domingo, 27 de setembro de 2015

Feedback - CEET Game Jam 2015

Let's Jam!




E aí, galera desocupada! Tudo beleza?

Depois de muito tempo e de umas boas férias do trabalho, eu estou de volta. Desta vez com uma matéria sobre um evento muito especial, que participei nos dias 1 ,2 e 3 de Junho. Trata-se do CEET Game Jam 2015, que foi organizado pelos professores Renata Machado e Fabiano de Paula, junto aos alunos do curso de Programação de Jogos Digitais do CEET Vasco Coutinho.

Para quem não sabe o que é um Game Jam, vou da uma breve explicação: basicamente, são reuniões, presenciais ou online, onde é estabelecido um tema e vários desenvolvedores formam grupos para produzir jogos baseados na temática decidida em um determinado período de tempo. No caso do CEET Game Jam, o tempo estabelecido foi de três dias — um para formar os grupos e formular as idéias e dois para produzir os jogos. Como este era o nosso primeiro evento desse tipo, decidimos realiza-lo entre os alunos dos três turnos do curso, além de ex-alunos da instituição.

Infelizmente, eu não pude estar no evento durante toda sua duração (que ia de 7:00 ate as 22:00), graças ao meu horário de trabalho, mas darei meu feedback sobre tudo que pude participar.

Vamo nessa?


———————————————


- Dia 1

Assim que eu cheguei no laboratório de Jogos Digitais, fui informado do tema escolhido, que era "Luz, Ciência e Vida", assim como dos grupos que precisavam de mais componentes para cuidar da arte, da sonorização e para dar uma mãozinha extra na programação — que, cá pra nós, nunca é demais. Verifiquei o quadro com os nomes dos jogos e os membros das equipes, e reparei que o Guilherme Vargas (um dos alunos da Manhã) estava sozinho, e decidi me unir a ele.

Nosso projeto se chamaria Lightbuster, e eu fiquei com a parte sonora e ele com a Arte e Programação. Ele usou uma ferramenta de desenvolvimento chamada Construct 2, onde não e necessário conhecimento avançado em programação. Ele já trabalha como desenvolvedor e tem alguns trabalhos em Arte 2D e jogos digitais, e assim como todos da área de Criação de Jogos, ele sempre busca aumentar o seu conhecimento. Isso é fundamental para quem deseja atuar na área.

Você pode conferir os trabalhos do Guilherme clicando neste link AQUI. Acreditem: o cara é realmente muito bom.

Voltando ao evento, eu pude ver que todos os grupos estavam bastante entusiasmados com os projetos. Eu já podia sentir que iria ser um evento fantástico.


Por volta das 15:00 horas, tivemos um intervalo pra fazer aquele lanche esperto e recarregar as nossas barras de vida.

Logo após o lanche, voltamos às nossas tarefas. A cada momento, o Jam estava cada vez mais irado. Como eu fiquei com a Sonorização do game, tratei de pesquisar ferramentas para ajudar no meu trabalho. Daí, o Guilherme me apresentou um programa muito bacana, que gera sons em 8-bits, chamado Bfxr. Aí, o céu era o limite. Depois de um tempinho, chegou um cafezinho esperto para nos manter alerta, principalmente a min, que estava muito cansado graças a rotina do trabalho, mas ainda consegui resistir bem.

Por volta das 18:00 horas eu tive que ir para casa pra descansar, e assim encerrou-se o primeiro dia. Pelo menos pra mim, é claro.


“O CEET  Game Jam foi um evento que superou minhas expectativas. Ao embarcar na aventura de fazer um jogo em apenas 3 dias, realizei tarefas não praticadas antes, e tive a oportunidades de trocar experiências com o pessoal da minha turma e também de outras turmas. Essas experiências me levaram a um novo patamar do conhecimento sobre jogos, no qual ainda não havia embarcado; que, unido às próprias aulas do curso, trouxeram pra mim um novo olhar para o mundo dos jogos.” — Rodrigo Soares

———————————————


- Dia 2

No segundo dia tratei, logo de falar com o Guilherme sobre algumas idéias que tive para o nosso jogo. A ideia seria fazer mais ou menos uma mistura de Road Rash e Infinite Runner no espaço. Também tive a ideia de colocar itens de cura para barra de vida do personagem.

Depois de um tempo, resolvi dar uma olhada nos outros projetos, e sinceramente, tinha muita coisa fantástica, tanto na arte quanto na programação.


No mesmo bat-horário, saímos para um intervalo para recarregar o Life, e nem na hora do lanche paramos de discutir sobre jogos.

Voltando ao laboratório— sempre com um cafezinho do lado pra nos manter espertos —, continuei a pesquisa por sons para o jogo. Eu fiquei bastante maravilhado com o vasto conteúdo que existe na internet, desde tutoriais até ferramentas que possibilitam qualquer um fazer musicas e efeitos sonoros para jogos.


Alguns participantes tiveram destaque no CEET Game Jam, entre eles, temos: Rodrigo Soares, que, juntamente com sua equipe, estava criando um jogo incrível; Rafael Amorim Dos Santos e Leon Zigoni, que estavam criando um jogo surpreendente e com uma surpresa que só saberá quem jogar; e o jovem Eduardo Tolentino, que estava encarando sozinho o desafio de fazer o jogo em 72 horas; e claro que não dá pra esquecer dos professores do curso, que estiveram presentes no evento, nos ajudando e dando apoio a todos os alunos.

A cada minuto, nós aprendíamos mais devido a troca de conhecimentos e ao trabalho em conjunto. Enfim, o segundo dia foi sensacional, mas infelizmente, tinha chegado a minha hora de ir embora. Mas a história continua no dia seguinte!


“O evento foi muito bom. Com o pequeno prazo para entregar o jogo, tivemos que organizar o tempo e cada membro da equipe fez o melhor para conseguir resultados rápidos. Nas horas vagas, todas as equipes se juntaram e puderam compartilhar a experiência e, principalmente, as dificuldades. No final, tudo terminou bem, todos os grupos conseguiram entregar seus jogos e na apresentação final, foi só alegria. Tínhamos ficado três dias trabalhando direto, e sim, estávamos todos muito cansados, porém todos não podiam esperar pelo próximo Game Jam.” — Leon Zigoni

———————————————


- Dia 3

Bem, chegamos ao dia final. Todos estavam correndo contra o tempo para terminar os projetos, porque venhamos e convenhamos: quando estamos fazendo algo interessante, o tempo voa.

Eu fiquei sozinho boa parte do dia, porque o Guilherme decidiu ficar em casa terminando o jogo e iria chegar mais tarde.Todos estavam focados em num único objetivo: o de vencer o desafio de concluir os jogos em tão pouco tempo, de forma não competitiva e divertida. Era como uma nova forma de aprendizado.



Como nos dias anteriores, tivemos aquele intervalo para recuperar as energias e depois continuar a trabalhar. O final do evento já estava chegando.

Às 18:00 horas, o Guilherme chegou, e disse que só faltavam alguns elementos para acabar nosso projeto. Minutos depois, Renata e  Fabiano (professores do CEET) anunciaram a contagem regressiva das ultimas horas do Game Jam. Foi aí que alguns erros e bugs surgiram a tona em alguns projetos. Isso geralmente acontece no desenvolvimento de um jogo, e aquele era o momento para verificar e reparar os erros.

Por volta das 21:00, foi anunciado que era hora de submeter os projetos no site do Game Jam. Depois de concluída a submissão, tivemos uma rodada de pizza para comemorar a conclusão dos games, e logo depois tivemos a apresentação dos mesmos. Na minha humilde opinião, todos os trabalhos ficaram incríveis.

"O Game Jam foi um grande evento onde os alunos experimentam um momento mais próximo da realidade do mercado de trabalho, porém sem a seriedade e cobrança. É uma grande confraternização entre amigos para desenvolver jogos, usando todo o conhecimento e paixão pela atividade." — Victor Hugo Körting De Abreu

———————————————


Agora, vamos à nossa apresentação de jogos. Não vai ser exatamente como foi no evento, mas mesmo assim, vocês desocupados poderão experimentar um pouco do que desenvolvemos durante o CEET Game Jam 2015.

Abaixo, falarei um pouco sobe cada game, e basta clicar nas imagens para ser redirecionado à página de download de cada um dos jogos. Ah, só uma observação: o jogos são protótipos, logo, alguns podem ter falhas. Por isso, não sejam tão duros na hora de julgar, ok?

Sem mais conversa, aí vão:




———————————————


Bem, galerinha, este foi o meu Feedback sobre o CEET Game Jam 2015.

Peço desculpas a todos pela demora para sair o post. Eu estava com um baita bloqueio criativo para escreve-lo, mas de qualquer forma, aqui está ele!

Gostaria de agradecer à todos que participaram do Game Jam e que me ajudaram a montar este post. E que venha o próximo evento!


Ah, mais uma coisinha: se você aí que estiver lendo gostou (ou não) deste post, nós queremos saber a sua opinião! Chega mais, pra conversarmos aqui em baixo, nos comentários!

Até a próxima, galera. Fui!

Por Paulo Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário