabamos de falar, cortesia dos Game Grumps.


Um abraço, um beijinho na testa e até a próxima!

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário